Imprimir

Notícias

Conheça o Canarinho Pistola, que nos 'representa' na Copa do Mundo - Divulgação/CBF
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Muitos cobravam um mascote que representasse mais ainda a brasilidade durante os grandes eventos, principalmente na Copa do Mundo. Por se tratar do esporte que mais envolve sentimentos, justamente por estar ligado a uma das (se não a) maior paixão nacional.

Quando apresentado como Canarinho, muitos pensaram, ‘Poxa vida, vem aí mais um dócil e calmo mascote que não vai nos representar 100%’. Porém estavam enganados. Mal poderiam esperar os torcedores que, desse sutil nome, surgiria o que passou a ser considerado o único representante do espirito vencedor e guerreiro do povo brasileiro.

Contrariando as expectativas, o nosso amigo vem se mostrando um verdadeiro especialista na arte de agitar a web, os torcedores e também nossos atletas. Com sua expressão “pistola”, uniforme amarelo de jogo e cerca de dois metros de altura, o mascote lançado pela CBF, no fim de 2016, não demorou a virar fenômeno nas redes sociais e combustível para centenas de memes.

selecao brasileira brazilian mascot GIF by Confederação Brasileira de Futebol

Os idealizadores do mascote comemoram agora o sucesso internacional do Canarinho, que levou seu cenho franzido e olhar irritado neste mês para a Praça Vermelha de Moscou e para o Portão de Brandenburgo, em Berlim, cidades em que a seleção brasileira passou nos amistosos contra Rússia e Alemanha.

No caso do Canarinho, o segredo faz parte da alma do negócio. A identidade da pessoa, ou das pessoas, por trás da máscara é assunto que a CBF desconversa. A tarefa não é para qualquer um. Em suas ações na rua, o mascote costuma fazer embaixadinhas e interagir com crianças, tudo isso sem tirar a cabeça gigante. O xis da questão é justamente a expressão irritada, que poderia causar pavor principalmente nos mais novos, mas se mostrou a chave do sucesso.

canarinho GIF by Confederação Brasileira de Futebol

No Twitter, internautas abriram vários perfis, alguns com apenas dezenas de seguidores, enquanto um deles chega a 16 mil, inspirados no mascote da seleção. E os nomes, como Canarinho Bolado e Canarinho Putaço, sempre fazem referência ao rosto tensionado do mascote. O diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto, prefere usar o termo enfezado.

 “A imagem que buscamos transmitir é justamente a do torcedor da seleção: apaixonado por futebol, aguerrido, focado nos objetivos, mas tudo isso sem perder a ginga com a bola. O foco total agora é no Mundial. Essa característica enfezada já está consagrada com nosso torcedor”, explica Ratto, garantindo que o mascote seguirá enfezado até o fim da Copa do Mundo de 2018.  

selecao brasileira GIF by Confederação Brasileira de Futebol

O Canarinho foi apresentado pela CBF há dois anos, em Natal, antes do duelo entre Brasil e Bolívia pelas eliminatórias da Copa de 2018. A princípio, foi recebido com desconfiança. A CBF chegou a desenvolver uma versão com rosto mais calma para comparecer a escolas e demais ações sociais com crianças. No entanto, a imagem que pegou mesmo foi a do Canarinho pistola, gíria usada nas redes sociais para chamar alguém de irritado ou nervoso.

Os fãs do Canarinho costumam usar a imagem do mascote acompanhada de frases ou citações que remetem ao futebol-raiz, como é definido hoje em dia qualquer ambiente ou período histórico de menor mercantilização do esporte. No imaginário desses torcedores, a falta de sorrisos no mascote funciona como imposição de respeito por parte da seleção. A despreocupação em vender uma imagem exageradamente simpática, por sua vez, reforça o caráter autêntico identificado no mascote.

brazilian mascot GIF by Confederação Brasileira de Futebol

Além de povoar o imaginário dos internautas, que produzem memes e mais memes baseados no Canarinho, o mascote virou uma espécie de talismã da seleção. Nos jogos, o Canarinho costuma se posicionar no corredor de acesso aos vestiários para cumprimentar os jogadores um por um na chegada ao estádio. Estes, por sua vez, têm mostrado cada vez mais empolgação com o mascote e adotaram essa saudação como mais uma de suas tradições pré-jogo, mesmo sem olhar quem está por trás da máscara.

O nosso querido vem acompanhando a Seleção e passando por diversos apuros, mesmo vetado pela Fifa de estar nos eventos oficiais e quase ser preso, sim é isso mesmo, ele chegou a ser detido durante a chegada da Seleção Brasileira em Moscou, porém logo toda situação foi normalizada. Esperamos poder ver muitas imagens ainda dele nos representando, principalmente com a tão sonhada taça do hexa!

brazilian mascot GIF by Confederação Brasileira de Futebol

E como será que estão as coisas para o Canarinho, faltando apenas alguns dias para a partida contra o México, já nas oitavas de final da Copa do Mundo? Confira com seus próprios olhos!

brazilian mascot GIF by Confederação Brasileira de Futebol







Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico