Notícias às 19:00

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Ará Rocha

Quem não quer passar momentos relaxantes, curtindo a natureza, a paz e ainda ter a oportunidade de meditar e cuidar da saúde? O Fuxico visitou o Portal do Equilibrium, um verdadeiro paraíso, que fica a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade de São Francisco Xavier, bem pertinho da Serra da Mantiqueira, a uma altura de 1.100 metros.

A proprietária e idealizadora do complexo turístico, Márcia Vero, de 55 anos, é quem está sempre atenta a todos os detalhes, desde o plantio e colheita das verduras e legumes orgânicos de sua horta, até os cuidados com a programação local e bem-estar de seus hóspedes.

Em cada lugar que se passa, a sensação de paz e liberdade são os pontos altos de uma hospedagem por lá. Há uma brinquedoteca, um redário delicioso para descansar em meio à natureza, um tanque com carpas, além de patos e gansos simpáticos que fazem questão de receber os visitantes do local.

Na cozinha, só se entra se usar touca e fizer uma higiene nas mãos. A alimentação traz bufês de comidas caseiras, com produtos vindos da terra e de alguns moradores da comunidade. Ovos de galinha caipira, queijo fresco, mel, iogurte natural, broinhas de milho deliciosas, são algumas das delícias encontradas por lá.

O Portal do Equilibrium traz trilhas maravilhosas e tirolesas que já receberam o certificado de segurança da BBBB e chama a atenção por sua beleza em toda sua extensão.

E antes de dormir, os hóspedes recebem mais uma surpresa: na cabeceira da cama, um bilhete com frases que desejam bons sonhos, acompanham um docinho gostoso.

A reportagem de O Fuxico teve um bate papo gostoso com Marcia Vero, uma simpatia de mulher que cativa desde o primeiro olhar. Sem filhos, por acreditar que essa não era sua missão por aqui, ela é idealizadora e proprietária do local que é difícil deixar para trás e não pensar em um breve retorno. Confira!

O Fuxico: De onde você é?

Márcia Vero : Sou do Rio de Janeiro.

OF: O que você fazia antes de montar o Portal?

MV: Eu tenho formação em Letras, era professora. Também fui a primeira a montar uma empresa de eventos que levou para Ilhabela o casamento, com todo seu cerimonial, à beira mar.

 OF: Por que decidiu montar uma pousada assim?

MV: Sempre pensei e dei ênfase ao desenvolvimento humano. Vejo isso como uma missão minha, a de ajudar no desenvolvimento pessoal. Como educadora, isso era muito claro para mim. Desde meus 42 anos – faço 56 este ano – idealizei um lugar que pudesse acolher pessoas e ajuda-las a terem consciência de que para estar em equilíbrio é preciso cuidar da saúde física, mental e espiritual. Esse é o centro do bem estar. Então, aos poucos fui gestando, desenhando com seria, projetando todos os detalhes. Escrevi que queria uma horta, pomar e que as águas deveriam nascer naturalmente dentro do ambiente que seria montado o Portal. Principalmente: queria um lugar frio, não sou do calor (risos).

OF: E como encontrou este espaço?

MV: O mundo espiritual me trouxe até aqui. Este lugar não estava à venda e eu também não tinha dinheiro para adiquirir aqui. Tudo era muito maior do que eu queria. O que fiz foi sonhar, colocar no papel e dar passos para o início de toda a construção do que existe aqui hoje.

OF: Como escolheu esse nome e a cidade de São Francisco Xavier?

MV: Bem, queria um espaço que proporcionasse alimentação saudável, acolhimento, queria mesmo cuidar da horta, das ervas, dos banhos e a questão também da meditação, da paz, da tranquilidade, da contemplação, do domínio do mental para se viver bem, mas tendo seu auto desenvolvimento. Então pedi ao astral, ao plano espiritual, que me indicasse o nome. Um ome onde as pessoas pudessem abrir este portal de consciência para se cuidar nas três dimensões que citei há pouco: o corpo, a alma, o espaço físico. Então veio o nome do Portal do Equilíbrium.

OF: Com quantos funcionários você começou?

MV: Com 53.

OF: E hoje, quantos são?

MV: Hoje são 21.

OF: Por que diminuiu?

MV: No começo, nosso restaurante recebia cerca de 300 pessoas por dia. Agora, recebo menos no restaurante. Dedico o restaurante aos hóspedes, mas também faço o day use,só com reservas. Porque a minha intenção é cuidar dos meus hóspedes.

OF: Ao odo, quantas suítes você tem?

MV: São 16 suítes.                                                        

OF: Para receber quantos hóspedes?

MV: A configuração recebe 45 pessoas bem acomodadas.

OF: E os nomes de cada uma das suítes, como surgiram? E o que elas trazem aos seus hóspedes?

MV: As suítes são 3 com ofurô, uma totalmente adaptada para pessoas especiais, que ganhou o nome de Amor Perfeito. Os nomes delas, bem, mais uma vez o plano espiritual me ajudou (risos). Acordei uma madrugada, às 3 horas da manhã com os nomes: as três suítes máster com ofurô são a Cores do Céu, pois ao abrir a janela o hóspede tem a visão do céu. A Mata, que fica de frente para a floresta e a Sol, onde se pode contemplar o nascer e o por do sol. Tenho 11 suítes e todas elas receberam os nomes das flores que temos no Portal: Lantana,Lavanda, Moréia, Tumbérgia, Verbena, Amor Perfeito, Alamanda, Budléia, Hortênsia, Impatiens e Íris. E as suítes mais simples, ganharam os nomes de temperos da horta: Alecrim e Capuxinha. Toda essa inspiração me chegou na madrugada.

OF: Você falou sobre os casamentos em Ilhabela. Aqui também realizam-se os casamentos?

MV: Sim, realizamos. Aqui é um lugar onde realizamos casamentos lindos, Temos um espaço único para isso, muito lindo, com altar montado e toda infraestrutura necessária para que o casal e seus convidados tenham momentos inesquecíveis.

OF: Todos os alimentos são produzidos e preparados aqui?

MV: Temos nossa horta, nossos pães. A ideia é oferecer uma alimentação mais saudável possível, com ovos caipira de galinhas cuidadas com milho efolhas. Usamos também produtos da comunidade, por exemplo, o queijo e o leite da Comadre Beth, o yogurte, o mel, tudo da comunidade que produz essas delícias há 20 anos. Nossa comida é caseira, mas requintada e feita com tempero próprio. Cada alimento tem seu sabor, nada tem o mesmo tempero, a mesma erva. Estamos engatinhando na alimentação sem glútem, sem lactose, para ser o mais natural possível.

OF: O circuito de tirolesas daqui é bem concorrido, não é?

MV: Olha, temos dois circuitos de tirolesas que é certificada pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), por meio do Programa Aventura Segura, em parceria com o Governo Federal, através da EMBRATUR. O circuito todo tem 770 metros.

OF: Além disso há ainda piscina…

MV: Sim, nossa piscina é aquecida e com fundo infinito, com uma paisagem linda. O Portal também oferece passeios a cavalo, trilhas e rapel.

Para maiores informações sobre o Portal do equilibrium, visite o site wportaldoequilibrium.com.br.

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Dica de Viagem: Descanso e paz no Portal do Equilibrium

Notícias Relacionadas

Últimas notícias

às

Notícias Relacionadas

Últimas notícias