Galerias às 10:45

Elenco se reúne para apresentar a novela Tempo de Amar

Real Gabinete Português de Leitura, Centro do Rio de Janeiro. A tradicional e belíssima biblioteca fundado em 1823 por um grupo de portugueses,  foi o ambiente perfeito para o lançamento da novela Tempo de Amar, trama de Alcides Nogueira que vai ocupar a faixa das 18h a partir de setembro.

Na noite de segunda-feira (31), o autor,  o diretor artístico Jayme Monjardim e os protagonistas Tony Ramos, Leticia Sabatella, Bruno Caberizo e Vitoria Strada se reuniram com a imprensa para apresentar a trama. Declamando poesias de autores portugueses, os atores destacaram as relações humanas. Tony Ramos, que vive o José Augusto,recitou o texto Presságio, de Fernando Pessoa, e destacou as características da trama.

"Folhetim sem um grande conflito, sem as pessoas torcerem para tudo o que vem, não dá. Tem que ter isso, além da reflexão para o amor… recorro a poesias, não que tenham a ver com o personagem, mas sim ao tempo de amar que preciso para a época", destacou o veterano ator.

Tony ressaltou que, ao atuar numa trama de época, é necessário esquecer a atualidade.

"Na nossa primeira reunião de elenco eu disse: abramos o portal do século 20, no início dos anos 20 e vamos esquecer o mundo de fato".

Baseada em um argumento de Rubem Fonseca, Tempo de Amar é escrita em parceria com Bia Corrêa Lago. Foi dela a ideia inicial da história.

"O argumento é partir de uma história real, da minha bisavó, avó do meu pai", contou.

Na trama, Maria Vitoria e Inácio, vividos por  Vitória Strada e Bruno Cabrerizo, se conhecem durante um evento religioso em Morros Verdes, vilarejo onde moram em Portugal. Os dois se apaixonam, começam a namorar, mas ele está de viagem marcada para o Brasil, onde conseguiu um emprego no Rio. 

"Temos uma história de amor, que é o que importar o que eu quis contar. São amores diversos, incompreendidos, difíceis, o amor é o motor da vida e não há como fugir disso. O horário das 18h deve ser tratado com carinho e afeto, a gente pode sonhar. É uma história com muita ação e embora seja com um tempo a mais, tem um quê de radiofônica, não tem a agitação das 19h e a intensidade das 21h e das 23h. Tem carinho, emoção e humor reunidos em um bom folhetim sem sobressaltos, mas com reviravoltas", explicou Alcides Nogueira.

Jayme Monjardim detalhou como se deu a escolha do casal jovem, rostos novos na TV brasileira.

"Desde o inicio, tínhamos em mente que queríamos um  Romeu e Julieta dos anos 20. Inácio e Bruno Cabrerizo tem muito a ver. Um menino que sai do Brasil pra fazer sua história e volta com uma nova história. A novela escolhe os atores. A ideia de ter atores que não tivessem ligações com outras histórias e outras referências, faria com que a história ficasse mais forte para nós. Pedimos autorização à casa para buscar dois novos rostos". 

"A gente queria o casal, um casal que o representasse algo novo. Mérito todo do Jayme. Aposto as minhas fichas nesse casal.  A casa seu todo o apoio pra que isso acontecesse", emendou Alcides.

Monjardim ainda falou sobre a bela ambientação da trama.

"É uma tarefa gigantesca hoje fazer uma novela de época. Estamos trazendo o glamour do Rio de Janeiro. Fomos buscar locações no Rio Grande do Sul para buscar essa parte de Portugal. Estamos fazendo um trabalho de computação incrível, utilizando filmes de época para ter essa sensação de que estamos voltando no tempo".

Bruno Cabrerizo se emocionou ao falar sobre o desafio de seu personagem que terá que mudar de país.

"Fiquei 12 anos fora do país e de repente estou aqui sentado ao lado desses atores e pessoas maravilhosas. Tem muito a ver com meu personagem. O Inácio Inácio é um rapaz muito trabalhador, focado, se apaixona pela Maria Vitória,. Ele vai até seus sonhos, deixa Portugal e vai para o Brasil, determinado a voltar e casar com a Maria Vitória. Estamos precisando falar de amor".

Tony Ramos destacou a emoção do ator.

"Essa emoção do Bruno aqui é verdadeira. A gente sabe da história dele e ele é bem-vindo aqui. Nos intervalos, vamos jogar um futebolzinho", brincou.

Com 54 anos de atuação em novelas, ele ainda destacou a importância de renovação.

"O fato de ter mais jovem na estrada só é bem vindo.  Eu fui jovem também e quando entrei, estavam lá o grande Lima Duartes e Juca de Oliveira, o saudoso Elias Gleiser, meu amigo até o  o fim da vida dele. Renovação não é esquecer  e os outras. Estou na Globo, enquanto eles me quiserem eu vou ficando, a minha vida é isso: trabalho!  O importante do ser humano é saber entender suas idades, a vida segue"

Em seu primeiro trabalho na TV, Vitória adiantou que sua personagem é uma mulher forte.

Estreante na TV, Vitoria Strada afirmou que sempre sonhou em aturar.

"Desde os 12 anos eu tinha essa pretensão. Foi um susto para mim quando fiquei sabendo que seria a protagonista. Sempre admirei a história do Jayme".

Letícia Sabatella, que será Delfina, uma mulher com sonhos restritos, enfatizou a relação com a literatura.

"A Delfina  cuidou da Maria Vitória e vai acumulando opressões para si mesma. Passa por muita coisa. Muito ódio, inveja, loucura… Ela me lembra muito esses clássicos da literatura. Parece Shakespeare. Está sendo um mergulho muito fascinante. Estou muito feliz de entrar nesse universo".

Tempo de Amar tem ainda no elenco Regina Duarte, Andreia Horta, Marisa Orth, Marcelo Mello Jr, Jackson Antunes, Henri Castelli, Nivea Maria, entre outros. 

Notícias Relacionadas