Galerias

10/07/2011 | 10h15m - Esther Rocha

Hackers: Falsos anuncios de morte envolvendo famosos

Ver mais galerias
Falsos anúncios de morte envolvendo famosos. Este tipo de golpe parece ser um dos passatempos preferidos de hackers dispostos a aprontar alguma traquinagem com personalidades famosas. E a "brincadeira" é antiga e começou a se propagar muito antes da internet existir. Nos anos 60, quando a grande rede ainda nem sonhava em entrar no ar, beatlemaníacos se descabelaram com o boato do "Paul is Dead" ("Paul está morto"), que surgiu simultaneamente ao lançamento do álbum Sargent Peppers. Jornais e revistas garantiam que Paul McCartney havia morrido em um acidente de carro às 5 horas da manhã de uma quarta-feira, dia 9 de novembro de 1966. O músico teria sofrido esmagamento craniano e/ou foi decapitado ao colidir com outro veículo por não ter observado o sinal de fechar no cruzamento. Um trecho da música A Day in the Life justificaria a notícia: "he blew his mind out in a car... he didn't notice that the lights had changed" ("Ele arrebentou a cabeça num carro... não percebeu que o sinal havia mudado"). Para encobrir o caso, os outros três Beatles teriam resolvido substituí-lo por um sósia. Mais recentemente, em 4 de julho, a vítima dos falsos boatos de morte pegou de surpresa os americanos. Na manhã em que o país comemorava a sua independência, a página da Fox News foi invadida pela seguinte mensagem: "Presidente @BarackObama assassinado, dois ferimentos de bala foram o bastante. É um triste 4 (de julho) para #america . #obamadead RIP. Um outro post dizia: "@BarackObama acaba de morrer. O Presidente morreu. Um triste 4 de julho, de fato. O presidente Barack Obama está morto", disse o primeiro dos tweets relacionados à “morte” de Obama. Logo em seguida, a mensagem foi retirada da página da emissora, que informou estar investigando a ação e lamentou qualquer transtorno criado pelos posts falsos. Qual o real objetivo desse tipo de pegadinha? Certamente apenas fazer barulho, testar a rapidez com que um boato se espalha e, obviamente, reforçar a tese de que nenhuma página da internet é 100% segura. O Fuxico relacionou uma série de casos de notícias de falsas mortes. Acompanhe!
Instagram

Instagram

  • @_antoniantonia, @leticiacolin e @giovannaantonellioficial surgiram poderosas durante evento de lingerie.
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Linda!!! @eliana esteve na comemoração dos 50 anos do beauty artist Júnior Mendes, na noite de quarta-feira (19) na Casa Petra, no bairro de Moema, em São Paulo.
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @cesarfilho desejou os parabéns ao #OFuxico, pelos seus 18 aninhos!
  • Com todo o seu carisma, @dilsinho fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir a gravação de seu primeiro DVD, que acontece na próxima quinta-feira (20), com diversas participações especiais, no Rio de Janeiro. Confira!
  • @ahickmann mandou um parabéns carinhoso ao #OFuxico que comemora 18 anos de vida🤗🤗🤗
  • Quem aqui gostou do time de #AFazenda10? 
Foto: Reprodução/ Record TV
  • O cantor @xandaviao mandou um parabéns especial pelos 18 anos do #OFuxico!🤗🤗🤗

OFuxico