Galerias

26/06/2012 | 11h54m - O Fuxico

Gil e Cissa Guimarães relembram a perda de seus filhos: "Por eles seguimos vivendo'

Ver mais galerias

Nesta quarta-feira (27), Cissa Guimarães encerra em grande estilo a primeira temporada de seu programa Viver com Fé. Ela recebe ninguém menos que Gilberto Gil, que completa 70 anos um dia antes da exibição da entrevista.

Cissa definiu o encontro dizendo: “Penso que eu não estava lá só atrás de uma musica ou de uma interpretação filosófica da fé. Mesmo sem saber, eu estava atrás de mais uma explicação. Nós tínhamos uma coisa em comum, uma perda. Gil perdeu seu filho, Pedro, com 18 anos. O Rafa e o Pedro tinham a mesma idade”.

Pedro Gil, morreu num acidente de carro em 1990 e o artista fala com Cissa sobre a maneira como sobrevive à esta dor e sobre a maneira que o filho segue sempre em sua memória: “É um recanto da memoria que você escolhe como altar e ali, naquele altar, você deposita... E no caso de um filho, essa memoria fica como um nicho, e essa memoria é permanente.... Mas eu diria que a lembrança é o que liga. Por ele que se foi, nós queremos continuar vivendo. Por ele, para ele, para significar, para estender a vida dele, nós estendemos a vida em nós”, declara.

Sobre o tema do programa, o cantor e compositor garante que a fé mora em qualquer pessoa: “Depois de um tempo, a fé vira um pouco aquilo que está na minha música Andar com Fé. Mesmo para quem não tem fé, ela costuma acompanhar, pelo sim, pelo não”, comenta Gil, que  assume recorrer a diferentes tipos de fé dependendo do momento: “rezo de vem em quando o Padre Nosso, faço também saudações dos orixás”.

Para ele, Deus não é mais Pai, e sim, Irmão”, e esse sentimento leva uma pessoa a entrar na dimensão da fraternidade divina”. Gil acredita que fé é o gosto de viver. Ela está viva e sã. Mas, também, está para morrer, triste, na solidão”.

“Tenho fé na vida. É a única coisa que a gente tem para acreditar propriamente. Ela está aí, nos cerca”, finaliza.

Gilberto Gil é autor do tema de abertura do programa, para o qual gravou uma versão acústica.

Nesta primeira temporada de Andar com Fé, Cissa Gimarães mostrou episódios emocionantes e conversou com nomes como Maria Bethânia, Carlinhos de Jesus, Elba Ramalho, com o lutador Ronys Torres, entre outros.

Viver com Fé vai ao ar na quarta-feira, dia 27 de junho, às 21h30, no canal pago GNT. Sempre imperdível!

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico