Envie por e-mail

Pesquisa divulgada este mês, no periódico Journal of Dental Research, revela uma evolução na ciência e um grande avanço para a odontologia. O estudo mostra a viabilidade de fazer crescer dentes, usando células-tronco adultas, extraídas de um outro dente.

Mesmo sem ainda ter sido feita com seres humanos, os resultados revelam que a ciência está perto desse feito.
A pesquisa, feita em ratos, testou inclusive o uso de células humanas no processo.

Para isso, células-tronco (no caso humano) podem ser retiradas do dente do siso. A partir de então, elas serão colocadas em um polímero que irá fixá-las na mandíbula. Após fazer esse papel, o polímero é absorvido pelo organismo.

No caso, utilizam-se células-tronco de um dente jovem – pois contém memória genética -, não adiantando assim usar as tão polêmicas células-tronco embrionárias. Além disso, a organização dos tecidos celulares com as células adultas é muito mais simples.

Como se pode ver, o momento é de boas expectativas. Porém, é preciso cautela!

A princípio, é necessário testar a eficácia dessa técnica, principalmente porque o tratamento será muito caro. Em compensação, como política pública, o apelo é grande, principalmente pelo alto número de pessoas que sequer possuem um dente funcional, como é o caso de mais da metade dos idosos brasileiros.