Notícias às 08:00

10 momentos marcantes de Star Wars

Divulgação/ Lucasfilm/ Uma Nova Esperança

Star Wars teve seu primeiro filme lançado em 1977 e revolucionou o cinema de ficção. Não existe uma pessoa que nunca tenha ouvido uma referência a alguns dos episódios. A saga marcou a infância, adolescência e fase adulta de muitos amantes da cultura geek, na verdade as cenas são tão icônicas e atemporais que crianças de 5 anos sabem quem é o Mestre Yoda e brincam com sabres de luz.

Ao longo dos 8 episódios e 2 spin offs muitos acontecimentos importantes moldaram Star Wars ao que é hoje. Frames separam Padmé de seus filhos, assim como uma galáxia separa Luke de entender a história de sua família complicada e dividida. Uma Estrela da Morte de distância entre Anakin e Darth Vader. Um sentimento ruim torna Jedi e Sith forças incompatíveis.

Talvez, a sensação de nostalgia causada pelos primeiros filmes lançados esquente os corações de geeks ao redor do mundo, essa sensação unifica a comunidade que lota convenções para cosplayers. No dia 25 é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e um dia antes será lançado o novo spin off de Star Wars, Han Solo: Uma História Star Wars. Quer melhor presente que esse?

harrison ford shrug GIF by Star Wars

Num aquecimento para a estreia, confira uma lista de 10 momentos marcantes em Star Wars:

Atenção: Pode conter spoilers!

Você foi avisado.

1 – Anakin Skywalker mostrando que sabe pilotar (Episódio I – Ameaça Fantasma, 1999)

Antes de quase morrer mergulhado em lava e se tornar um dos vilões mais populares da cultura pop, Darth Vader era um garotinho loiro que vivia como escravo no planeta Tatooine, junto de sua mãe e um robô recém-criado por ele, aquele que viria a ser C-3PO.

No Episódio I – Ameaça Fantasma, Anakin é resgatado pelo mestre Jedi Qui-Gon Jinn de Tatooine e eles vão para o planeta Naboo, levando consigo Jar Jar Binks, Obi Wan Kenobi, Rainha Amídala e Padme, lá acontece uma batalha entre os Gungans e os inimigos, soldados de Palpatine. Tudo só é ganho porque o pequeno Skywalker tinha um dom com naves e acabou pilotando um caça pela órbita de Naboo, protagonizando uma das melhores cenas do primeiro filme.

2 – A Luta de Darth Vader e Obi Wan Kenobi (Episódio III – A Vingança dos Sith, 2005)

Antecedendo uma das mortes mais dramáticas da saga, Darth Vader e Obi Wan Kenobi lutam. Uma das batalhas mais profundas e tristes do filme, onde o mestre percebe que perdeu seu aprendiz para o lado ruim da força, os Sith.

Obi Wan Kenobi não queria, mas precisou matar seu aprendiz pelo bem da galáxia. Anakin Skywalker já não mais existia, no lugar do ex-escravo de Tatooine e marido de Padme agora surgira Darth Vader, pupilo dos Sith, aprendiz e amigo de Palpatine. O bom Jedi que supostamente salvaria e equilibraria as forças do universo havia morrido, o rosto era de um vilão capaz de matar a própria esposa, grávida, pelo poder.

Empunhando sabres de luz, eles lutaram até o momento em que Darth Vader caiu na lava. Obi Wan fugiu daquela estrutura condenada com Padmé gravemente ferida nos braços.

3 – A Morte de Padmé (Episódio III – A Vingança dos Sith, 2005)

Os filmes lançados entre 1999 e 2005 são extremamente criticados por não terem seguido a linha dos outros, mas formarem um sequel dos anteriores. Ainda assim rendeu uma cena forte e dramática, isto é, a morte da Padmé enquanto dá à luz aos gêmeos Luke Skywalker e Leia Organa.

Mortalmente ferida após discutir com o marido Anakin/Darth Vader, Padme perdeu tudo inclusive a vida após fazer força para colocar seus filhos no mundo, ela faleceu e os filhos foram separados para a própria segurança. Leia foi mandada para Dagobah junto da Rainha Brehah Organa e Luke foi viver com os tios em Tatooine.

4 – Leia se declarando para Han Solo (Episódio V – O Império Contra-ataca, 1980)

Após Han Solo ser capturado pelo gangster Jabba The Hut, o vilão decidiu congelar em Carbono o caçador de recompensas (basicamente transformar ele num picolé gigante). A prisão de Solo foi assistida por Leia, nesse momento aconteceu uma das cenas icônicas da saga.

Enquanto Han Solo descia para ser congelado e morrer com o tempo, Leia se desesperou e gritou

“Eu te amo! ”

O debochado caçador de recompensas respondeu a primeira coisa que lhe veio à cabeça.

“Eu sei. ”

No momento em que Solo foi congelado e Leia ficou inconsolável, os fãs perceberam que lindo casal eles formariam.

5 – “Eu sou seu pai” (Episódio V – O Império Contra-Ataca, 1983)

A cena mais popular do filme e uma das mais conhecidas na cultura pop, o plot twist da saga aconteceu no momento em que Luke Skywalker lutou cara a cara contra Darth Vader, dentro de Estrela da Morte, em cima de uma plataforma elevada em que a queda seria direto para a morte.

Numa intensa luta rebelde contra o Império, Vader estava ganhando e Luke estava à beira da morte iminente. Numa reviravolta incrível, o vilão tentou dar a mão para Skywalker que se negou, nesse momento Darth soltou a frase que explodiu mentes em todos os cantos do mundo.

“Eu sou seu pai. ”

Luke caiu da plataforma, assim como os fãs despencaram das poltronas.

6 – C-3PO rei dos Ewoks (Episódio VI – O Retorno do Jedi, 1983)

Após resgatarem Han Solo das garras do vilão Jabba The Hut, eles caem na lua Endor e enquanto fogem dos dróides imperiais, os rebeldes acabam sendo capturados pela tribo de nativos, os Ewoks.

Os heróis seriam feitos de jantar caso C-3PO não estivesse lá com sua carcaça dourada. Assim que viram o robô tradutor em toda sua glória, passaram a venerá-lo como um Deus. Após serem convencidos pela nova divindade de soltarem Leia, Luke, Han Solo e R2-D2, os nativos concordaram em lutar ao lado dos rebeldes contra a ditadura imperial.

7 – A morte daquele que o matou (Episódio VI – O Retorno do Jedi, 1983)

Durante o fim de O Retorno do Jedi, Luke volta a Estrela da Morte para lutar com o Imperador Palpatine. A batalha na verdade não era entre Skywalker e o lorde Sith, mas sim entre as forças do bem e do mau que existiam dentro do jovem Jedi, caso ele investisse contra o vilão ele estaria sucumbindo ao lado ruim da Força.

Numa reviravolta, Luke partiu para cima do Lorde Sith, mas Darth Vader impediu que o filho concluísse o ato. Numa luta entre os dois, Skywalker investia contra o pai com MUITO SANGUE NOS OLHOS. O inesperado foi quando Palpatine soltou uma onda de energia no jovem Jedi e ele caiu, o Imperador continuou torturando-o, até Vader, num último ato de compaixão, mostrou que Anakin não estava morto e carregou o Sith até um poço de energia, matando-o pelo amor ao filho.

8 – Millennium Falcon fazendo seu retorno (Episódio VII – O Despertar da Força, 2015)

E 2015, após 10 anos esperando um novo longa de Star Wars, os fãs receberam seu presente com O Despertar da Força. Nele nós conhecemos a nova protagonista Rey, Finn, BB-8, Kylo Ren, além de personagens antigos muito queridos, como Han Solo, Chewbacca, General Leia e C-3PO.

Logo na primeira meia-hora de filme nós temos o retorno de uma das naves mais queridas que existe, a Millennium Falcon. Fãs choraram de emoção ao vê-la voando pelos céus novamente. Também foi um furor no cinema, quando Han Solo e Chewbacca apareceram após rastrearem a nave.

9 – R.I.P Han Solo (Episódio VII – O Despertar da Força, 2015)

No sétimo filme vimos uma das cenas mais tristes de toda a saga. Kylo Ren é um aprendiz Sith, filho da general Leia Organa e do caçador de recompensas Han Solo.

Numa das cenas de O Despertar da Força vemos uma cena onde Han Solo está cara a cara com o filho, depois de muitos anos sem vê-lo. Ele confia no primogênito, apesar de saber que a veia malvada dele era forte. A sequência que seguiu a morte de Solo foi dolorosa, uma conversa que passava esperança terminou com o caçador de recompensas morto, após ser acertado pelo sabre de luz de Kylo Ren.

Han Solo caiu da plataforma, assim como as lágrimas de cada nerd. Todos morremos um pouco depois dessa cena.

10 – R2-D2 faz tudo valer a pena

Após sofrer com a perda de Han Solo foram tomados por uma boa notícia, acharam o resto do mapa que faria R2-D2 e mostrar a localização de Luke. Num momento de tensão e nostalgia, o mapa aparece e todos descobrem onde o Mestre Jedi estava escondido.

Rey, a recém descoberta Jedi, vai ao encontro do mestre e a cena final arrepia até mesmo os pelinhos da nuca. Luke se vira para a nova Padawan (aprendiz Jedi), claramente envelhecido, mas com toda a sua glória de personagem clássico que retorna a trama.

O novo spin off contando a história de Han Solo estará nos cinema nesta quinta-feira (24). Afinal, o caçador de recompensas mais debochado e charmoso do universo merece um filme só para ele, assim como os fãs merecem o máximo de informação sobre cada pedacinho desse universo.

Que a força esteja com você, leitor.

star wars may the force be with you GIF by Top 100 Movie Quotes of All Time

Notícias Relacionadas