Imprimir

Notícias

12/08/2017 | 10h05m - Publicado por: Beatriz Coletti | Foto: Reprodução

7 fatos reais sobre Domitila de Castro que você precisa saber

Marquesa de Santos foi polêmica, também, fora das telinhas

7 fatos reais sobre Domitila de Castro que você precisa saber - Reprodução
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Um dos destaques da novela das 18h, da Globo, é Domitila de Castro. A amante de Dom Pedro (Caio Castro) vem dando o que falar, tanto entre os personagens, como no meio dos telespectadores. As armações e pilantragens da personagem de Agatha Moreira têm envolvido o público emocionalmente com o folhetim.

Já foi revelado que a história é baseada em fatos que realmente aconteceram na história do Brasil. Como o Dia do Fico, que marcou a escolha de Dom Pedro por ficar no Brasil ao invés de voltar a Portugal. Ou, então a nomeação de José Bonifácio (Felipe Camargo) como ministro do Reino e dos negócios estrangeiros.

Claro que os autores fizeram o uso de licença poética para conta-los. Na trama, o Dia do Fico teve determinante influência de Joaquim (Chay Suede), porém, tal veracidade não pode ser comprovada. As invenções culinárias malucas da taverna de Licurgo (Guilherme Piva), também, não são reais, mas fazem Novo Mundo muito mais divertida.

Assim, OFuxico resolveu esclarecer aos fãs da novela das 18h algumas verdades sobre Domitila de Castro. O que é verdade e mentira sobre a rival de Leopoldina (Letícia Colin)? Veja 7 fatos, que foram comprovados historicamente, sobre a amante do Imperador.

1. Título de Marquesa

Na novela da Globo, tal fato foi atribuído a uma compensação para Domitila. Depois de uma briga, Pedro deu essa colocação à amante para retratar-se. Na vida real, porém, não foi nada disso! Tudo não passou de uma provocação a José Bonifácio, que era rival da moça, e se tornou inimigo do Imperador.

via GIPHY

2. Teve 9 filhos de dois casamentos

Diferente do que acontece na trama, a pilantra teve muitos filhos antes de conhecer Dom Pedro. Do seu primeiro casamento, com Felício Pinto Coelho de Mendonça, a Marquesa teve três filhos.

Logo, Domitila se separou, acusada de adultério, e passou a se relacionar com Pedro, apenas. Os outros seis vieram depois do caso com o Imperador. Os caçulas são fruto do matrimonio com o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

Resultado de imagem para ines brasil memes

3. A primeira-dama do Brasil

Depois de anos relacionando-se ilegalmente com Dom Pedro I, o romance dos dois foi oficializado. Assim, de Marquesa de Santos, Domitila de Castro tornou-se a primeira-dama do Brasil. E, então, passou a dividir o Palácio de São Cristóvão com a família real.

Quem ficou muito chateada com a situação foi Leopoldina, que tentou se internar em um convento. Após sofrer muitas humilhações, a imperatriz ficou grávida pela nona vez, mas perdeu o bebê.

via GIPHY

4. Tentou chegar ao altar

A morte precoce da Imperatriz Leopoldina foi a grande deixa para que Domitila tomasse seu lugar de direito, ao lado do grande amor de sua vida. Mas um pequeno problema genético a impediu. Como imperador, Dom Pedro I só poderia se casar com alguém de “sangue azul”. Esse não era o caso da amante do monarca.

Resultado de imagem para ines brasil memes

5. Fama internacional

Na vida real, não foram só os moradores do Rio de Janeiro que comentaram o caso do Imperador do Brasil com a Marquesa de Santos. O babado cruzou os sete mares e ficou conhecido no mundo todo. Principalmente depois desse quase casamento.

Uma confusão dessas não poderia ser diferente, né?

via GIPHY

6. Foi expulsa da corte

Essa repercussão do relacionamento com filho de Dom João VI não foi nada boa para o rapaz. Ficou muito complicado arrumar uma nova esposa para o imperador e Domitila pagou por tudo que o casal fez à Família Real Brasileira.

A moça foi expulsa da corte, como uma das condições impostas para o casamento de Dom Pedro I com Amélia de Leuchtenberg, princesa da Baviera.

Saber disso é mesma sensação de quando aquele aluno bagunceiro é expulso da sala de aula, né?

via GIPHY

7. Mamãe de 5 filhos bastardos

O saldo de todos esses anos como amante do “chefão” do Brasil? Muitos filhos. Cinco no total. 3 meninas, Isabel Maria de Alcântara Brasileira, Maria Isabel de Alcântara Brasileira e Maria Isabel II de Alcântara Bourbon. 

Além das mocinhas, 2 meninos completaram o time. Pedro de Alcântara Brasileiro, que morreu antes de completar um aninho, e um bebê natimorto, o qual nem chegou a ser nomeado.

Triste, né?

via GIPHY







Instagram

Instagram

  • Já mas primeiras horas deste domingo (17), @wesleysafadao subiu no palco e agitou uma edição pra lá de especial do famoso @garotavip, em São Paulo. Veja!
  • Com cenário de reino, elenco apresenta #DeusSalveoRei, nova trama das 19h, da #Globo. Saiba mais sobre a trama no site OFuxico! 🎥 @flaviacirino
  • Você já viu o vídeo polêmico do @matmazzafera com o @neymarjr ? Ele fugiu de algumas perguntinhas bem íntimas. Nosso site tem uma matéria bem legal sobre essa entrevista. Corre lá para ver!
📸Reprodução/Youtube
  • O @marcos_caruso fez uma homenagem emocionante para o neto, Bento, nesta quinta-feira (14). Corre lá no nosso site para ver o lindo texto!
📸Reprodução/Instagram
  • Bruno Gagliasso apoia campanha sobre igualdade racial. Leia tudo sobre o assunto no site!
📷: Reprodução/Instagram
  • Grávida de gêmeas, a @ivetesangalo fez um chá fraldas de respeito para suas menininhas! Nosso site tem mais fotos dessa festinha, corre lá para ver!
📸Divulgação/Rafael Mattei
  • Depois de declarar ter ficado decepcionado por perder o Melhores do Ano, a @julianapaes comemorou a vitória do prêmio APCA. Vai lá no nosso site para ver o que ela falou!
📸Reprodução/Instagram

OFuxico