Imprimir

Notícias

30/06/2017 | 09h00m - Publicado por: Larissa Alves | Foto: Divulgação/Malhação/TV Globo

7 grandes questões abordadas em Malhação: Viva A Diferença

Confira uma lista com os temas que já foram mostrados na trama adolescente

7 grandes questões abordadas em Malhação: Viva A Diferença - Divulgação/Malhação/TV Globo
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Desde as primeiras chamadas de Malhação: Viva A Diferença, que começaram a ser exibidas na Globo, o público pode perceber que muitas vertentes atuais, que estão sendo pautadas em debates, seriam levantadas.

A cada novo capítulo, algum tema é mostrado, como forma de ensinar e fazer o telespectador refletir a respeito. OFuxico separou uma lista com sete principais temas que a novela tem apresentado desde o primeiro capítulo.

Gravidez na adolescência

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

O primeiro capítulo já foi marcado pelo nascimento de Tonico, filho de Keyla (Gabriela Medvedoviski), que acabou parindo o filho em um metro, com a ajuda das meninas que logo em seguida se tornariam as integrantes do grupo ‘five’. A gravidez na adolescência é sempre um tema tratado na Malhação (de maneiras diferentes), uma porque atinge o público jovem, e outra porque é um tema que nunca sai de moda. E sempre serve de alerta para as novas gerações.

Amor livre

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

Lica (Manoela Aliperti) e MB (Vinicius Wester) decidiram abrir o relacionamento, o que os permite (dentro de regras estabelecidas pelos mesmos) ficar com outras - quantas - pessoas eles quiserem. É um tema que ainda não foi tratado em outras temporadas, mas que já faz parte da realidade de muitos casais atualmente, e muitos jovens podem estar se sentindo representados pela história dos do casal.

Depois de uma confusão que rolou, porque MB viu Lica saindo do chuveiro com Felipe, Samantha (Giovanna Grigio) proprõe que eles vivam o poliamor. Que diferentemente de relacionamento aberto, é quando há o relacionamento afetivo com uma ou mais pessoas, com o consentimento de ambos os parceiros. Basicamente é namorar sério duas ou três pessoas, desde que o namorado (a) saiba e concorde. 

Racismo

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

Tina (Ana Hikari) e Anderson (Juan Paiva) estavam encontrando muita dificuldade para viver o sentimento que têm um pelo outro. Tudo porque seus familiares questionam a possibilidade de darem certo por causa da cor da pele, e das origens. Tina é descendente de japoneses, e Anderson é negro. Os pais da jovem a criticam por querer se relacionar com um rapaz "como o motoboy".

Além disso, a novela retrata como os negros são tratados, seja no que envolve o atendimento em uma loja, ou quando acontece alguma confusão. Das vezes em que houveram desentendimentos nos capítulos, Anderson foi dado como o culpado, simplesmente por ser negro.

Relacionamento com os pais

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

A forma como cada personagem lida com os pais também é um assunto abordado nesta temporada. Ao mesmo tempo em que apresenta o caos, pela confusão que é a cabeça de um adolescente, mostra a parceria que cada um tem com quem te criou. Por mais chocado e no começo, decepcionado por Keyla ter engravidado jovem, Roney (Lúcio Mauro Filho) depois a agradeceu por ter lhe dado uma família novamente.

Lica e Edgar (Marcello Antony) brigam sem parar, pela decepção que a filha teve ao saber que o pai tinha uma relação extraconjugal. Tina enfrenta os pais porque não quer fazer medicina, e sim, música. E também porque eles não a permitem namorar Anderson, quem ela gosta de verdade.

Ellen (Heslaine Vieira) é mais distante da mãe, que só trabalha, e é traumatizada pela morte do pai, que foi assassinado quase dentro de casa. Já Benê (Daphne Bozaski), ainda que se dê bem com a mãe, tem muita dificuldade de expressar suas emoções. Cada ‘five’ representando a história de alguém.

Empoderamento feminino

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

Um dos assuntos mais levantados ultimamente é o feminismo, o empoderamento feminino, a igualdade de gêneros. Na última semana, desde que Lica e MB decidiram abrir o relacionamento, e cada um beijou quem quis na Balada dos anos 80, o preconceito caiu nas costas da jovem, que beijou tanto meninos, quanto meninas.

Ao ficar “com fama” no colégio, a garota dá literalmente uma aula para explicar aos colegas que aquilo era machismo, já que “os meninos podem beijar quem quiser, que são legais. E as meninas que beijam várias pessoas 'não prestam'”. Há outros casos como Ellen que cria aplicativos para a biblioteca da escola e tomou a frente do projeto e Tina que escreve letras de rap.

Descoberta de seus talentos

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

No ensino médio, é chegada a hora de decidir o que farão da vida, e é quando todos tentam descobrir seus talentos. Tato (Matheus Abreu) adora cozinhar, Tina e Anderson dizem amar música, e Ellen é incrivelmente boa em tudo que envolve computadores. Desde o começo da história, já foi possível ver o esforço dos personagens para descobrir em que são bons de verdade, e como farão para alcançarem o que querem.

Desigualdade social

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

Das ‘five’, duas são de escola particular. Lica e Tina, que estudam no Colégio Grupo, e Benê, Ellen e Keyla são de escola pública, o que não as impede de manter a amizade, ainda que seja contra a vontade dos pais. Mas diversas vezes, Ellen não pode fazer algo por suas condições, e as amigas já até brigaram por, justamente, haver desigualdade social. E, sempre que pode, a hacker explica algo a respeito da desigualdade, que sente na pele.

Diversidade

7 assuntos que estão sendo abordados na nova Malhação

Pela primeira vez a Malhação ganhou cinco protagonistas. Cada uma com uma história diferente, e que precisa ser contada, porque as atrizes já disseram que a resposta do público tem sido bastante positiva, e que muitos jovens se sentem representados. Não apenas as ‘five’, mas a ideia da temporada é mostrar literalmente as diferenças de cada pessoa, e como as diferenças podem realizar algo muito grande e bom.

O que você está achando na nova temporada de Malhação? 







Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico