Notícias

22/09/2014 | 08h24m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo/João Cotta

Aílton Graça: 'O politicamente correto tem me assustado muito'

Ator fala do rompimento de barreiras que personagem proporciona

Aílton Graça: 'O politicamente correto tem me assustado muito' - Divulgação/TV Globo/João Cotta
Quem vê a desenvoltura de Aílton Graça como Xana Summer, em Império, até esquece que pouco antes de estrear como o travesti na novela exibida no horário nobre da Globo, o ator deu vida a um policial sisudo na série O Caçador, ao lado de Cauã Reymond.
 
O artista se surpreendeu com a repercussão em torno da cabeleireira na internet nas últimas semanas.
 
"Eu até tenho uma conta no Twitter, mas não uso. Meus amigos começaram a me mandar mensagens sobre a Xana e me pediram para entrar e ver. Da última semana para cá, tem sido um absurdo. Eu não tinha noção do que está acontecendo. No Facebook, respondi mais de 200 pessoas outro dia. A personagem é apaixonante, virou um exemplo dentro da novela. As pessoas estão se sensibilizando com a história da adoção do menino", disse Aílton em entrevista à coluna Controle Remoto, do jornal O Globo.

O ator disse ainda que não temia que a personagem pudesse ser rejeitada por fugir dos padrões. 

"O politicamente correto tem me assustado muito. Gosto de enfrentar e discutir questões éticas e sociais a partir dos personagens. Meu palanque é meu trabalho. As pessoas estavam presas a determinados vícios, como o sensacionalismo em torno do beijo gay. Ou ao padrão do homossexual aceito socialmente, que é designer de interiores oupersonal stylist, por exemplo. O travesti não tem esse espaço assegurado. E Xana ainda é negro, gordo e líder comunitário. Queremos mostrar que ele rompeu com todos esses bloqueios e barreiras e se estabeleceu na sua comunidade".

Nas ruas, Aílton vem sendo chamado pelas crianças de "Tio Xana", e revelou que, ao contrário do que muitos pensam, não raspou suas sobrancelhas, o que ajuda a compor o figurino, que, aliás, contou com a ajuda de transformistas, muitos deles maquiadores e cabeleireiros que trabalham na própria Globo.

"Eles compram presentes para Xana. São brincos, colares e perfumes. Eu uso tudo em cena. Tem sempre muita gente me assessorando. É como se eu fosse uma diva mesmo".

Aílton também exaltou a parceria com Viviane Araújo, a Naná.

"Já éramos amigos antes. Somos apaixonados por esse universo de escola de samba. Conseguimos uma química muito boa em cena. Eu pego muito no pé dela, falo para ensaiar. Viviane tem muita vontade e potencial".

 
Instagram

Instagram

  • Com todo o seu carismático jeito de ser, @kaysar.dadour tem recebido muito carinho dos fãs. Confira, em #OFuxico, o que o sírio tem feito, já como vice-campeão do #bbb18!
  • Quer saber o que @gleicidamasceno anda fazendo, depois de ter se tornado a campeã do #bbb18? Clique em #OFuxico e veja!
  • Pouco menos de uma semana depois do término do #bbb18, #OFuxico decidiu mostrar um pouco do que @tio_ayrton e @anaclaraac estão fazendo, fora da casa mais vigiada do Brasil. Confira nossa matéria especial!
  • #OsGretchens estreou na última segunda-feira (23) no Multishow e nós, do OFuxico!, fizemos um resumão de tudo o que rolou e, claro, não poderia faltar os memes da galera na web. Corre para o site conferir! 😉
  • #gretchen convida rodo mundo pra assistir a estreia de #Osgretchen , hoje no #multishow @mariagretchen
  • @guguliberato manda o recado!!! Todo mundo ligado no @powercouplebrasil , na próxima terça-feira, na @recordtvoficial Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli

OFuxico