Notícias

30/09/2012 | 09h32m - Publicado por: Ana Paula Hinz/ PopTevê para O Fuxico! | Foto: Luiza Dantas / Carta Z Notícias

Ailton Graça se espelha na careca do ator Yul Brynner

O ator conta quais trabalhos o projetaram na carreira

Ailton Graça se espelha na careca do ator Yul Brynner - Luiza Dantas / Carta Z Notícias

Quando Ailton Graça soube que interpretaria o par romântico de Heloísa Périssé em Avenida Brasil, da Globo, logo percebeu que eles teriam de ter cuidado com o tom humorado das cenas. Como os dois têm intimidade com a comédia, as chances de exagerar na trama de, respectivamente, Silas e Monalisa, eram altas.

"O humor dos personagens é da situação e não provocado. Há um lado dramático também", avalia.

No folhetim, Silas e Monalisa mantiveram uma relação por 12 anos e o dono de bar chegou a fingir que estava com uma grave doença no coração para tentar casar com a cabeleireira. O que não deu certo. Depois de descobrir a mentira, Monalisa rompeu com ele. Silas, então, se envolveu por um período curto com Olenka, vivida por Fabiula Nascimento, a melhor amiga da ex.

"Foi um momento de carência. O amor do Silas pela Monalisa é carregado de trapalhadas, mas ainda existe", opina o ator, que acredita que o personagem tem um perfil parecido com o de outros da história, como Darkson, vivido por José Loreto, e Tufão, de Murilo Benício.

"Nessa novela, o comportamento mais feminino está nos homens. Eles é que se mostram mais apaixonados e querem casar", analisa.

Antes de ser ator, Ailton Graça trabalhou como feirante, camelô e até palhaço de circo. Depois de várias participações em programas da Globo, como o seriado A Diarista, estreou em América, de 2005, na pele do boêmio Feitosa. A parceria com o autor João Emanuel Carneiro veio logo após, em Cobras & Lagartos, de 2006, e se repetiu em Cama de Gato, de 2009, e agora em Avenida Brasil.

"Já tive medo de trabalhar em televisão por causa da linguagem. O Silas não estava pronto quando a novela começou. Esse processo de construção é fascinante e assustador", admite.  

O Fuxico - Em muitas cenas suas de Avenida Brasil, os personagens falam ao mesmo tempo. De onde partiu esse estilo de atuação?  

Ailton Graça -  Eu acho que começou com mais força em outra novela do João Emanuel Carneiro, Cobras & Lagartos. O meu núcleo, que era o do Lázaro Ramos, que fazia o Foguinho, tinha muitos momentos assim. Aos poucos, foi-se vendo que isso dava certo. Em Avenida Brasil, as falas encavaladas ficaram mais em evidência e elas é que carregam muito o lado engraçado da cena. A gente sempre busca uma fluidez quando faz isso.

OF - Quais papéis abriram as portas para você na televisão?

AG - Os filmes Carandiru e Contra Todos foram uma espécie de carta de apresentação minha. Muitos autores e diretores começaram a me conhecer. Foi o caso da Glória Perez, que me chamou para fazer o Feitosa, de América. Eu já fazia algumas participações em tevê, mas foi a partir dali que comecei a ter oportunidades maiores. 

OF - Você já interpretou muitos papéis divertidos na tevê. Em algum momento teve medo de ficar rotulado como um ator de comédia?

AG -  Isso nunca me preocupou. Na televisão, acho que os atores passam por um processo de maturidade até entender mais a linguagem e também até os autores conhecerem o leque de possibilidades de cada um através do teatro e do cinema. Eu gosto muito de estudar e acho que no momento certo vou ter um papel com uma linha diferente de atuação. Mas acho que o humor do Silas já é diferente de outros papéis porque é voltado para a dramaticidade. 

OF - Você costuma mudar pouco de visual. Isso nunca atrapalhou no processo de caracterização de um personagem?

AG - Até hoje nunca atrapalhou. Raspei a cabeça porque estava faltando cabelo e para dar um ar mais jovem (risos). Eu me espelho muito no Yul Brynner, que foi careca praticamente a vida toda. Mas não tenho problema nenhum de deixar o cabelo e a barba crescerem. Se for importante para um papel, eu mudo e até engordo. Acho que ficar diferente também é bom para o personagem.

Ailton Graça confere pré-estreia de filme no Rio
Time de Avenida Brasil entra em quadra em SP
Ailton Graça quer Ano Novo Bem Brasileiro


 

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico