Notícias

19/01/2013 | 10h09m - Publicado por: Fernanda Breder/TV Press para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias

Aisha de Salve Jorge diz que não vai abandonar o teatro por causa da TV

Aisha de Salve Jorge diz que não vai abandonar o teatro por causa da TV - Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias

Personagens fortes demandam preparação intensa. E Dani Moreno, ao saber que interpretaria a Aisha de Salve Jorge, levou isso ao pé da letra. Como viveria uma traficada, a atriz começou, desde o início do ano passado, a analisar filmes, documentários, livros e muitas histórias sobre o assunto.

"Só quem passou por essa tragédia sabe como é. O que eu tento fazer é me aproximar ao máximo", explica.

Um dos temas centrais da novela de Gloria Perez é o tráfico humano. Mas o drama não é abordado apenas pelas personagens que vão trabalhar na Turquia. Na história, Aisha foi levada do Brasil ainda bebê e, mais velha, passa a buscar sua origem e sua família. Dani conheceu pessoalmente vítimas reais desse crime e só então se deu conta da profundidade da questão.

"Quando a gente imagina o tráfico de bebês, não tem noção do vazio dentro de quem foi adotado. Tenho muito orgulho de dar voz a essas pessoas, meu foco é ajudá-las", avalia.

A atriz tem se surpreendido com a reação do pblico que a encontra na rua.

"Me falam: 'Para de procurar sua família, você vai parar no Alemão!'. Mas não é isso que importa. Me preocupa um pouco quando a gente vê como as pessoas são ligadas ao material", defende, citando o fato de que, na trama, tudo indica que Aisha seja filha de Delzuite, papel de Solange Badim, moradora do complexo de favelas.Aisha de Salve Jorge diz que não vai abandonar o teatro por causa da TV

Para ela, a busca pelas origens e pela própria identidade é mais importante do que os bens materiais que a personagem encontrou em sua família adotiva. Ainda em sua segunda novela, a atriz já se orgulha o papel complexo e comemora atuar com atores de renome, como Zezé Polessa e Antonio Calloni, que interpretam, respectivamente, Berna e Mustafá, os pais de Aisha na trama.

"As gravações estão sendo maravilhosas e eu tenho aprendido muito com a resposta que recebo dos diretores", conta.

Para trabalhar em Salve Jorge, Dani Moreno precisou trocar São Paulo pelo Rio de Janeiro, mas garante que a adaptação foi fácil. Encantada com o mar e a beleza da cidade, a atriz começou até a praticar bodyboard.

"Aqui no Rio é fácil unir a vida saudável com a vida de trabalho. Em São Paulo, é um pouquinho mais difícil, tem de morar perto de um parque", opina.

Em seu trabalho anterior, Amor e Revolução, do SBT, Dani interpretava Marta, uma militante na época da ditadura do Brasil. Foi só durante a novela que a atriz pôde aprender sobre esse período histórico.

"Estudei a vida inteira em escola pública e, em aula, nunca tocaram no assunto. Eu sabia pelos meus pais que teve uma ditadura, mas nunca soube o que aconteceu de fato", revela.

Dani acredita que muita gente que conhecia pouco sobre o governo militar, assim como ela, viu-se descobrindo uma parte importante da história do próprio país com a novela. No meio do tema denso, sua personagem era apaixonada pela melhor amiga. A pergunta que a atriz mais ouvia, na época, era sobre as dificuldades de interpretar uma homossexual, mas ela tirava a polêmica de foco.
 

"Eu respondia: 'Eu não faço uma lésbica, faço uma mulher apaixonada por uma pessoa que, por acaso, é outra mulher'", conta.

Dani começou sua carreira em um curso de teatro na Zona Oeste de São Paulo. Na época, fez peças de autores como William Shakespeare, Thornton Wilder e Anton Tchekhov. Antes disso tudo, porém, era produtora publicitária. Ela já tinha vontade de atuar, mas o desejo ficava guardado a sete chaves.

"Eu comecei a estudar teatro e as coisas foram caminhando para isso. Como diria outro personagem, também da Gloria Perez, 'maktub', estava escrito", brinca, referindo-se à novela de grande sucesso da autora, O Clone.

Mesmo com planos de voltar aos palcos depois de Salve Jorge, Dani pretende continuar na tevê.

"Eu adoro isso aqui. Preciso voltar para o teatro porque ator não vive sem palco, mas não vou abandonar a tevê", afirma. 
 

Salve Jorge: Pulseira fará Aisha descobrir que é filha de Delzuite

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico