Notícias às 01:31

Amigos e familiares vão ao velório de Antônio Abujamra, em São Paulo

AgNews
O velório de Antônio Abujamra teve início nos primeiros minutos desta quarta-feira (29). Familiares e amigos foram se despedir do ator e diretor no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro Bela Vista, Centro de São Paulo.
 
Vera Holtz, Lima Duarte, Alexandre Borges, Rolando Boldrin, Sérgio Mamberti, Zé Victor Castiel, Dan Stulbach, Cássio Scapin, Marcelo Mansfield, Fúlvio Stefanini, Odilon Wagner, Ary Toledo, Iara Jamra, entre outros atores estiveram na cerimônia.
 
Abujamra tinha 82 anos e foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Segundo os médicos, ele sofreu um infarto no miocárdi enquanto dormia.
 
O artista deixa dois filhos: Alexandre e André Abujamra. Ele era tio das atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.
 
O corpo será cremado. A cerimônia está prevista para às 15h no crematório da Vila Alpina‎.
 
Trajetória
 
Antônio Abujamra ficou conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Seu primeiro trabalho foi com teatro amador, na peça Assim é Se Lhe Parece, no Teatro Universitário de Porto Alegre.
 
Na extinta TV Tupi, foi um dos principais diretores e também iniciou sua carreira de destaque como ator.
 
Participou do júri do Festival Mundial de Televisão em Mônaco, como o único latino-americano convidado, no ano de 1998.
 
Na TV, entre outros sucessos, dirigiu as novelas Ninho da Serpente (1982) e Os Ossos do Barão (1997).  Como ator, teve um papel hilário como Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, da Globo, além de integrar o elenco de Cortina de Vidro (1989), Amazônia (1992), Andando nas Nuvens (1999), Terra Nostra (1999), entre outras.
 
No teatro destacaram-se Volpone", de Ben Johnson; Hair,  de George Ragni e James Rado; A secreta Obscenidade de CadaDdia, de Manuel Antonio de la Parra, Retrato de Gertrude Stein Quando Homem, texto que ele escreveu sobre a vida e obra da autora, e O inferno são os outros, de Sartre.
 
Foi homenageado com o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de A Cantora Careca, de Eugène ionesco, em 1959; Melhor Ator na peça O Contrabaixo, de Patrick Suskind 1987/1995); Kikito de Ouro no Festival de Gramado de 1989 pelo filme Festa; Troféu APCA como melhor ator de TV pelo papel de Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, em 1989 e Prêmio Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami (1998). 
 
Atualmente, Abujamra comandava o programa Provocações da TV Cultura, que estreou na emissora no ano 2000.
 
 
 
 
 
 
 

Notícias Relacionadas