Notícias às 09:54

Ana Botafogo reúne atrizes-bailarinas no lançamento de seu livro

Felipe Panfili

O que as consagradas atrizes Betty Faria, Totia Meireles, Ângela Vieira e Cláudia Mauro, além das jovens talentos Pérola Farias e Sophie Charlotti têm em comum com Ana Botafogo? Todas são amantes da dança e foram ou são bailarinas como a Elisa da novela Páginas da Vida. Elas fizeram questão de ganhar um autógrafo da prima-dona do nosso balé clássico, na noite de segunda-feira, 11, quando ela lançou o livro Ana Botafogo: Na Ponta Dos Pés, da Editora Globo, que tem redação final de Eliana Rocha, a partir das entrevistas concedidas a Leda Nagle e a Dalal Achcar. O evento aconteceu no Hotel Meridien, no Leme, zona sul do Rio.

“Eu fiz a entrevista da parte pessoal e a Dalal a da parte profissional”, explica Leda Nagle, ao lado do filho Duda Nagle, depois que o rapaz foi muito solicitado para fotos com as bailarinas-mirins da escola Petit Balé, por causa do sucesso de seu personagem Fred, em Páginas da Vida.

Aliás, da mesma novela em que Ana Botafogo e Duda atuam, marcaram presença também Buza Ferraz, o Ivan, e Bete Mendes e Selma Reis, que fazem as religiosas Natércia e Zenaide, além de Cláudia Mauro, a Claudete, e Paulo César Grande, o Lucas.

Todos teceram elogios à biografada, tanto pela profissão com a qual se tornou famosa no mundo inteiro, quanto ao desafio que passou a enfrentar ao aceitar o convite do autor Manoel Carlos, para estrear como atriz em uma novela do horário nobre global. 
Entre um autógrafo e outro, já que a fila tomava conta de todo o segundo andar do hotel, Ana Botafogo contou que a iniciativa de registrar sua trajetória pessoal e profissional em livro partiu de seus empresários Marcus Montenegro e Nilson Raman.
“O livro é acompanhado também de um CD do Waldemar Gonçalves com músicas inéditas para quem quer aprender a balé e algumas orientações minhas sobre a profissão”, conta Ana Botafogo.

O Livro

Com prefácio assinado por Alicia Alonso, bailarina, coreógrafa e diretora do Balé de Cuba, um dos mais respeitados do mundo, o livro Ana Botafogo: Na Ponta Dos Pés, narra o cotidiano de uma bailarina, os sonhos, os amores, as esperanças e medos. A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio fala da importância de se trabalhar numa companhia de balé na qual existem outras pessoas com quem dividir o dia-a-dia de trabalho, porque, para ela, a dança é uma profissão que estimula o egoísmo.

“Senão ficamos só no eu, só preocupados conosco, com nosso físico, com nosso aperfeiçoamento”, resume a biografada, que relata também a importância que a família e os amigos têm em sua vida.

Notícias Relacionadas