Notícias

27/11/2010 | 09h11m - Publicado por: Aurora Aguiar | Foto: Reprodução/Globo

Ana Maria Braga ensina a fazer uma bela guirlanda de Natal

Apresentadora dá passo a passo do enfeite artesanal

Ana Maria Braga ensina a fazer uma bela guirlanda de Natal - Reprodução/Globo

Às vésperas do Natal, Ana Maria Braga ensinou em seu programa, o Mais Você, da Rede Globo, como fazer uma bela guirlanda. A apresentadora contou com a ajuda da paisagista Eunice Soffner para mostrar o passo a passo da construção da guirlanda do advento, que vem do latim advenire, e que significa vir, chegar.

Durante o programa, Ana explicou que o enfeite serve para ser colocado no centro da mesa e que dura cerca de quatro semanas.

Mas ante de arregaçar as mangas não se esqueça, há um ritual em torno dela. Segundo a tradição, as velas da guirlanda do advento deverão ser acessas da seguinte maneira: conte quatro domingos antes do dia de Natal. Isso significa que é o próximo domingo, dia 28 de novembro. Neste primeiro domingo, acenda a primeira vela. Faça seus agradecimentos, seus pedidos e suas orações. A segunda vela, só poderá ser colocada no dia 5 de dezembro, no outro domingo. E assim sucessivamente, até chegar o dia 19 de dezembro, quando então se fecha o ciclo do advento.

Confira os materiais necessários para a confecção do enfeite artesanal:

8 plantas conhecidas como "suculentas"
½ maço de tuia 
½ maço de azevinho 
2 vasos grandes de kalanchoê vermelhos 
1 caixa de musgo 
12 nozes 
Flores secas 
8 amarrados de pau de canela 
Ráfia e arames número 22, com 20cm de comprimento 
4 velas vermelhas 
Alicate de florista e faca 
1 espuma de 40cm de diâmetro no formato de guirlanda

Modo de fazer:

Para iniciar uma guirlanda, é necessário que ela esteja mergulhada em água por 12 horas. Com a ajuda de uma faca, faça quatro cortes para serem colocadas as suculentas. Feitos os cortes, prepare os arames. Pegue um arame número 22, corte pela metade, e com as costas de uma faca, faça uma forma de grampo. Prepare 16 grampos pequenos e deixe separados. Depois, pegue a suculenta, tire do vasinho e solte os musgos. Envolva-os na terra. Fixe na guirlanda com a ajuda de um grampo maior.

Pegar um dos pontos da guirlanda e coloque na parte superior. Repita o processo de fixação das oito plantas suculentas, colocando duas em cada ponto de corte. Uma na superfície da espuma, e outra na lateral. O próximo passo é fazer toda a borda da guirlanda com a tuia. Defina o tamanho dos caules da planta verde e coloque em volta da guirlanda, tanto nas áreas internas e externas, deixando quatro espaços vazios para as velas. Em seguida, coloque os azevinhos. Espalhe os galhos por toda a peça.

Agora é a vez do kalanchoê. Coloque-as entre as suculentas. Em seguida, vêm os elementos secos. Pegue a canela em pau e quebre em três partes, amarre e forme oito “bloquinhos”. Espete as nozes nos arames. Fixe os elementos secos os espaços vazios da guirlanda. Comece pelas nozes e depois a canela. Em seguida coloque as velas. Elas podem ser fixadas também com a ajuda dos arames, em sua parte inferior.

 

Tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico, o site que é referência no mundo VIP!

Instagram

Instagram

  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o
  • @luansantana causou o maior alvoroço, ao se apresentar no Villa Country, em São Paulo, na madrugada desta sexta (20). Confira um pouco de como foi a abertura do show do cantor!
  • Depois do sucesso no Brasil, com mais de 100 mil espectadores, agora é vez dos Estados Unidos. O espetáculo Baixa Terapia, com Antônio Fagundes, fará peças em Orlando, Boston e Miami nesta semana e o ator mandou um recadinho para nós do OFuxico. Confira!
  • @simaria levou seus seguidores à loucura, ao postar essa foto um tanto ousada. Confira mais clicando em #OFuxico!
  • @travisscott e @kyliejenner esbanjaram sensualidade, na capa da mais recente edição da revista GQ. Leia a matéria completa sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Reprodução/@gq
  • Fiquem ligadinhos!!!
  • Protagonista de O Tempo Não Para, @juulianapaiva está curtindo a festa de lançamento da próxima novela das 19h. Vídeo da repórter @flaviacirino

OFuxico