Notícias

18/10/2005 | 11h09m - Publicado por: Andréia Takano | Foto: OFuxico

Ana Paula Padrão tem o passaporte confiscado na Coréia do Norte

Ana Paula Padrão tem o passaporte confiscado na Coréia do Norte - OFuxico

Na manhã de segunda-feira, dia 17, Ana Paula Padrão retornou ao Brasil. A jornalista passou cerca de dez dias na Coréia do Norte, onde realizou uma série especial para seu jornalístico SBT Brasil. De acordo com Luiz Gonzaga Mineiro, diretor nacional de jornalismo da emissora, essa foi a primeira vez que uma equipe de jornalistas brasileiros conseguiu autorização para realizar reportagem naquele país.

Num bate-papo com a reportagem de OFuxico, Ana Paula falou da experiência de conhecer o país asiático, que vive sob ditadura comunista e é considerado a nação mais fechada do mundo. Atualmente, quem ocupa o poder é Kin Jong Il, filho de Kim Il Sung, que morreu em 1994.

“Tudo foi muito árduo. Tivemos dificuldade para conseguir o visto. O governo dificulta em muitas coisas. Para se ter uma idéia, assim que chegamos, nossos passaportes foram confiscados. Estávamos em três pessoas - eu, minha editora e um cinegrafista -, éramos vigiados e fomos acompanhados por quatro pessoas ligadas ao governo. Dia e noite. Eles nos seguiam mesmo! Tudo o que queríamos fazer teria de passar por eles. Muitos pedidos meus foram negados, mas posso dizer que conseguimos um material vasto, que poucos jornalistas até hoje conseguiram. Fomos, por exemplo, na fronteira que a Coréia do Norte faz com a Coréia do Sul. Foi impressionante”, conta Ana Paula.

Questionada sobra a experiência dessa viagem, a jornalista explica: “Foi algo muito inusitado. Pude conhecer um país totalmente fechado. No total, temos 20 fitas gravadas, que falam das questões econômica e nuclear, da possibilidade da reunificação com a Coréia do Sul e ainda o fator comportamento daquela população”.

A série ainda não tem data para ir ao ar: “Vamos editar tudo nesta semana”.

Assim que chegaram por lá, Ana Paula e sua equipe ainda puderam acompanhar a festa de 60 anos da Fundação do Partido dos Trabalhadores da Coréia: “Gravamos tudo! A forma como eles festejam é totalmente diferente dos nossos costumes”.

Dentre as imagens que serão exibidas, Ana Paula garante que terão muitas dos bastidores: “Com certeza! Porque, assim, todos poderão entender sobre as dificuldades que tivemos para conseguir cada informação”.

Na noite de ontem, Ana Paula já retornou à bancada do SBT Brasil.

Instagram

Instagram

  • @oficialmilenamelo e @montenegroprodx fizeram questão de parabenizar OFuxico, por seus 18 anos, e divulgar seu mais novo projeto no teatro, o espetáculo Jovem Mágico, que está sendo apresentado no Rio de Janeiro. Confira!
  • @ritacadillac fez questão de parabenizar OFuxico pelos seus 18 anos!!
  • O talentoso @thiagobrava mandou um recado ao #OFuxico pelos seus 18 anos❤❤❤
  • A linda @tiemusica mandou um parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • Confira a chamada da segunda temporada de A Vila, projeto do @multishow, que conta com @paulogustavo31 e grande elenco e tem previsão de estreia para o próximo dia 8 de outubro
Vídeo: Divulgação/Multishow
  • @araujovivianne, sempre gata, mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos ❤❤❤❤
  • @projota arrasou e mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos🤗🤗🤗😍

OFuxico