Notícias às 14:52

Anitta vira influenciadora política ouvida por milhões

Divulgação

Anitta é voz cada vez mais importante na política não só no Brasil como internacional. A cantora de 27 anos participou nesta quinta (14) de um debate internacional online promovido pela Unesco, para pensar políticas públicas para o setor artístico, que sofre com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Em sua participação, Anitta denunciou a corrupção no Brasil e afirmou que estão querendo tirar direitos dos artistas. A cantora lembrou que boa parte da sociedade glamoriza a profissão artística, mas que a classe não é feita só de cantores ricos ou pessoas da TV. E que muitos desses profissionais da cultura estão passando por sérias dificuldades neste momento no Brasil.

Anitta sobre novo programa: 'Trabalho enorme, mas divertido'
 

"É importante para a sociedade que entendam que essa classe de pessoas não é só sobre os artistas e pessoas famosas que elas veem na televisão. É muito mais que isso. Quando falamos da palavra 'artistas', estamos falando de muitas pessoas, inclusive as menos famosas", pontuou Anitta em sua participação.

Anitta contou na Unesco que o governo brasileiro não está dando ajuda financeira aos profissionais da cultura que perderam seu trabalho e que as autoridades “esquecem o quanto isso [referindo-se à cultura] é importante para a sociedade”, lembrando que o setor artístico movimenta a economia e gera muitos empregos.

A artista aproveitou a live para condenar mais uma vez o deputado Felipe Carreiras (PSB), que queria fazer uma emenda para tirar parte do pagamento dos direitos autorais aos artistas. "Entrei em uma briga com uma pessoa do governo", contou Anitta, que depois de se manifestar diante de seus quase 47 milhões de seguidores no Instagram conseguiu que o projeto fosse arquivado.

"Isso já é ruim no Brasil, e eles tentam deixar ainda pior", denunciou à Unesco. "Nós sabemos ossos direitos […] e nossos diretos estão tentando ser roubados. São coisas pelas quais lutamos por anos", afirmou.

 

Influência de Gabriela Prioli

A cantora tem sido muito influenciada pela advogada Gabriela Prioli, que ficou conhecida após ter acusado a CNN Brasil de não a deixar expor suas ideias no programa O Grande Debate. Gabriela tem participado de lives com Anitta. Tal politização da artista tem incomodado os políticos de Brasília, que temem o grande poder de influência da estrela brasileira de projeção internacional.

Anitta tem usado cada vez mais sua voz na internet para alertar as pessoas e explicar de uma forma simples o que é a política. Ela já foi criticada porque demonstrou ter desconhecimento do setor, mas diz que usa justamente isso para ajudar a população que não entende do mundo político a se conscientizar. Nisso Anitta se diferencia de outras cantoras brasileiras que evitam se politzar, como Ivete Sangalo e Claudia Leitte.

Empurrão de Daniela Mercury

Anitta tem seguido o exemplo de posicionamento político já realizado por outras estrelas da música, como Caetano Veloso e Daniela Mercury, que utilizam suas redes para tentar conscientizar os fãs daquilo que acreditam ser o correto.

Aliás, foi Daniela quem motivou a entrada de Anitta no terreno da política, quando a desafiou a participar do movimento #EleNão, contra a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido) à Presidência em 2018. Com uma grande parcela de fãs LGBT+, Anitta declarou na época que não apoiava o candidato da extrema direita.

Militantes internacionais

Lá fora os artistas se posicionarem politicamente é algo comum, sobretudo nos Estados Unidos, onde a liberdade de expressão é sagrada. Nomes como Madonna e Meryl Streep já se posicionaram publicamente contra o presidente norte-americano Donald Trump diversas vezes. Madonna, inclusive, já fez postagens contra o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Outra atriz famosa por sua militância política em prol do meio ambiente é Jane Fonda. A protagonista da série Gracie & Frankie da Netflix milita desde a sua juventude, tendo sido presa inúmeras vezes, sobretudo nos últimos meses, ao participar de protestos para denunciar a questão ecológica e enfrentar com coragem a repressão policial.

Anitta sobre affair com Gui Araújo: 'É uma coisa indefinida'
Anitta se engaja em causas políticas e fãs reagem: ‘Saco Cheio’
Veja famosos internacionais que contraíram o coronavírus

Notícias Relacionadas