Notícias às 14:50

Antônio Fagundes: ‘O patrocínio criou uma censura!’

Ag News

O Manhã Bandeirantes desta quinta-feira recebeu o ator Antônio Fagundes. Eleito recentemente o ator Mais querido do Brasil em uma pesquisa do instituto Datafolha, Fagundes contou para os apresentadores Marcelo Duarte e Thays Freitas sobre a grande festa desta sexta-feira (11) que celebra os 50 anos do TUCA, o Teatro da Universidade Católica de São Paulo, onde ele reestreia a peça Tribos.

O espetáculo, que está em cartaz há dois anos e já foi visto por mais de 200 mil espectadores, retorna à capital paulista depois de percorrer o país e ir à Europa.

O artista ainda falou sobre polêmicas com relação às escolhas da peça e deixou clara a sua opinião com relação à Indústria Teatral no Brasil.

“Eu tenho pra mim que o patrocínio, do jeito que ele está sendo organizado (através da Lei Rouanet), criou uma espécie de censura, pior que a da época que a da Ditadura, até, porque você submete seu projeto antes de ele ser montado, para o Ministério da Cultura aprovar ou não a possibilidade de captação e isso é a última coisa que acontece no processo. A partir daí começa a captação (e o Ministério da Cultura diz inclusive quanto você pode captar), você tem que ir atrás das empresas, conversar com os gerentes de marketing, para que eles apóiem, através das empresas e da isenção fiscal!”, disse o artista, que saiu em turnê pelo Brasil e Europa com o espetáculo Tribos, dependendo exclusivamente da arrecadação com a bilheteria.

“Então, o que acontece, ao meu ver, é uma segunda censura, porque os gerentes de marketing são que acabam gerindo a cultura no Brasil. Eu tenho um monte de amigos gerentes de Marketing, adoro eles, mas eles entendem pouco de arte!”, afirmou.

“Nós, então, optamos por fazer essa escolha com o público. É ele quem define se o espetáculo continua ou não em cartaz!”, finalizou o artista, que divide o palco com outros cinco artistas na peça.

Tribos fica em temporada na capital paulista até o dia 13 de dezembro, sextas e sábados às 21h30 e domingos às 18h.

Antônio Fagundes é pura simpatia em premiação de cinema
Longe da TV, Raquel Ripani trabalha com tradução
Bruno Fagundes traz mais um de seus talentos para São Paulo
Casal simpatia! Antônio Fagundes passeia com namorada
Cheia de bagagem, Marília Gabriela embarca no Rio

Antônio Fagundes: ‘O patrocínio criou uma censura!’

Notícias Relacionadas