Notícias às 16:09

Após Stênio Garcia, agora sua mulher é internada com dengue

Ag.News

Stênio Garcia ficou internado no início do mês, por conta da dengue. Agora é a vez de sua mulher, Marilene Saad, se cuidar. A atriz contraiu dengue e está internada na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro, aos cuidados do Dr. Gerson Carreiro.

A atriz está aguardando melhoras para poder voltar para casa. Em conversa com O Fuxico, ela fala da indignação por pagar impostos ao governo e ver que nada se faz contra a epidemia da doença, que está se espalhando pelo Brasil e em especial no Rio de Janeiro.

“Pago meus impostos e cumpro sempre meus deveres e obrigações, mas agora, de quem cobrar nossos direitos? A epidemia está aí e, depois de acompanhar meu marido, na dura luta contra essa doença terrível, agora eu fui picada”.

Marilene também contou que se preveniu de todas as maneiras que pôde, mas não teve sucesso:

“Essa tal de dengue é algo muito estranho e perigoso, pois altera todo nosso organismo. Usei repelente o tempo todo. Hoje estou pintada, como se tivesse passado horas e horas no sol. Agora é uma fase complicdada e preciso de paciência”, disse ela.

Em sua página do Facebook, Marilene postou uma foto onde permanece em observação no hospital.

Saiba mais sobre a dengue com explicações do site do Dr. Dráuzio Varella:

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.

Observação importante: Depois de muitos anos sem registro de nenhum caso de contaminação, o sorotipo 4 voltou a circular em alguns estados do Brasil. Especialmente as crianças e os jovens não desenvolveram imunidade contra ele. Por isso e para evitar a dispersão desse vírus, o Ministério da Saúde determinou que todos os casos suspeitos de dengue 4 sejam considerados de comunicação compulsória às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.

Sintomas

A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.

a) Dengue clássica
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.

b) Dengue hemorrágica
As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.

c) Síndrome do choque associado à dengue
O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.

Diagnóstico

O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos). A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

Vacina

Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.

Tratamento

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.

Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.

Recomendações

* Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;

* A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;

* A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;

* Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.

Stênio Garcia recebe alta e se recupera da dengue em casa
Stênio Garcia e a mulher se exercitam juntos na orla da praia
Marilene Saade quer voltar a atuar na TV

Notícias Relacionadas