Notícias

22/09/2010 | 14h25m - Publicado por: OFuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Araguaia - figurino

Araguaia - figurino - Divulgação/TV Globo

Figurino

As figurinistas Emília Duncan e Tatiana Rodrigues desenvolveram um figurino com base no conceito de “rurbano” para Araguaia. A mistura entre o campo e a cidade deu o tom do guarda-roupa de todos os personagens.  

Foi utilizando esse conceito que as duas chegaram ao estilo de Max (Lima Duarte), o grande vilão, um fazendeiro rico, nascido e criado no Rio Grande do Sul. “Ele usa um par de óculos contemporâneo, do homem que pode viajar para Miami, mas também veste peças tradicionais”, conta Emília.

Entre os elementos clássicos estão as botas feitas em um tradicional sapateiro especializado no calçado de São Paulo e o linho que representa tradição e conforto. Já as calças  têm duas modelagens: a alfaiataria e as bombachas gaúchas, que marcam sua origem. As cores do figurino de Max remetem à terra e às referências do mundo country, com muito xadrez e pie de poule.

A mulher de Max, Amélia (Júlia Lemmertz), também usa itens de fazendeira como botas e cintos de couro, mas seu visual é complementado por lenços sofisticados e chapéus.

“Júlia empresta sua elegância natural à personagem e a mistura de cores das roupas é harmônica. A maioria das peças é em tons de cáqui, marrom, bege e verde-oliva”, explica Emília.

O filho de Amélia, Frederico (Raphael Viana), tem um visual aventureiro, com muita calça e bermuda cargo, ecobotas e coletes.

Irmã de Fred (Raphael Viana), Manuela (Milena Toscano)  é veterinária de animais de grande porte, “mas, por fazer parte da elite econômica goiana, ganhou um visual country-fashion”, define Tatiana. A personagem usa muito jeans e xadrez, mas com cintos de qualidade, relógios grifados, coletes e casacos de couro sofisticados.

Amor à primeira vista de Manuela, Solano (Murilo Rosa), domador de cavalos e herói da história, teve seu figurino inspirado no estilo do ator americano James Dean, mas com uma pincelada dos pampas.
Mulher do pai de Solano, a envolvente Estela (Cleo Pires) usa tons claros de bege e rosa. Seu figurino foi um desafio, já que ela é uma moça com origens indígenas que saiu de sua tribo para morar em uma cidade do interior e depois foi para um grande centro. Além dessa profusão de referências, ela tem uma aura misteriosa. A renda foi a grande solução encontrada para construir o guarda-roupa da Estela.

O marido de Estela (Cleo Pires), Fernando (Edson Celulari), tem um armário com referências no estilo dos homens italianos e cubanos. Elegante e viril, ele usa camisa para fora da calça, mocassins diferentes e muito linho branco. A paleta de cores de suas roupas é em tons de branco, azul e cinza.

Para compor o figurino de Janaína (Suzana Pires), a inspiração foi o papel de Monica Bellucci no filme Malen, de Giuseppe Tornatore. A atriz italiana anda e a roupa balança junto com o corpo dela. Para isso foram usados tecidos leves, finos e fluidos nos vestidos da personagem. No seu guarda-roupa, há peças de brechó, do acervo, de lojas de moda e algumas que foram desenvolvidas só para a personagem.  

Sua irmã, Nancy (Mariana Rios), é uma menina rural que quer ser da cidade. Daí a escolha das figurinistas por peças de jeans com elastano, acessórios exagerados e brincos coloridos.

Caracterização

Marlene Moura, responsável pela equipe de caracterização, apostou num visual natural para o elenco de Araguaia, dispensando secadores e babyliss em grande parte das personagens. As técnicas usadas na maquiagem levam em consideração a tecnologia das imagens.

“Eu busco espalhar bastante a base, suavizando e dando um brilho à pele. O resultado é um efeito ótimo para o HD (high definition)”, diz Marlene.

Murilo Rosa e Milena Toscano precisaram de uma aplicação de megahair para dar volume aos cabelos de seus personagens.

Elegante, Amélia (Júlia Lemmertz) usa maquiagem leve, com batom claro e sombra marrom suave. A cabeleireira Elza Pontes foi a responsável pelo corte e coloração de seus cabelos, que serão mantidos sempre cheios com a ajuda de bobs nos intervalos de gravação. Thiago Fragoso (Vitor Vilar) também deixou o cabelo por conta de Elza Pontes, que alisou os cachos e fez suaves highlights, mechas mais claras.   

Marlene e Lima Duarte combinaram a composição do visual do vilão Max. “Pedi para ele deixar as costeletas e um belo bigodão crescerem”, revela a caracterizadora.

Emílio Orciollo Netto também vai cultivar um bigodinho, inspirado no ator Jonnhy Deep, para dar vida ao circense Neca Tenório. Outro personagem que ostenta um bigode é Fernando (Edson Celulari) para compor um visual malandro.

Janaína (Suzana Pires) ganhou um ar selvagem com longas madeixas e um olhar marcante, inspirado em Sophia Loren, além de lápis de boca e gloss vermelhos. Já sua irmã mais nova, Nancy (Mariana Rios), exibirá um visual mais praiano, com seus cabelos picotados e pontas levemente iluminadas. Os cabelos das ‘joias do Araguaia’ têm um toque mais moderno: Safira (Cinara Leal) teve os seus alongados com as laterais iluminadas, já os fios de Esmeralda (Raquel Villar) ganharam algumas luzes. A mãe das meninas, Pérola (Tânia Alves), usará maquiagem leve e um aplique anelado nos cabelos.  

Um dos maiores desafios de Marlene e sua equipe foi o processo de envelhecimento de Regina Duarte para viver Antoninha. A maquiagem com látex especial e a colagem da peruca consomem cerca de uma hora e meia.

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico