Notícias

12/04/2006 | 16h14m - Publicado por: Carlos Ramos | Foto: Felipe Panfili

Artistas se reúnem no Rio em manifesto de apoio à Varig

Artistas se reúnem no Rio em manifesto de apoio à Varig - Felipe Panfili

Considerada uma parceira cultural, a Varig recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 12, o apoio de um grupo de atores e produtores teatrais no sentido de que seja encontrada uma solução para a grave crise que ameaça a empresa aérea de encerrar suas operações. Marco Nanini foi escolhido para ler o a manifesto, no Teatro Leblon, zona sul do Rio, e Irene Ravache e o diretor Gerald Thomas também fizeram questão de subir ao palco e dar seus testemunhos da importância da companhia para a divulgação da cultura no Brasil.

“Nas horas de crise os amigos têm que estar juntos. Estou aqui porque gosto da Varig e ela gosta da gente. Foi sempre uma parceira fiel, que cumpria o que contratava até verbalmente. Graças a ela é que podemos realizar excursões pelo país. Sem contar que no exterior, quando tínhamos algum problema ou dúvida, a gente não procurava os consulados. Uma loja da Varig era a nossa embaixada. Não acredito no fim da empresa”, resume Irene Ravache.

Gerald Thomas foi incisivo em sua defesa da manutenção da Varig. Atacou tanto o governo quanto a imprensa.

“Não sei se é hora de falar de política, do Lula, de um governo que gasta R$ 10 milhões para mandar um astronauta ao espaço e não tem um plano de continuidade dessa questão. Ou da imprensa que parece querer pular em cima da Varig sempre pelo lado sensacionalista. Mas temos de tomar como exemplo o 11 de setembro quando houve os ataques terroristas que derrubaram as torres gêmeas de Nova Iorque. Aquilo foi terrível para todas as companhias aéreas. As americanas foram para o buraco, mas o governo de lá não coloca obstáculos para a as companhias aéreas se recomporem. No Brasil, as autoridades só criam obstáculos quando a Varig tenta uma aliança para sair da crise”.

Da platéia, Tônia Carrero fez questão de se manifestar:
“A classe artística toda deve muito a Varig. Depois do que o Thomas falou, com muita propriedade porque ele viaja muito mais que eu, só posso assinar em baixo das palavras dele”.
A iniciativa, que partiu da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), contou com várias outras estrelas, que praticamente superlotaram a platéia da Sala Fernanda Montenegro. Lá estiveram Tônia Carrero, Marieta Severo, Lilia Cabral, Rosamaria Murtinho, Zezé Motta, Júlia Lemmertz, Bia Nunes, Tânia Alves, Louise Cardoso, Jaqueline Lawrence, Cristina Pereira, Angelina Muniz, Carlinhos de Jesus, Mauro Mendonça, Flávia Monteiro, Fabiana Karla, Françoise Fourton, Selma Reys e tantos outros que já puderam contar ou contam com o apoio a Varig em seus projetos. Carolina Ferraz, Totia Meireles e Danielle Winitz, chegaram ao local depois da leitura do manifesto, mas endossaram as palavras que foram lidas por Nanini.

Manifesto

“Varig, sinônimo de Brasil. Aos 78 anos de idade, a história da Varig está ligada à difusão dos bens culturais para a população de todo o país. A Varig transporta, incentiva e divulga a cultura brasileira pelo mundo. A Varig apóia o teatro, a música, as artes plásticas, a dança e o cinema não, apenas, como ferramenta de marketing, mas como valorização do cenário artístico nacional.
A Varig possibilita a geração de vários empregos diretos e indiretos, movimentando a economia da cultura e fortalecendo a cadeia produtiva. Em 2005, o Projeto Asas da Cultura apoiou aproximadamente 70 projetos. Este ano, até o momento, são 26 projetos apoiados.

Conhecemos a dificuldade de sair de nossas cidades e levar um espetáculo a outras regiões do país. Somente com o apoio de passagens aéreas é que viabilizamos a realização de uma turnê. O transporte aéreo possibilita o acesso para os espetáculos e eventos culturais ao cidadão que mora no Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Agora é a vez de oferecer o nosso apoio. A Varig não pode acabar. Ela é a cara do Brasil, um patrimônio cultural da nação e faz parte da identidade do país. A Varig é a estrela brasileira, no céu azul, iluminando o país de Norte a Sul”.  

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico