Notícias

09/06/2013 | 12h35m - Publicado por: Geraldo Bessa/TV Press para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Ator de Flor do Caribe diz que seu maior medo é não ter filhos

José Henrique Ligabue sonha construir uma família

Ator de Flor do Caribe diz que seu maior medo é não ter filhos - Jorge Rodrigues Jorge/CZN

De torneiro mecânico a representante de vendas, José Henrique Ligabue passeou por muitas profissões até se encontrar na atuação.

"Trabalho desde os 15 anos de idade e já fiz de tudo um pouco. No entanto, sempre enjoava rápido dos meus empregos, até aparecer o teatro e mudar tudo", analisa o intérprete do tímido Lino de Flor do Caribe, da Globo.Ator de Flor do Caribe diz que seu maior medo é não ter filhos

O trabalho na atual novela das seis, inclusive, é visto pelo ator como uma prova de que, apesar da grande concorrência e das dificuldades financeiras, é possível sobreviver trabalhando no que se gosta.

"Eu já estava bem feliz com o que tinha escolhido antes de fazer novela. Mas o Lino me fez ver outras possibilidades de atuação e me proporcionou outros aprendizados", ressalta Ligabue, que teve de aprender a tocar sanfona e a fazer renda de bilro para o personagem.

Aos 30 anos, natural de Porto Alegre, mas residindo no Rio de Janeiro desde 2011, Ligabue quer mesmo é experimentar. Seja no estilo mais industrial da tevê ou no esquema alternativo do teatro, que ele conheceu através dos cursos do TEPA – Teatro Escola Porto Alegre e em oficinas de grupos como o Jogo de Experimentação Cênica, de sua cidade natal, e o Tá Na Rua, do Rio de Janeiro.

"O ideal é equilibrar. Gosto da visibilidade da tevê, mas também adoro atuar de forma mais artesanal, algo que encontro nos palcos e no cinema", empolga-se.

A propósito, foi durante a filmagem do longa O Tempo e O Vento que Ligabue conheceu o diretor Jayme Monjardim, responsável por sua presença em Flor do Caribe.

"Estava lá, fazendo um filme que tem tudo a ver com as minhas raizes, aí me aparece a novela e o Lino. São as surpresas boas da vida", comemora.

Perfil:
Nome: José Henrique Ligabue.

Nascimento: 31 de julho de 1982, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O primeiro trabalho na tevê: Minha primeira participação significativa na tevê foi em Gre-Nal é Gre-Nal, série produzida pela  RBS TV, afiliada da Globo no Sul do país.

Interpretação memorável: Julio Adrião em A Descoberta das Américas, um monólogo incrível do escritor Dario Fo. O desempenho do ator é visceral, fiquei de olhos vidrados no palco do início ao fim da peça.

Momento marcante na carreira: O dia em que fiquei sabendo que estaria no elenco de Flor do Caribe.

Se não fosse ator, o que seria: Sou muito musical e adoro percussão, acho que iria por esse caminho.

O que gosta de assistir na tevê: Jornal Nacional, Globo Repórter, seriados de canais fechados e algumas novelas.

O que nunca assiste: Não gosto muito de programas de auditório. É o tipo de coisa que não me prende muito.

O que falta na tevê: Veracidade. O sujo precisa ser mais sujo. A tentativa de retratar o real precisa ser mais respeitada.

O que sobra na tevê: Programas sensacionalistas.

Ator: Juca de Oliveira.

Atriz: Laura Cardoso.

Vilã: Adriana Esteves, a Carminha de Avenida Brasil, de 2012. Acho que a Carminha conseguiu chegar bem perto da Odete Roittman.

Personagem mais difícil de compor da sua carreira: Com certeza é o Lino. Passei por um intenso processo de composição e pesquisa a ainda tive de aprender a me portar na tevê. É um aprendizado diário.

Melhor bordão da tevê: Não sei. Só sei que foi assim, do personagem Chicó, da microssérie O Auto da Compadecida, de 1999.

Novela que gostaria que fosse reprisada: Top Model, de  Walther Negrão e Antônio Calmon, exibida pela Globo em 1989.

Canção inesquecível de trilha sonora: Qualquer trilha feita pelo Philip Glass me emociona. 

Filme: Adaptação, de Spike Jonze.

Vexame: Foi no teatro. A correria nos bastidores era grande e eu acabei entrando em cena sem os sapatos.

Autor: Charlie Kaufman e Érico Veríssimo.

Diretor favorito: Quentin Tarantino.

Medo: Sou louco por crianças e ser pai é um sonho para mim. Tenho receio de não conseguir ter filhos.

Projeto: Quando não estou gravando a novela, me dedico ao Bloco da Lage, grupo de teatro em que eu participo, com sede em Porto Alegre.

Instagram

Instagram

  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio

OFuxico