Notícias

05/01/2013 | 10h23m - Publicado por: Luana Borges/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/ Carta Z Notícias

Atriz conta que se recuperou de acidente praticando ioga

Alice Assef foi atropelada e precisou passar por cirurgia na coluna

Atriz conta que se recuperou de acidente praticando ioga - Luiza Dantas/ Carta Z Notícias

A boa desenvoltura de Alice Assef no ioga impressiona. Há quatro anos praticando, a intérprete da Fabiana de Balacobaco, domina as posturas chamadas de asanas que exigem um alto grau de flexibilidade do corpo com total facilidade. Quem a vê se contorcendo praticamente inteira não imagina que ela tenha quatro parafusos na lombar e precisa tomar cuidado com certos movimentos.

Em 2004, a atriz foi submetida a uma operação na coluna por ter tido sua bacia deslocada ao ser atropelada por uma van. Depois da cirurgia, pensava que não fosse fazer coisas simples, como dobrar as pernas. Mas, aos poucos, com fisioterapia e hidroterapia, foi se recuperando. E, quando entrou para o ioga, evoluiu ainda mais.

Alice Assef é praticante assídua do ioga, desde que se recuperou de acidente"Quando eu saí da cirurgia da coluna, não conseguia pegar no pé. O ioga me devolveu 80% do que eu tinha de flexibilidade", conta Alice, que tem frouxidão cápsulo ligamentar, o que lhe dá uma flexibilidade além do normal. Depois do procedimento cirrgico, no entanto, as pernas perderam essa característica.

No início, as aulas de ioga não foram fáceis para Alice. Volta e meia, ela perdia o equilíbrio ou sentia que a perna pinçava. Depois de dois anos de prática e com muita disciplina, já estava realizando tudo com firmeza.

"Fui galgando aos poucos", frisa.

A ideia de entrar para o ioga veio através de uma menina com quem Alice fazia a segunda fase da Oficina de Atores da Globo. Ela a convidou para experimentar uma semana de aula no Nirvana, renomado centro de ioga na Zona Sul do Rio de Janeiro.

"Eu pensava que só aquela posição clássica, que é a saudação ao sol, não ia rolar para a minha coluna. Imagina fazer aquilo várias vezes em uma aula!", recorda, citando uma das sequências de posturas mais conhecidas e que exige bastante do corpo.

Mesmo assim, resolveu experimentar e percebeu que se sentia muito feliz ao sair das aulas.

"Hoje em dia, exercício é uma coisa que a gente procura se livrar. Se vai para a musculação, tem de ter música para você não perceber que está fazendo aquilo. No ioga, você tem de estar atento, senão cai", explica.

Depois de experimentar várias linhas, Alice escolheu seguir a Hatha Ioga. No início da aula, ela senta com a coluna ereta, na posição de meio lótus, e respira durante um tempo.

"O professor comanda, todo mundo entra em meditação e canta um mantra", conta.

Alice Assef é praticante assídua do ioga, desde que se recuperou de acidenteEm seguida, começa a se preparar para os asanas, que são, muitas vezes, nomeados com elementos da natureza, como montanha e diamante.

"Tem um passo a passo, todos os assanas têm uma compensação. Quando faço uma invertida, por exemplo, preciso fazer a postura do peixe para compensar minha cervical", especifica.

Para fechar, é a vez do relaxamento final, também conhecido como shavasana.

"Meu mestre segue uma mesma aula e vai variando as posturas. É como se a mesma sequência trabalhasse todas as partes", esclarece.

A repetição dos movimentos tem um fundamento: melhorar cada vez mais as posturas. E esse princípio do ioga acaba se refletindo na vida de quem o pratica. Além dos benefícios para o corpo, Alice percebe que deixou de ser estabanada e se tornou uma pessoa mais atenta.

"Vivia quebrando as coisas. Ioga é estar presente, é você sempre tentar fazer tudo melhor", filosofa.

Até para o trabalho de atriz ela sente influência positiva da prática. Como no ioga é preciso reparar em cada parte do corpo, quando está em cena, Alice faz o mesmo.

"Antes de gravar ou de qualquer trabalho, pratico ioga porque me deixa muito aquecida. Uma saudação ao sol acorda muito mais que sete xícaras de café", assegura ela, que está satisfeita com o atual momento de sua carreira.

Pela primeira vez interpretando uma personagem de destaque em uma novela, Alice torcia para que Fabiana se tornasse uma vilã. Na trama, o ex-namorado da moça, Eduardo, mocinho de Victor Pecoraro, acaba se interessando por Isabel, protagonista de Juliana Silveira, e mais para frente eles terão um romance. O que não agrada em nada Fabiana, que já está flertando com a vilania na novela de Gisele Joras.

"Espero que ela faça loucuras", avisa.

Instagram

Instagram

  • Protagonista de O Tempo Não Para, @juulianapaiva está curtindo a festa de lançamento da próxima novela das 19h. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • Em O Tempo Não Para, próxima novela das 18h, @felipessimas será Elmo, um amigo daqueles que todo mundo gostaria de ter. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • @montaleonebruno contou à reportagem de OFuxico que sua namorada, Sasha, curtiu seu visual para a novela O Tempo Não Para, que estreia dia 31. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • De volta às novelas após a maternidade, @castrocarol será uma capitã da Marinha em O Tempo Não Para, próxima novela das 19hh Vídeo de nossa repórter @flaviacirino
  • Amanhã, terça-feira, tem Live no Facebook do OFuxico! Fiquem ligados
  • @justinbieber foi clicado chorando ao telefone, na porta do apartamento de sua agora noiva, @haileybaldwin. Por que será que o astro estava aos prantos? Saiba tudo clicando em #OFuxico.
📷: Grosby Group
  • Edgar Vivar, o eterno Seu Barriga, do seriado Chaves,  abriu o jogo sobre como se sente, na emissora Televisa. Leia tudo sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico