Notícias

14/06/2013 | 07h44m - Publicado por: Mariane Azevedo/TV Press para O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Atriz de Amor à Vida já limpou chão e serviu mesas fora do Brasil

Maria Casadevall

Atriz de Amor à Vida já limpou chão e serviu mesas fora do Brasil - Divulgação/TV Globo

Maria Casadevall tem um sorriso fácil no rosto. Com jeito falante e simpática, a jovem atriz, de 25 anos, também mostra carisma na pele da advogada Patrícia, de Amor à Vida, da Globo, sua primeira novela. Logo em sua estreia, ela está tendo a oportunidade de encarnar uma personagem de destaque e, ainda por cima, dentro de uma trama do horário nobre. Mas nada disso subiu à cabeça de Maria, que continua prezando pelos pequenos prazeres da vida.

"Vou ao café com os amigos, ando a pé... Tudo do mesmo jeitinho", conta.

O papel foi conquistado através de teste. Quando saiu dele, Maria estava certa de que tinha feito o melhor possível. Por isso, quando recebeu a resposta positiva, ficou eufórica.

"Mas junto com a alegria veio também a responsabilidade do trabalho", pondera ela, que prefere lidar com tranquilidade em relação à grande exposição que está tendo no folhetim.

"Procuro focar na trama da personagem e não olhar para os lados. O alcance é muito grande", impressiona-se.

Na trama, Patrícia foi traída por Guto, personagem de Márcio Garcia, durante a lua de mel, com a instrutora de mergulho do hotel. A reação da moça foi dar uma surra no noivo e abandoná-lo. O que gerou uma grande repercussão entre o público, principalmente, o feminino.

"A abordagem das mulheres é sempre em apoio à Patrícia. Elas falam: 'Isso mesmo, ele tinha de apanhar muito. Tinha de ter batido mais'", revela, se divertindo com a enfática recepção que encontra nas ruas e nas redes sociais. 

Por conta da trama de sua personagem, logo nos primeiros capítulos, Maria protagonizou cenas quentes, em que precisou deixar o corpo mais à mostra. Mas, em nenhum momento, ela se sentiu envergonhada. Pelo contrário.

"Não tenho nenhum problema com a nudez, com o corpo. Uma vez que estou em função da personagem e confio na equipe com que estou trabalhando, faço com tranquilidade", assume.

Para entender Patrícia, que trabalha no departamento jurídico do hospital da trama, Maria participou de workshops oferecidos pela Globo. Foram três encontros no Hospital Copa D´Or. Lá, ela aproveitou para absorver referências da rotina de um profissional da área da administração e como é a ligação dele com os médicos.

"Minha mãe também é advogada. Bati longos papos com ela em relação aos segmentos do Direito que eu achava que tinham mais a ver com a Patrícia", frisa.   

Dona de uma beleza exótica, os traços de Maria parecem ter caído como uma luva para a
personagem. Tanto que ela aparece em cena com o mesmo visual que fez o teste para a novela.

"Cortei meu cabelo chanel e depois achei 'quadradão'. Não pensei duas vezes: botei a msica 'Obladi, Oblada', dos Beatles, e comecei a repicá-lo", relembra, aos risos.

Mas, na hora de cortar a franja, Maria "errou a mão", deixando-a curta demais na época.

"E foi exatamente quando apareceu o teste. Eu fiz e aprovaram o cabelo", recorda ela, que agora exibe uma franja um pouco mais comprida.

Além do visual exuberante, Maria carrega um sobrenome forte. Com origem catalã, Casadevall traduz a localização em que a família da atriz morava anos atrás. Seu avô costumava lhe contar histórias de seus ascendentes, que tinham uma casa perto do vale. Daí a formação do nome.

"Até hoje, temos um sítio lá que se chama Casadevall, tem os vinhos com esse nome também", explica. 
 

Outra faceta  
Maria ingressou na faculdade de Comunicação Social e estudou Jornalismo assim que concluiu o Ensino Médio. Dividindo-se entras aulas de teatro que fazia desde a adolescência e o então curso de comunicação – o qual frequentou durante um ano e meio –, ela se viu em dúvida quanto à carreira a seguir. Em busca de inspiração e ciente da necessidade de aprender um segundo idioma, aos 20 anos, foi morar na Austrália.

"Acho importante deixarmos nosso habitat natural. Lá, trabalhei em um café, onde eu fazia de tudo. Limpava chão, servia mesa, fazia o café, era caixa", enumera.

Na cidade de Melbourne, Maria conheceu algumas companhias de teatro, onde aproveitou para observar tudo.

"Retornei ao Brasil certa de que eu queria fazer teatro. Isso se tornou uma ideia fixa", conclui.

Desde então, Maria faz parte da companhia Os Satyros, em São Paulo, sua cidade natal. Apesar de atualmente não estar envolvida em nenhum projeto do grupo devido ao intenso ritmo das gravações de Amor à Vida, a atriz ressalta ser ainda integrante da trupe.

"Minha ligação com Os Satyros vai além de um projeto. Sempre que estou em São Paulo, vou correndo para lá", finaliza.   
    
Instantâneas

# Em São Paulo, Maria também trabalhou como vendedora de uma loja de roupas femininas para pagar alguns cursos de teatro que fez.

# Aos 22 anos, ela viajou sozinha para Paris, onde morou por alguns meses, para aprender francês.

# Maria se formou como atriz na escola de Wolf Maia, que dirigiu Lara com Z e, atualmente, comanda os trabalhos em Amor à Vida.

# Maria aproveitou histórias de amigas que, assim como sua personagem, não querem entrar em um relacionamento sério, para seu trabalho de composição.

Instagram

Instagram

  • #BBB18: Na tarde desta terça-feira (17), Ana Clara ganhou R$ 20 mil em barras de ouro e brothers receberam almoço especial
Foto: Divulgação/TV Globo
  • A cantora @simaria foi diagnosticada com tuberculose ganglionar. Ela se recupera e, na web, os fãs desejaram melhoras para ela. 
Foto: Reprodução/Instagram
  • É hoje! Quem deve sair do #BBB18: Família Lima ou Paula?
Divulgação/TV Globo
  • Bomba! Caetana morre, em #OOutroLadodoParaíso. Saiba detalhes em OFuxico! Foto: Divulgação/O Outro Lado do Paraso/TV Globo
  • @fabioassuncaooficial Assunção posta foto com @mariaaribeiro . Leia o que ele escreveu na legenda em OFuxico! Foto: Reprodução/Instagram
  • Em entrevista a OFuxico, Patrícia, do #BBB18, declarou: ‘Meus sentimentos pelo Kaysar mudaram’. Leia a entrevista dela em nosso site! Foto: Reprodução/Instagram
  • @Anitta e @WesleySafadão mandam recado para o OFuxico direto dos bastidores do clipe #Romance com Safadeza. Confira!

OFuxico