Notícias

07/07/2013 | 17h52m - Publicado por: Luana Borges/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Atriz de Flor do Caribe dá sua receita de comida japonesa

Mariza Marchetti vai para a cozinha e põe a mão na massa

Atriz de Flor do Caribe dá sua receita de comida japonesa - Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Mariza Marchetti é fã de comida japonesa. Tanto que a atriz, no ar como a Dra. Márcia de Flor do Caribe, chega a ir a duas vezes por semana em um restaurante típico. O gosto pela culinária do Japão, inclusive, surgiu cedo. Quando ainda era criança, ela observava os pais comendo os combinados de peixe cru e passou a experimentar. Primeiro, gostou do Hot Filadélfia – rolinho de arroz com recheio de salmão, cream cheese, cebolinha e gergelim, envolto por uma folha de alga e levemente frito. Aos poucos, passou a saborear outros pratos.

Atriz de Flor do Caribe dá sua receita de comida japonesa"Enquanto as crianças pediam para a mãe levar ao McDonald´s, eu pedia para a minha me levar em um restaurante japonês", recorda, aos risos.

Justamente por ser uma consumidora voraz de comida nipônica, Mariza resolveu aprender a preparar algumas coisas no restaurante Keyzen Lounge, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Como o sashimi de salmão – o famoso peixe cru – é um dos pratos preferidos de Mariza, ela escolheu começar por ele. A princípio, apenas cortar o peixe pode parecer fácil. Mas há uma técnica: fazer um movimento longitudinal, trazendo a faca para perto do corpo, evitando cortar como se estivesse serrando.

"O bom corte depende muito também de uma faca afiada", constata.

Outro sashimi que a atriz adora é o de peixe branco. Principalmente, se for acompanhado de fatias bem finas de limão, sem casca.

"É só comer o peixe junto com o limão. Fica maravilhoso!", avisa. 

Para o temaki – também conhecido como cone –, Mariza precisou de ainda mais habilidade. Misturou com as mãos o sashimi picado em pedaços pequenos com cebolinha e cream cheese. Em seguida, na alga esticada, colocou o arroz e a mistura feita anteriormente.

"Depois, eu enrolei o temaki. Na hora de colar a ponta da alga no final, eu usei um pouquinho de cream cheese. Fica fechadinho", surpreende-se ela, que também aprendeu a preparar o Califórnia, peça enrolada com arroz por fora, pepino, kani e manga. 

Durante o preparo, Mariza percebeu que o arroz japonês costuma grudar nas mãos. Para evitar que isso aconteça, é só molhar as pontas dos dedos em uma tigela de água.

"A faca também precisa estar sempre molhada", acrescenta ela, que já viu na experiência de aprender alguns pratos da culinária japonesa uma oportunidade de reunir os amigos em casa para um jantar.

"Eu mesma quero preparar", empolga-se.

A atriz também assume que é mais de comer do que de cozinhar. Mas, mesmo assim, de vez em quando, se arrisca na frente do fogão com receitas que busca na internet.

"Não é sempre que dá certo, mas fica gostoso", entrega ela, que evita preparar doces.

"Eu moro sozinha. Se for fazer doce, terei de comer tudo. Aí, complica, né?", indaga, bem-humorada.   

Enquanto saboreia as peças que preparou, Mariza aproveita para falar de sua personagem em Flor do Caribe. Por se tratar de uma médica, a atriz resolveu fazer um laboratório por conta própria. Mas logo se deparou com as dificuldades em conseguir autorização para visitar hospitais. Por sorte, conheceu um médico que também é ator em um curso de teatro. E com ele aprendeu sobre certos procedimentos, o que a ajuda bastante em suas sequências.

"O laboratório continua. Conforme recebo as cenas, vejo o que preciso fazer e telefono para o Dr. Peterson", conta.      

Sashimi de salmão
Ingredientes

500 g de salmão fresco

gengibre japonês moído

wasabi
 
Modo de fazer

Corte o salmão em um movimento longitudinal, trazendo a faca para perto do corpo. Evite cortes transversais. Cada corte deve ter aproximadamente 2,5 centímetros de largura por 4 centímetros de comprimento. Deposite-os em uma travessa. Tempere com gengibre e wasabi a gosto.

Temaki de salmão
Ingredientes

1/2 xícara de chá de arroz para sushi

50 g de salmão picado

40 g de arroz japonês cozido

Cream cheese

Cebolinha

Nori (alga)

Modo de fazer
Para fazer o arroz, lave bem meia xícara de chá de arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente. Coloque em uma panela e junte 1 xícara de chá de água. Deixe descansando por 30 minutos. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos. Em uma tigela, junte 1 colher de sopa de vinagre de arroz, 1 colher de chá de açúcar e meia colher de chá de sal. Misture até ficar bem dissolvido. Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula de madeira ou garfo molhado em água. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar. 

Misture o salmão picado com a cebolinha verde e o cream cheese. Reserve. Corte a folha de nori ao meio. Segure o nori com a mão seca e coloque o arroz no lado esquerdo. Espalhe o arroz cobrindo a metade esquerda da alga. Coloque o recheio na diagonal. Enrole pegando a ponta do canto inferior esquerdo com os dedos indicador e o polegar e leve até a extremidade superior esquerda do arroz. Vá enrolando com a mão direita até formar um cone. Use cream cheese para fechar.

Makimono Califórnia
Ingredientes

100 g de arroz para sushi 

1/2 folha de nori (alga)

50 g de cream cheese

Kani

10 g de pepino cortado em tiras

10 g de manga cortada em tiras

10 g de gergelim

Modo de fazer
Coloque a folha de alga sobre a esteira de bambu e distribua uma camada de arroz por cima de toda a extensão da alga. Polvilhe com gergelim. Vire a alga para cima, deixando o arroz em contato com a esteira. Adicione a manga, o pepino e o kani. Enrole o makimono com o auxílio da esteira, pressionando levemente para fixar bem o contedo. Corte o makimono em fatias de aproximadamente 2 cm e sirva em seguida.

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico