Notícias

29/03/2013 | 10h21m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Divulgação

Autor da bigrafia de Gretchen garante: "Ela tem muita coisa pra dizer"

Autores começam a separar material de obra sobre momentos pessoais da cantora

Autor da bigrafia de Gretchen garante: \

Muito trabalho é o que vão ter Gerson Couto e Fábio Fabrício Fabretti. Os escritores estão reunindo material para uma biografia pra lá de polêmica: a da cantora e rainha do rebolado Gretchen.

A dupla está em fase de captação de material e entrevistas para que a biografia seja a mais completa e que, além de contar a vida da cantora, também seja algo definitivo e que realmente agrade à ela e sua legião de fãs.

Em conversa com O Fuxico, Gerson contou um pouco de como é a preparação deste livro que está enchendo os autores de orgulho, por homenagear alguém tão querida pelo Brasil inteiro.

O Fuxico: De onde surgiu a ideia de escrever a biografia da Gretchen?

Gerson Couto: Eu e Fábio somos amigos e um dia perguntei a ele o que achava de montarmos um grande projeto: a biografia da Gretchen. Sempre gostei dela, pois tem uma historia singular na Música do Brasil, com seus 35 anos de carreira. É minha primeira biografia, estou bastante feliz e ao mesmo tempo apreensivo para ver o resultado final. O Fábio não, já fez muitas biografias coo a de Glória Pires, Neuzinha Brizola.

OF: E Gretcehn, como está? Autorizou isso tudo?

GC: Sim, autorizou e está bem empolgada. Conversamos direto com ela, apresentamos o projeto e ela gostou muito.

OF: E por que a Gretchen?

GC: Ela fez tanta coisa diferente, é uma marca em nosso país, de cantora, dançarina, de vida. Vamos poder contar segredos e bastidores da vida dela de forma imparcial. As pessoas terão informações que nunca souberam. Ela tem muita coisa pra dizer.

OF: O processo já está adiantado?

GC: A gente está coletando material, fazendo entrevistas com ela. Tudo bem no começo. O legal é que desde que as pessoas souberam dessa biografia, não passo uma semana sem receber materiais de fãs de todos os lugares, colaboram com fotos, cartinhas, textos, autógrafos, muita coisa. São pessoas que conheceram o trabalho dela quando tinham 10, 11 anos e hoje estão com 50 anos.

OF: Pretende pegar depoimento de amigos e artistas que conviveram com a Gretchen?

GC: Com certeza, pessoas do meio artístico, principalmente as que trabalharam com ela no passado. O que não vai faltar é gente famosa que esteve com Gretchen. Estamos primeiro estruturando tudo para fazer um bom trabalho. Estamos estudando as musicas dela, queremos um excelente trabalho.

OF: Gretchen é a rainha do rebolado...

GC: Ela tem esse lance sensualidade, de rebolado primeiro. Aliás, ela é a primeira, depois vieram as outras. Quando se fala em rebolado, a primeira palavra que vem à boca das pessoas é “Gretchen” (risos). Lembro de quando era criança e em todas as brincadeiras que rolavam prendas, sempre pintava alguém falando “imita a Gretchen” )(risos), É um marco.

OF: É uma biografia que vai ter muito material, não?

GC: Muito. Quanto mais falamos sobre ela, mais pessoas têm historias pra contar sobre ela. Uma coisa que me chamou atenção é intensidade dela, Gretchen não é indiferente a ninguém, com todo mundo ela mantém uma postura bacana. Ela é uma mulher que ou amam, ou odeiam.

OF: Vai ter tudo sobre ela, então podemos esperar coisas da vida pessoal, dos casamentos, da relação dela sobre a opção sexual da Thammy, cirurgias que já fez?

GC: Tudo. A ideia é apresentar o lado artista e lado mulher, os bastidores da vida dela, coisas que além de legal, é importante contar. Principalmente o mito de quantas vezes casou. Vamos contar o que realmente foi casamento e o que foi só namoro. Com a biografia damos um fim desta historia.

OF: Ela está curtindo o trabalho?

GC: Muito, está feliz com nossa proposta. Está em Portugal e em breve devemos nos encontrar. É um trabalho que causará muito barulho, somos muito sinceros e profissionais, é a primeira vez que terá uma reposta imparcial e será bom como artista, ser humano. Você não imagina a quantidade de fãs espalhadas que ela tem. Gretchen é uma artista do povo, muito querida. Estou empolgado e assustado com tanta historias, tanto material.

OF: E sobre as músicas que você citou estar estudando?

GC: Vamos resgatar a Gretchen cantora, as músicas. Ela tem vários discos gravados, vendeu mais de 12 milhões de discos. Além de trazer tudo sobre a vida, também no mesmo patamar, vamos mostrar as diferenças de sonoridade durante a carreira dela. Ela sempre teve ligação forte com a sensualidade, mas nunca foi algo gratuito, sempre foi cantando, gravando. Não gravou apenas uma musica e só. Apresentaremos coisas que a nova geração não conhece. Com algumas canções dela sendo resgatadas por bandas, muita gente jovem conhece, canta e sabe quem é Gretchen. Agora vão conhece-la a fundo.

OF: Vai ser um livro definitivo?

GC: Sim, pretendemos fazer isso. A menos que ela continue sua carreira, daí podemos pensar num segundo volume. Só garanto que vem muita historia por aí. Como ela mesma fala, pela primeira e única vez terá uma biografia. A ideia é fazer algo abrangendo tudo, algo que represente muito bem a vida dela. A obra promete!

OF: Já tem data de lançamento prevista?

GC: Ainda não temos uma data. Fabio acabou de entregar livro da Neuzinha Brizola e estamos coletando material, tem muita gente para entrevistar. Achamos que final do ano ou início do ano que vem. Eu estava trabalhando outro projeto e parei tudo para focarmos na Gretchen.

Sobre os autores

Gerson Couto é autor dos livros Hemisfério-Dorso e 3355 Situações Que Você Deve Saber Para Não Morrer Como Nos Filmes de Terror, prefaciado pelo cineasta José Mojica Marins. Também bailarino, dançou na última temporada do programa Amor e Sexo, apresentado por Fernanda Lima, na Rede Globo.

Fábio Fabrício Fabretti é autor das biografias de Jussara Calmon, Glória Pires (em parceria com Eduardo Nassife) e Neusinha Brizola (Em parceria com Lucas Nobre), além de outros trabalhos já publicados nacional e internacionalmente.

Thammy Miranda anuncia que está solteira
Gretchen apresenta seu namorado português na TV

Instagram

Instagram

  • O recado carinhoso de @luansantana a OFuxico, após receber o #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustão 📽@flaviacirino
  • @sterblitch vencedor na categoria Comédia do #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao, agradece os votos do público manda um recado super especial a OFuxico. Vem ver! 📽 @flaviacirino
  • @alexandrenero mandou uma mensagem aos leitores de OFuxico, após receber seu #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao. Confira! 📽 @flaviacirino
  • Emocionados após receberem o #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao @zenetoecristiano mandaram uma mensagem especial. Confira! 📽 @flaviacirino
  • @patriciapillar manda seu carinho aos leitores de OFuxico, após receber seu #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao. 📽 @flaviacirino
  • @leticiacolin venceu na categoria #AtrizCoadjuvante do #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao. Olha a mensagem que ela mandou! 📽 @flaviacirino
  • Vencedor como #atorrevelacao no #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao, @luislobianco mandou seu recadinho aos leitores de OFuxico. Vem ver! 📽 @flaviacirino

OFuxico