Notícias

02/04/2015 | 09h49m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Ag News

Autor diz que Roberto Carlos é o último censor de livros do país

Paulo Cesar de Araujo teve a biografia negada pelo Rei

Autor diz que Roberto Carlos é o último censor de livros do país - Ag News

Um debate realizado na Universidade de São Paulo (USP), na noite de terça (31) com o tema É Proibido Proibir, com a participação dos jornalistas e biógrafos Paulo Cesar de Araújo e Julio Maria, causou tititi nos corredores. Paulo Cesar teve a biografia Roberto Carlos Em Detalhes proibida pelo Rei em 2007, com 10 mil exemplares retirados de circulação. Já Julio lançou Elis Regina: Nada Será Como Antes, há duas semanas, no dia em que a cantora completaria 70 anos, com autorização dos três filhos dela.

No debate, os autores se centraram na discussão dos rumos das biografias no Brasil. Há um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional para regulamentar a publicação de obras do gênero, já aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda não votado pelo Senado.

“O momento é outro. Precisamos estar atentos e oficializar isso. Principalmente no meu caso. Como meu livro está proibido e todas as tentativas foram em vão, espero uma mudança na legislação ou uma brecha para tentar trazer o livro de volta. Ele é o último censor de livro no Brasil. É importante falar isso no dia 31 de março”, disse Araújo, sobre Roberto Carlos.

O historiador disse não acreditar numa mudança partindo do Congresso, mas apenas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que tem uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para julgar.

Roberto Carlos reúne memórias para lançar seu primeiro livro
Roberto Carlos almoça com direção da Globo e parte do elenco de Império

Instagram

Instagram

  • @tiagoabravanel faz um convite muito legal para os leitores de OFuxico . Assista! 🎥@flaviacirino
  • @negblack quer passar mensagens de amor e paz com sua participação no #Popstar. Vem ver o que ele disse durante a coletiva da atração! 🎥 @flaviacirino
  • Além de soltar a voz no #Popstar, @fafy.siqueira está preparando um show batizado de Divagando. 🎥 @flaviacirino
  • @samanthaschmutz disse, na coletiva do Popstar, que quer ser reconhecida também pelo seu talento como cantora. 🎥 @flaviacirino
  • @eri já pensa em chegar à final do #Popstar. Assista!
🎥@flaviacirino
  • A atriz Taís Araújo @taisdeverdade falou sobre seu trabalho como apresentadora da nova temporada do #Popstar, da Globo. Vem ver!!
🎥 @flaviacirino
  • Vem conhecer o elenco do #Popstar , que se reuniu com imprensa na tarde desta terça-feira (21)!
🎥@flaviacirino

OFuxico