Notícias

25/11/2016 | 14h24m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Fernanda Giusfredi/ Divulgação

Baterista da banda Instinto Animal fala sobre o lançamento do CD Vertigem a OFuxico

Show acontece nesta sexta-feira (25)

Baterista da banda Instinto Animal fala sobre o lançamento do CD Vertigem a OFuxico - Fernanda Giusfredi/ Divulgação

Em 2013, três rapazes decidiram inovar na música. Daí, se dedicaram a fazer rock de qualidade, inspirado em grandes bandas dos anos 70, mas com um toque contemporâneo, misturando metal, blues, dance music.

Surgiu então Instinto Animal, banda formada por Leo Fernandes (guitarra e vocal), Urso (baixo) e Dani Martins (bateria).

Nesta sexta-feira (25) o trio lança o primeiro CD, batizado de Vertigem, no Gillan’s Inn English Rock Bar, em São Paulo.

O baterista, Dani Martins, conversou com a reportagem de OFuxico para contar um pouco sobre a formação do grupo, os desafios da estrada, a experiência de entrar no disputadíssimo  mercado musical e o significado do nome da banda. Confira!

OFuxico - Quem teve a ideia de criar a banda e como foi a escolha dos integrantes, onde vocês se conheceram?

Dani Martins - Eu e o Léo tínhamos uma banda no ensino médio e, passando esse período do colégio, a banda acabou se desmanchando. No entanto, nós dois estávamos decididos a continuar fazendo música, e resolvemos começar uma banda do zero, com uma nova proposta. O Urso chegou para fechar o trio e, desde então, estamos aí fazendo o que amamos.

OF - Como foi misturar o rock dos anos 70 com uma pegada mais atual, criando esse som bem diferente do que a gente ouvia por aí?

DM -  Foi um processo bem natural, na verdade! O interessante é que, embora nós tenhamos influências em comum, ao mesmo tempo cada um de nós ouve sons bem distintos um dos outros, o que acaba, de certa forma, dando essa cara para a banda e para o nosso som.

OF - Uma peculiaridade de cada um dos integrantes...

DM - Eu comecei a tocar bateria bem cedo, com 6 anos de idade, mas só comecei a pensar em viver de música com 17, 18 anos, época que eu também aprofundei meus estudos sobre o instrumento. Quando começou a estudar música, o Léo só queria tocar guitarra. Foi seu pai quem insistiu para que ele cantasse, comprando, ao invés de um amplificador de guitarra, uma caixa de som que tivesse entrada para guitarra e para microfone. O primeiro instrumento do Urso foi a guitarra e, logo em seguida, ele também começou a estudar baixo, mas como a banda do irmão dele precisava de um baixista, ele acabou deixando a guitarra de lado e focando no baixo.

OF - E a chegada ao mercado da música, como foi entrar nesse mundo disputado e como aconteceu a aceitação do público?

DM -  Cada passo foi uma experiência diferente: primeiras apresentações, primeiros shows importantes, entrevistas, gravações, contato com pessoas do meio artístico. Nós sempre mantemos o pé no chão, porque o próprio meio nos ensinou isso. Nada vai acontecer de uma hora para a outra  e o ramo é bem difícil, com caminhos árduos, onde é necessário ter muita dedicação, esforço e trabalho. Mas pelos lugares que nós temos passado a receptividade é muito boa, as pessoas têm gostado do nosso som e estamos construindo nossa base de fãs pouco a pouco.

OF - Quais as influências musicais que a banda tem?

DM - As influências que são comuns a nós três são basicamente os gigantes dos anos 70, como Black Sabbath, Led Zeppelin, Cream, Jimi Hendrix, Deep Purple e mais um monte de bandas que vão formar uma lista interminável aqui. Ainda dentro do rock, mas bandas mais atuais, nós gostamos muito de ouvir Rival Sons, Blues Pills, Alice in Chains, The Graveltones, The Mars Volta, Queens Of The Stone Ages e, novamente, mais uma infinidade de bandas, mas essas citadas são as principais, creio eu. No cenário nacional, a gente se liga muito em Far From Alaska, Ego Kill Talent, Boogarins, Inky, Scalene, nossos amigos da Lusco Fusco, Hammerhead Blues, Leeds, e uma porrada de bandas que vamos conhecendo nessa caminhada. Além de todas essas, nós também temos nossas influências individuais, como foi citado a cima. Ouvimos gêneros que vão do jazz, blues, música eletrônica, passando por reggae, MPB e até música POP, todos esses gêneros e bandas formam nosso acervo musical.

OF - Todas as músicas do CD Vertigem são composições próprias ou existem regravações?

DM - Todas as 11 faixas presentes no Vertigem são composições próprias, sendo 9 faixas inéditas e 2 faixas que já estavam presentes no EP que lançamos em 2014.

OF  - Por que o Nome Instinto Animal?

DM - Nós queríamos um nome que representasse de fato o que a banda significa para gente. Instinto Animal é um estado de consciência intrínseco ao ser humano, algo natural e indissociável, afinal, embora racionais, também somos animais. É como nos sentimos em relação às nossas músicas, é uma criação que vem naturalmente de nós, e está verdadeiramente em nós. É o nosso instinto.

Serviço:
Banda Instinto Animal lança o CD Vertigem
Data: Sexta-feira (25/11)
Horátio: 21h
Local: Gillan’s Inn English Rock Bar - Rua Luiz Dumont Villares, nº 628- Jardim São Paulo
Telefone para informações: (11) 3129 8710
Participações especiais: Lusco Fusco e Os Três Guitarristas- Nuno Mindelis, Sergio Hinds e Luis Carlini

Instagram

Instagram

  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio
  • @thaeme anunciou que está grávida de seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário Fabio Elias. Leia mais em #OFuxico!
  • @alok passou por um belo de um susto, ainda durante o último fim de semana. Tudo porque o avião que transportava o DJ saiu da pista, durante a decolagem, em Juiz de Fora. Confira mais em #OFuxico
  • @diegocgrossi e @francielegrossi foram afastados do @powercouplebrasil, após o rapaz discutir com Anderson, marido de @muniknunes. Saiba mais clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/Record TV
  • Nesta segunda-feira (21), o @kensingtonroyal divulgou novas fotos oficiais do casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle. Confira mais em #OFuxico
  • Morreu, aos 24 anos de idade, a modelo e digital influencer @almeidanara, que lutava contra o câncer. Leia mais em #OFuxico
  • Oficialmente casados! 👰🏻💍❤ Quer saber todos os detalhes do casamento mais esperado do ano? Leia tudo no site OFuxico! (Foto: Reprodução/Instagram/@kensingtonroyal)

OFuxico