Notícias às 10:24

Berta Loran quer voltar a atuar

Ag News
Quem assistiu ao Fantástico, revista eletrônica exibida na Globo, no último domingo (10), matou um pouco da saudade de Berta Loran. A veterana atriz de 89 anos terá um quadro na atração, ao lado de Elke Maravilha e Vilma Nascimento, porta-bandeira da Portela que é um ícone do carnaval carioca. O trio aparecerá em cena ajudando jovens a resolver questões do dia a dia.

Berta, cujo trabalho mais recente foi uma participação na série Por Isso Sou Vingativa, do Multishow, disse em entrevista ao jornal O Globo que gostaria de trabalhar mais e fazer um personagem cômico numa novela.

"Sou aposentada pela TV Globo, mas não me chamam para nada. Estou louca para trabalhar", disse ela, que esteve nas novelas Cordel Encantado e Cama de Gato.

No ar também na reprise da Escolinha do Professor Raimundo – na qual trabalhou por mais de dez anos e ficou famosa pela personagem Manoela D'Além Mar, uma portuguesa – e do Viva o Gordo, exibidos pelo canal Viva, Berta comemora. 

"Eu andava esquecida, o público nem se lembrava de mim. Agora, não posso mais sair na rua que as pessoas me reconhecem. Dizem: 'olha lá a portuguesa'. Estou adorando. Ator tem que falar com os fãs".

Polonesa, ela veio para o Brasil com a família, aos 10 anos, fugida da guerra. Aqui, começou a trabalhar como atriz em companhias de teatro judaico, onde conheceu o primeiro marido, Suchar Handuff. Quando se casaram, ela tinha 20 anos e ele, 51. Foram juntos para Buenos Aires e viveram cerca de dez anos juntos, até que ela resolveu ir para Portugal.

Apesar de estar separada há mais de uma década de Suchar, ela o ajudou por muitos anos. Só se divorciaram quando Berta retornou ao Brasil. Aos 37 anos, a atriz se casou novamente, com Julio, que conheceu através de sua irmã.

"Tínhamos a mesma idade, ficamos juntos por 22 anos. Mas ele era muito mulherengo. E eu trabalhava demais, ficava muito tempo na rua. Me separei aos 62 anos e nunca mais quis saber de homem. Gosto mesmo é do meu trabalho".

Notícias Relacionadas