Notícias às 11:42

Beto Carrero apóia chimpanzé que luta por liberdade

Divulgação

Há alguns dias, o grupo de ambientalistas do GAP (Projeto dos Grandes Primatas) tenta remover um chimpanzé, batizado de Alemão, do Parque Ecológico de Americana, no interior de São Paulo. O bicho vive por lá há 15 anos, mas os profissionais querem transferi-lo para o Santuário dos Grandes Primatas de Sorocaba.

O animal é esperto e não deixou que nada de mal lhe acontecesse, fugindo de dardos com sonífero e reagindo a doses de tranqüilizante colocadas em seu suco. Beto Carrero, o cowboy brasileiro, riu muito do que Alemão aprontou para não sair de sua “casa”, e apóia a atitude do mesmo.

“O Alemão está certo. Errado estão as pessoas que querem tirá-lo de um lugar onde ele está acostumado e vive bem, em contato com a natureza, para levar a outro, onde o ambiente é diferente e servirá para estudo.  Os ambientalistas tentaram seda-lo de todas as formas, mas ele resistiu bravamente. Chegou até se esconder atrás de um tapume, o que ocasionou o cansaço dos homens e o vencimento  da GTA (Guia de Transporte Animal) que agora terá de ser renovada junto ao Ibama”, disse Beto a OFuxico.

Motivos
Comenta-se que o dono da GAP é proprietário de uma indústria farmacêutica, que tem por objetivo declarado apossar-se de todos os chimpanzés do Brasil, por saber do valor comercial do animal e que também é o bicho que tem DNA que mais se assemelha ao do ser humano, o que ajuda nas pesquisas farmacêuticas. Ele já reuniu quase 40 chimpanzés em um terreno de Sorocaba, local inclusive que não tem a aprovação de biólogos e veterinários. Alemão teve mais esta chance de permanecer livre, em sua Ilha.

”O triste é pensar até quando ele poderá ser livre assim. É triste ver esse comportamento do homem, querendo tirar um animal de seu habitat para pesquisas, trancafiando-os em lugares onde ficarão tristes, deprimidos e poderão chegar até a morte”, concluiu Carrero.

Notícias Relacionadas