Notícias

02/12/2013 | 19h57m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Getty Images

Bob Dylan é processado por racismo na Croácia

O cantor fez uma comparação entre os croatas e os nazistas em 2012

Bob Dylan é processado por racismo na Croácia - Getty Images

Sempre sendo um forte aliado do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, principalmente na década de 1960, agora o cantor Bob Dylan está sendo processado por racismo na Croácia.

Representantes do Conselho de Croatas na França fizeram uma queixa na polícia contra uma entrevista dada em 2012, onde Dylan fazia uma comparação entre croatas e nazis. “Os comentários de Dylan foram um incitamento ao ódio”, afirmou o secretário do grupo, Vlatko Maric, acrescentando que o Conselho está à espera de um pedido de desculpas.

A polémica surgiu há mais de um ano, numa entrevista que Dylan concedeu ao jornalista Mikal Gilmore, da revista Rolling Stone. Entre os vários assuntos abordados na conversa, a escravatura e o racismo foram temas e a Guerra Fria entre a Sérvia e a Croácia foi um dos temas conversados.

“Os Estados Unidos é todo embaralhado na questão da cor de pele. Os negros sabem que alguns brancos não queriam desistir da escravatura, e que se estivessem à vontade eles estariam ainda no tronco. Se você tem um senhor de escravos ou Ku Klux Klan no sangue, os negros conseguem sentir. Isso continua assim até hoje. Tal como os judeus conseguem sentir sangue nazista e os sérvios podem perceber o sangre croata”, afirmou.

Logo após a publicação da entrevista, algumas estações de rádio croatas baniram as canções de Dylan da programação. “Não temos nada contra a revista Rolling Stone ou Bob Dylan como cantor. Mas não se pode comparar os crimes da guerra croata com todos os outros croatas”, afirmou Maric.

Há um mês, Bob Dylan foi condecorado em França com a ordem da Legião de Honra pela ministra da Cultura no país, Aurélie Filippetti.

“Você representa melhor do que ninguém, aos olhos da França, esta força subversiva da cultura que pode mudar as pessoas e o mundo”, declarou Filippetti, entregando a condecoração de cavaleiro da Legião de Honra ao cantor norte-americano, de 72 anos.

Bob Dylan deve perder o casamento da filha
Aos 72 anos, Bob Dylan é condecorado na França
Bob Dylan produziu apenas 100 cópias de seu novo álbum
Jornalista que mentiu sobre Bob Dylan pede demissão
Bob Dylan é condecorado na Casa Branca

Instagram

Instagram

  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio
  • @thaeme anunciou que está grávida de seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário Fabio Elias. Leia mais em #OFuxico!
  • @alok passou por um belo de um susto, ainda durante o último fim de semana. Tudo porque o avião que transportava o DJ saiu da pista, durante a decolagem, em Juiz de Fora. Confira mais em #OFuxico
  • @diegocgrossi e @francielegrossi foram afastados do @powercouplebrasil, após o rapaz discutir com Anderson, marido de @muniknunes. Saiba mais clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico