Notícias às 09:19

Camila Morgado e Fernanda Montenegro ainda colhem prêmios por Olga

Felipe Panfili

Por suas atuações em Olga, Camila Morgado e Fernanda Montenegro foram eleitas pelo voto direto de quase 50 mil clientes da rede de videolocadoras 100% Vídeo – que dá título à premiação –, como as melhores protagonistas e coadjuvantes das produções do cinema nacional de 2005, lançadas em vídeo. Jayme Monjardim ganhou o prêmio 100% Vídeo de melhor diretor, também por seu trabalho no longa que retrata a biografia da judia casada com o líder comunista brasileiro Luis Carlos Prestes, e foi entregue pelo governo de Getúlio Vargas à polícia nazista de Hitler, baseada no livro de Fernando Moraes.

Os eleitores escolheram Dois Filhos de Francisco como o melhor filme e ainda conferiram ao filme dirigido por Breno Silveira mais dois prêmios 100%Vídeo: o de melhor ator, a Ângelo Antônio, e o de revelação, ao adolescente Dáblio Moreira. O prêmio de melhor ator coadjuvante foi para Lázaro Ramos por sua atuação em Meu Tio Matou Um Cara.

Camila e Fernanda receberam seus troféus em jantar realizado na noite de segunda-feira,( 9 ), no restaurante carioca Satyricon, em Ipanema, zona sul. Ambas concordaram que o 100%Vídeo tem um sabor especial, justamente pela forma como é conferido, ou seja, através de votação popular, provando a força do cinema nacional.

“É muito bom sentir como o filme transformou a biografia de Olga numa história para o grande público. É a comprovação do poder do cinema e da tevê. Um prêmio como esse tem mesmo um sabor diferente, porque são os espectadores que viram a gente atuando quem deram seus votos. Recebo o 100%Vídeo com muito carinho”, diz Camila Morgado.

Para Fernanda Montenegro o sabor especial vai além do prazer pessoal de ter mais uma atuação sua reconhecida pelo público: “Um prêmio concedido por quase 50 mil pessoas é especial porque possibilita a produção de filmes e a industrialização do nosso cinema. É o público marcando presença, seja indo às salas de projeção ou alugando nossos filmes nas locadoras.”
Camila concorda com Fernanda:  “É a prova de que uma coisa não exclui a outra. Eu mesma já vi filmes no cinema e depois aluguei para ver em casa. A videolocadora não interfere na ida à sala de exibição, que tem seu encanto, seja pelo tamanho da tela, por ser em película, enfim, o cinema enquanto espaço físico também é um ritual.”

100%Vídeo

O 100%Vídeo premia anualmente as melhores produções cinematográficas e profissionais do cinema nacional. Concorreram ao troféu filmes lançados em vídeo em 2005. O público votou em sete categorias: melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, maior revelação, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante. A eleição dos melhores foi feita através do site da empresa – www.100video.com.br -, que é a maio rede brasileira de videolocadoras, presente em 16 estados e com 82 lojas, e por meio das cédulas distribuídas  na revista 100% Vídeo. No total, cerca de 50 mil pessoas participaram da votação.

Notícias Relacionadas