Notícias

12/01/2013 | 10h50m - Publicado por: Marcio Maio/ TV Press para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Carla Marins recorre à psicanálise para viver mãe de adolescente

Atriz conta que personagem é bem distante de sua vida real

Carla Marins recorre à psicanálise para viver mãe de adolescente  - Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Experimentar a maternidade trouxe várias mudanças à carreira de Carla Marins. Mas a principal delas talvez seja a forma como a atriz explora essa característica em suas personagens. Prova disso é que fez questão de contar com o auxílio da psicanálise assim que foi escalada para viver a retraída Alice de Malhação. Isso porque, embora seja mãe de uma criança, ela assume que, sem essa ajuda, talvez fosse mais complicado encontrar a profundidade que os conflitos que envolvem a tradutora e o filho, o mocinho Dinho, papel de Guilherme Prates, exigem.

"É um universo muito distante do meu. Precisava achar outra pegada e esse seria o melhor caminho. Não cabe em qualquer personagem, mas ali eu senti que funcionaria bem", justifica.

Carla Marins recorre à psicanálise para viver mãe de adolescente em MalhaçãoOutro detalhe que ajudou Carla na hora de construir Alice foi a caracterização. Seu último trabalho na televisão foi a dissimulada Amanda, participação especial que a atriz foi convidada a fazer em Morde & Assopra e acabou estendida até os últimos capítulos da novela. Naquela época, vivia uma vilã que se aproveitava da boa forma física. Mas agora, na pele de uma dona de casa e mãe, Carla preferiu relaxar e, assim, ganhar um corpo que se aproxima mais da realidade de Alice.

"Não cheguei a tentar engordar, mas deixei de estar obcecada com isso. Também parei de pegar sol e escureci o cabelo", explica.  

Na história, Alice é uma quarentona que, depois da separação, passou muitos anos sem se relacionar com ninguém. Com isso, se dedicou demais apenas ao filho e ao trabalho de tradutora, exercido em sua própria casa. A situação só começa a mudar depois que o garoto engata um namoro e, ironicamente, ela reata com o ex-marido. Com direito até a uma gravidez não planejada.

"É legal esse espaço maior que estão dando para personagens adultos. Muita gente acha que 'Malhação' é feita para jovens e crianças, mas pesquisas mostram que mães e avós são 60% do público que assiste", valoriza. 

Hoje com 44 anos, Carla sempre aparentou menos idade. Por isso, só experimentou atuar como mãe de um adolescente em Pé na Jaca, aos 38 anos, quando viveu a sonhadora Dorinha. E essa maturidade cênica parece ter motivado a atriz a marcar presença em novos trabalhos na tevê. Antes, passou cinco anos fazendo aparições rápidas em pequenas participações e se dedicando aos palcos e ao curso de Teoria do Teatro, que ainda pretende finalizar na UniRio. Mas, depois do retorno na trama de Carlos Lombardi sua ltima novela tinha sido Porto dos Milagres, em 2001 –, já atuou no seriado Faça a Sua História e na novela Morde & Assopra" na Globo, e também em Uma Rosa Com Amor, que protagonizou no SBT, em 2009.

"É difícil fazer televisão direto. Novela é um compromisso longo demais e o ator precisa, em algum momento, parar e se 'limpar' dos resquícios de outros personagens. O teatro me ajuda muito nisso e a faculdade também", opina.  

Viagem ao passado

Trabalhar ao lado de muitos jovens faz com que Carla se lembre de uma fase importante de sua carreira. Junto com Regina Duarte, ela protagonizou História de Amor, novela de Manoel Carlos que abordava a difícil relação entre a mãe Helena e sua filha, Joyce. Na trama, a adolescente rebelde engravidava do namorado aos 17 anos e, com isso, mudava a vida de todos na família. Sendo que, na época, Carla tinha 10 anos a mais que sua personagem.

"A maior preocupação era tornar aquilo possível. Então, decidi engordar um pouco e optamos por um corte de cabelo curto e bem cacheado. Dava um ar mais juvenil", recorda. 

Curiosamente, a atriz começou a gravar suas cenas na mesma época em que Malhação estreava na Globo, em 1995. E Carla acredita que, de lá para cá, as dificuldades de relacionamento entre pais e filhos aumentaram. Com isso, se tornaram mais ricas na teledramaturgia.

"Ter autoridade sobre um adolescente é ainda mais complicado atualmente. E acho um assunto muito sério falar sobre essa falta de limites que a gente vê. Ainda mais agora, que também sou mãe. É bem diferente explorar isso em cena quando você começa a viver um pouco daquela realidade", avalia.  

Instantâneas

# Carla Marins foi capa da edição de aniversário da revista Playboy em 1992. Na época, fez as fotos em Cancun, no México. 

# Aos 14 anos, a atriz foi escolhida para fazer o papel principal da peça O Boi e O Burro a Caminho de Belém, de Maria Clara Machado. Sua primeira aparição na tevê foi em um comercial do Mc Donald's, dois anos depois. 

# A primeira novela de Carla Marins foi Hipertensão, em 1986. O convite para fazer os testes para interpretar Carola veio na escola de Wolf Maya, onde Carla fazia um curso de interpretação. 

# Antes de decidir se dedicar à carreira artística, Carla pensava em fazer faculdade de Medicina e se especializar em Pediatria. 

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico