Notícias

08/12/2005 | 08h00m - Publicado por: Elba Kriss | Foto: Reprodução

Celebrações marcam aniversário de 25 anos da morte de John Lennon

Celebrações marcam aniversário de 25 anos da morte de John Lennon - Reprodução

8 de dezembro. Uma data lembrada por muitos. Neste mesmo dia, há 25 anos, John Lennon era assassinado em Nova York, nos Estados Unidos.

Conhecido como cantor, compositor e guitarrista, Lennon é um dos ícones musicais do século XX, e suas canções estão freqüentemente no ranking musical de melhores músicas do século XX.

Em meio a tantas celebrações e saudosismo, o Museu Cidade da Música, no Parque de la Villette, em Paris, está abrigando uma exposição que retrata momentos marcantes da história do ex-Beatle.

John Lennon - Unfinished Music reúne fotos, filmes e vídeos, roupas, instrumentos musicais, manuscritos originais de canções, além de desenhos, colagens e outros objetos do músico.

A mostra na Cidade da Música do Parque de La Villette fica em cartaz até o dia 25 de junho do ano que vem.

Filme

O assassinato de John Lennon será tema de um filme de Hollywood, dirigido por Jarrett Schaeffer. O longa que ganhou o nome de Chapter 27 narrará as últimas horas de Lennon.

Jared Leto fará o papel de Mark David Chapman, o fã que assassinou o cantor. Linsay Lohan também está no longa e irá interpretar uma fã, que fica amiga de Chapman. As filmagens começam em janeiro, em Nova York.

No Brasil

No Brasil, o canal de TV por assinatura GNT irá exibir o documentário Eu Matei John Lennon. A exibição acontecerá no domingo, dia 11, para segunda, dia 12, às 0h30.

O documentário foi produzido pela inglesa Channel 4, e dirigido pelo irlandês David Harvey. A produção é baseada numa entrevista de 40 horas com Mark David Chapman, o homem que matou John Lennon, ao jornalista e escritor Jack Jones. A entrevista foi realizada em 1991 na prisão de Attica, em Nova York, onde Chapman cumpre prisão perpétua pelo crime.

Ao relembrar o momento do assassinato, em 08 de dezembro de 1980, Chapman descreve-se como "um trem sem freio" e afirma que nada poderia detê-lo ante sua determinação de acabar com a vida do ex-Beatle.

"Escutei uma voz que me dizia: faça isso, faça isso. E, ao vê-lo passar, peguei o revólver e apertei o gatilho cinco vezes seguidas", disse.

Aliás, desde o início do mês, o canal exibiu uma série de atrações especiais para relembrar o músico.

Nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 21 h, a GNT exibe Os Segredos dos Beatles. O documentário narra a trajetória da banda e aborda os escândalos envolvendo os integrantes da banda, como a suposta homossexualidade de John Lennon, a causa do suicídio de Brian Epstein, as traições de Paul McCartney, as brigas pela liderança, a revolta com a presença de Yoko Ono e o fim do grupo.

John Lennon

Nascido em 9 de outubro de 1940 em Liverpool, Inglaterra, Lennon foi batizado como John Winston Lennon. Casou-se pela primeira vez em 1962 com Cyntia Powell, sua namorada nos tempos de Liverpool, com quem teve um filho, Julian, em 1963.

Em 1966, John conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Pouco depois, ela o procurou para financiar uma exposição sua e logo eles passaram a viver juntos.

Quando o fim dos Beatles foi anunciado oficialmente em 1970, Yoko foi acusada por muitos fãs como sendo a causadora do fim dos Beatles.

Em 1971, John atingiu o sucesso com o álbum Imagine, e a faixa título faz muito sucesso e torna-se um hino à paz no mundo inteiro.

Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova York, o edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por uma rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em frente ao Dakota.

O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou atirando em John Lennon com um revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

Morria então Jonh Lennon, aos 40 anos de idade. 

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico