Notícias às 14:34

Celso Russomanno quer tentar a prefeitura de São Paulo de novo

Reprodução

Celso Russomanno é categórico: “Se não estiver bom para ambas as partes, entro em ação”.

Em conversa com O Fuxico, Celso conta um pouco de seu dia-a-dia, principalmente depois que entrou para a equipe do Programa da Tarde, da Record, onde comanda o quadro Patrulha do Consumidor. Também afirmou que pretende voltar a se candidatar à prefeiura de São Paulo, falou do tempo que curte a filha caçula, a pequena  Katherine, de 7 meses  e contou que mantém o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor com dinheiro do próprio bolso.

O Fuxico: Você ajudou a compor o Código de Defesa do Consumidor, não é?

Celso Russomanno: Fui o relator do substitutivo, das modificações do Código.

OF: O que o fez se empenhar tanto em defesa do consumidor?

CR: Foi com a morte da minha mulher, a Adriana (Torres Russomanno, morta em 1990, com com infecção generalizada decorrente de meningite), por falta de atendimento médico. Desse momento em diante, comecei a denunciar a morte dela, que virou reportagem internacional. Além disso, tive um programa chamado Circuito Night and Day (Gazeta) e na atração, que era de variedades, comecei a mostrar casos de imprudência, perícias etc. Por conta da audiência,  o SBT me chamou para ser um dos criadores do Aqui Agora. Daí comecei meu trabalho em defesa do consumidor.

OF: Quando criou o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC)?

CR: Foi em 1995, fica na Rua Pedrália , em São Paulo.

OF: Quantas pessoas vocês atendem por lá, normalmente?

CR: Cerca de 100 pessoas por dia e gratuitamente. Tenho uma equipe especializada para atender todos os casos e eu dou suporte a estes atendimentos.

OF: Como é mantido o INADEC?

CR: Mantenho ele do meu bolso e não cobramos nada das pessoas que nos procuram.

OF: É difícil fazer esse trabalho?

CR: Não é fácil, pois muita gente me procura, me para nas ruas, onde quer que eu vá. Dou atenção a todos, sempre e percebo que as pessoas me olham como a solução de algum problema e me sinto na obrigação de ajudar. Isso virou meu trabalho de vida, não dá para voltar atrás. E quero atender a todos, com carinho, paciência.

OF: Como seleciona os casos que vão para a TV?

CR: Tenho assistentes para me ajudar. As pessoas procuram por carta, email, telefonemas e minha equipe seleciona tudo. Para o programa de TV eu escolho os casos pessoalmente, vejo quais os mais urgentes, chamo para o programa, ele conta o caso e daí por diante é comigo.

OF: Você pretende se candidatar à prefeitura  de São Paulo novamente? (ele foi candidato nas eleições de 2012, sendo o terceiro mais votado pelo partido PRB, com 21,6% dos votos).

CR: Pretendo sim, claro. Serei candidate e sempre estarei visando defender e ajudar o consumidor.

OF: Com tanto trabalho assim, dá tempo de curtir a família?

CR: Sempre dá! Claro que o tempo é menor, mas consigo curtir minha esposa, Lovani, o Celsinho (10 anos) e a caçulinha Katherine, que tem 7 meses. Além disso, minha filha mais velha, do meu primeiro casamento, a Luara, tem 25 anos e se casa ainda este ano.

Celso Russomanno organiza festa do filho
Celso Russomano recebe famosos no aniversário de seu filho
Celso Russomano vai à delegacia reconhecer objetos roubados

Notícias Relacionadas