Notícias

22/02/2006 | 18h51m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Divulgação/TV Globo

Chico Anysio sobre o papel em Sinha Moça: 'Não fui convidado, eu me ofereci'

Chico Anysio sobre o papel em Sinha Moça: 'Não fui convidado, eu me ofereci' - Divulgação/TV Globo

Que o Brasil não tem memória, isso todo mundo já sabe. Mas não valorizar os talentos que ainda podem colaborar com a nossa cultura, é cruel. Em entrevista à reportagem de OFuxico, Chico Anysio - um dos maiores talentos da história do humor da tevê brasileira - faz revelações surpreendentes sobre a atual situação a qual, vergonhosamente, ele se vê obrigado a se submeter.

O artista, que já protagonizou programas de sucesso e prestígio dentro da programação da Globo, como o Chico Total e a Escolinha do Professor Raimundo, hoje bate à porta dos diretores e autores, em busca de trabalho. Foi o que ele admitiu ter feito para entrar no elenco da novela Sinhá Moça, após ter saído do infantil Sítio do Picapau Amarelo. Ainda nessa entrevista, o artista diz que, antes de obter o papel na trama de Benedito Ruy Barbosa,  procurou parentes que hoje possuem posições de comando na Globo, sem sucesso.

Sítio não foi uma boa experiência

Muita gente acredita que Chico estava revoltado por ter sido “deixado” no elenco fixo do infantil, mas ele garante que isso não aconteceu. Ao contrário. Dispensado na nova temporada da atração, Chico diz que lamenta não ter continuado no infantil.

“As crianças com menos de 13 anos desconhecem o Chico Anysio. Mas sabem quem é o Dr. Saraiva. Isso me encantou de uma maneira sem igual, a pureza da petizada, sem querer ser piegas. Já que o humor, para mim, não tem mais valor, estava bem ali no sítio. Só que não tinha espaço pra mim”, contou o artista a OFuxico.

Experiência não valorizada

Os anos de carreira, ele afirma, não contam muita coisa na sua trajetória. Com a saída do programa matinal, Chico começou a procurar novas oportunidades. E nem mesmo em família conseguiu guarida.

“Vi que havia duas produções novas, a novela do Wolf Maia, onde a Cininha de Paula vai trabalhar, e Sinhá Moça. Falei com a Cininha, pedi que ela me encaixasse no elenco da novela Cobras e Lagartos (próxima trama das sete da Globo, que ela irá dirigir), ela disse que ali não tinha vaga pra mim. Não perdi tempo, fui pedir pro Benedito (Ruy Barbosa, autor de Sinhá Moça) e pro Ricardo Waddington (diretor do folhetim). Não fui convidado, eu me ofereci. Preciso fazer um trabalho qualquer para ganhar meu salário mensal”, desabafou Chico.

Humor, nunca mais

Os 209 personagens que Chico criou ficarão na lembrança. O artista não pretende retomar as atividades humorísticas. Para ele, sua missão já foi cumprida.

“Eu fui tirado da comédia, não volto mais. Se me chamassem pra fazer o Chico Anysio Show, eu não aceitaria. Não tenho paciência de fazer 12 personagens, maquiagens diferentes, gravar 48 cenas. Vou fazer 75 anos, e não tenho mais nada a declarar ao humor. Quem gostou, gostou, quem viu, viu. Não quero mais entrar no Zorra Total, não faz minha cabeça. Quando estive lá, com o personagem Azambuja, coloquei um bordão, que é a mais pura verdade, ele dizia: ‘estou deslocado’. É como me sinto ali. Não gosto. Estou em cartaz com o Tom Cavalcante, com o espetáculo Chico.Tom, e está sendo ótimo”, disse.

Embora não pense em voltar a fazer o público rir, Chico fala com carinho de suas criações.

“De todos os personagens, tenho um carinho especial pelo Professor Raimundo. Foi o primeiro que fiz no rádio e na tevê, foi o personagem que me abriu portas e revelou grandes artistas como Costinha, Castrinho, Cláudia Rodrigues e Heloísa Perissé”, destaca.

Sinhá Moça, uma nova chance

Chico garante que não gosta de novelas, mas a necessidade o levou a buscar uma delas. Em Sinhá Moça, próxima novela das 18h na Globo, ele será o abolicionista Everaldo, um fazendeiro que vive sob a influência política do Barão de Araruna (Osmar Prado), que terá problemas com o filho, Mário (Caio Blat), que vai se envolver com uma escrava.

“As pessoas acham que comediante não pode fazer outra coisa, mas quem faz outra coisa é que não pode fazer comédia. A comédia é mais difícil. Sempre fui natural no meu modo de representar. Não assisto novelas, não gosto. Só vi um pedaço de Terra Nostra porque eu entrei no meio da história, queria me situar. Agora estou tendo essa oportunidade, que eu busquei”, disse Chico Anysio em seu emocionante depoimento a OFuxico.

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico