Imprimir

Notícias

13/09/2017 | 15h28m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Manuela Scarpa/Brazil News e Reprodução YouTube

Cida Moreira sobre o longa Deserto: ‘Uma aventura árdua e esplêndida'

Filme estreia nos cinemas nesta quinta-feira (14)

Cida Moreira sobre o longa Deserto: ‘Uma aventura árdua e esplêndida' - Manuela Scarpa/Brazil News e Reprodução YouTube
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Estreia nesta quinta-feira (14) o longa Deserto, dirigido por Guilherme Weber - estreando na direção -, estrelado pelo veterano ator Lima Duarte, a cantora e atriz Cida Moreira, Magali Biff, Marcos Rosário e Pietra Pan.

O filme conta a história de um grupo de artistas que viajam apresentando um espetáculo pelo Sertão brasileiro. Mas, cansada da vida de nômade, a trupe decide se instalar em uma pequena cidade abandonada, e ali fundar a sua própria comunidade. Eles experimentam pela primeira vez uma outra forma de estar na sociedade, mas para que consigam conviver em harmonia, essas pessoas terão que enfrentar os desafios de viver um novo estilo de vida.

Em uma entrevista para o 3 Sinais, Weber falou como houve o despertar para a criação do longa:

"Foi a leitura do romance mexicano Santa Maria do Circo. Naquela história encontrei o ponto de partida para o filme que eu queria fazer. Então a partir daquela primeira impressão escrevi o roteiro de Deserto. Mais do que um processo de adaptação, a criação de uma nova história, sobre os atores e sobre o Brasil. Saiu o universo circense do livro e entrou o meu universo e paixão, o teatro. Depois a ideia de colocá-los no sertão brasileiro, o complexo mais renitente de nossa cultura e imaginário. E de uma maneira muito íntima, uma reflexão sobre a ocupação de uma cidade e através dela, a alegoria sobre a criação do Brasil".

OFuxico conversou com a cantora e atriz Cida Moreira, que dá um banho de interpretação com sua personagem Valquíria, chamada por ela mesma de "maldita", que contou um pouco sobre a esperiência de rodar o filme no sertão da Paraíba e também sobre o trabalho com toda a equipe. O longa também traz canções de Cida em sua trilha.

“Deserto foi feito em 2014 no interior da Paraíba. Fomos convidados pelo Guilherme (Weber, ator e diretor) em 2013. Foi uma aventura muito forte, muito árdua fisicamente, 55 dias num calor de 52 graus, com roupas pesadíssimas. Um filme muito difícil, enorme, complicado, com uma equipe imensa de pessoas trabalhando de sol a sol, e pra mim uma experiência esplêndida, de maturidade extrema"

Sobre a personagem Valquíria
"Ela foi uma oportunidade nova de fazer uma personagem absolutamente maldita, uma pessoa muito invejosa que leva essa inveja às últimas consequências, matando e por fim queimando seu piano".

A história
"É uma fábula brasileira cruel. Me senti extremamente honrada de fazer esse filme, porque acho que ele combina e vem de encontro com o que realmente penso da arte, da minha postura como artista brasileira, das nossas ilusões e das nossas desilusões, do quanto o fato de ser artista é primoroso, delicado, lindo, abençoado, mas também difícil".

O nascimento do disco Soledade
"A experiência com Deserto foi árdua, como já die, mas é absolutamente inesquecível estar naquele sertão, inclusive meu disco Soledade, que fiz depois que cheguei de lá. Soledade é uma cidadezinha ao lado de onde a gente ficou no Sertão da Paraiba, uma cidade nordestina antiga, quase acabada, em extinção, como quase todas ss coisas antigas vão acabando no Brasil. Me deu uma sensação de solidão e desemparo muito grande, que veio reforçar, inclusive, toda a temática do filme, porque a trupe de pessoas do filme é forte, mas também é uma trupe de pessoas desesperadas".

O trabalho com a equipe de Deserto
"Trabalhar com um elenco incrível, um diretor incrível e um fotografo incrível o Ruy Poças. E o Weber que trabalhou com uma mão suave, uma segurança infinita. Então, Deserto é um momento muito grande da minha vida".

Confira o trailler de Deserto e também um vídeo dos bastidors das filmagens!

 







Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico