Notícias às 11:46

Cinco músicos influenciados por David Bowie em suas carreiras

Divulgação

David Bowie foi um dos artistas mais icônicos e não só por sua música. O cantor britânico, que morreu nesta segunda-feira (11), vítima de um câncer no fígado, fez história com seu visual camaleão e com suas atitudes atemporais e visionárias.

Pioneiro no estilo glam rock, Bowie surgiu como a última estrela pop de todos os tempos e que nenhuma outra veio a existir após dele; sua produção musical durante a década criou um dos maiores cultos da cultura pop que resiste até hoje em cantores como Lady Gaga, Madonna e Arcade Fire.

Além disso, nos anos 70, Bowie recriou uma classe adolescente independente na época, com uma nova identidade visual, e também auxiliou movimentos como a libertação gay.

 

Arcade Fire

A banda canadense foi descoberta por David Bowie e depois disso tornou os seus materiais como se fossem derivados do trabalho feito pelo britânico, contando até mesmo com a participação dele na música Reflektor, eleita um dos melhores singles de 2013.

“Ele ofereceu sua colaboração, porque realmente gostou da música. Na verdade ele nos ameaçou – ele estava como, 'Se você não se andar logo e mixar essa música, talvez eu a roube de vocês!' Então pensamos, bem por que não vamos fazer ainda melhor, por que você não cantar na nossa versão? Felizmente ele aceitou, e ficamos muito felizes com isso”, disse um dos integrantes.

 

Lady Gaga

Lady Gaga estourou no cenário musical com a música Just Dance, que daria início a sua fase musical mais versátil, assim como a do camaleão da música, como David Bowie era reconhecido.

A cantora, que claramente fez referências ao britânico no videoclipe de Just Dance, aparece com um raio desenhado no rosto, figura que marcou a imagem de Bowie internacionalmente.

No Twitter, após saber da notícia, Gaga compartilhou um comentário feito por um fã, comentando sobre a influência de Bowie em sua carreira.

“Com toda honestidade, Gaga como conhecemos não existiria sem David Bowie”

 

Madonna

Quando apareceu no cenário musical, Madonna surpreendeu pela potência na música pop que trouxe, trazendo uma nova roupagem ao gênero marcado por Bowie na década de 70.

Fã assumida, Madonna contou em seu Twitter, após saber da morte do cantor, que o primeiro show que viu foi de Bowie e tal acontecimento marcou, e marca até hoje, a produção de suas músicas.

“Estou devastada! Esse grande artista mudou a minha vida. Primeiro o show que vi em Detroit. RIP”

 

Florence Welch (Florence + The Machine)

Florence + The Machine se tornou uma das bandas com a musicalidade mais adorada pela crítica e com uma pegada atemporal comparada muitas vezes a de David Bowie, principalmente por ter uma produção que foge da repetição radiofônica.

Os videoclipes da banda, assim como de Bowie, anunciam uma história e criam um cenário para a melodia, garantindo qualidade musical, assim como audiovisual.

 

The Cure

Comandada por Robert Smith, a banda The Cure foi um marco na música e seu início foi fazendo releituras das músicas de David Bowie, o que acarretou na maioria das produções feitas a partir de então em seus próximos discos.

Em 1997, Robert e David Bowie se reuniram para uma apresentação única, onde cantaram as músicas The Last Thing You Should Do e Quicksand, mostrando a sintonia e o equilíbrio musical que o britânico deixou marcado na carreira da banda.

Notícias Relacionadas