Notícias

30/09/2012 | 09h25m - Publicado por: Fernanda Arripia | Foto: Divulgação

Cláudia Missura se inspirou em drama familiar para compor Janaína em Avenida Brasil

A atriz conta em entrevista a O Fuxico que um dos irmãos teve problema com drogas

Cláudia Missura se inspirou em drama familiar para compor Janaína em Avenida Brasil - Divulgação

Intérprete de Janaína, a divertida empregada da mansão de Tufão (Murilo Benício), Cláudia Missura começou a carreira de atriz no teatro, aos 12 anos. Nascida em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, ela foi para a capital do estado quando tinha 18 e, a partir daí, iniciou seus estudos em artes cênicas. Formou-se na Escola de Arte Dramática, da USP, e desde então não parou mais.

Com uma longa trajetória em teatro, Cláudia Missura agora faz sucesso em Avenida Brasil, novela do horário nobre da Globo. A atriz, que vive em São Paulo, e grava suas cenas no Rio de Janeiro, está na correria por conta da reta final da trama. Ela conversou por telefone com O Fuxico enquanto aguardava a saída de seu voo para a Cidade Maravilhosa.

O Fuxico: Quando você começou a trabalhar em televisão?

Cláudia Missura se inspiaou em drama familiar para compor Janaína em Avenida BrasilCláudia Missuda: Minha primeira novela foi A Idade da Loba, em 1995, exibida pela Band. Em papéis maiores, comecei na tevê em A Favorita, em 2008. Antes, já havia feito participações em Retrato Falado, A Diarista e outras produções. Em 2010, fiz a novela Tempos Modernos. 

OF: E como está sendo fazer Avenida Brasil?

CM: Está sendo ótimo, o elenco foi muito bem escolhido. É uma equipe muito boa, que gosta de brincar em cena, e que trabalha muito bem nas atuações.

 OF: Como surgiu o convite para interpretar a Janaína?

CM: Um dos produtores conversou comigo sobre o papel, mas a princípio não fiquei feliz por fazer uma doméstica, já que tinha feito uma interpretação do mesmo tipo há pouco tempo. Mas ele me garantiu que iria ser diferente, que eu teria um filho na trama e que haveria toda uma história. Eu fiz uma aposta, e aceitei a oportunidade.

OF: Você pensou que conseguiria tanto destaque na trama?

CM: Eu sabia que, em um determinado momento, Janaína teria um pouco mais de destaque. Mas mesmo assim, posso dizer que no fim acabou sendo uma surpresa, e estou muito agradecida por isso.

OF: Em Avenida Brasil, sua personagem sofre poucas e boas nas mãos da Carminha. Como é trabalhar ao lado da Adriana Esteves?

CM: A Adriana é uma ótima atriz, e uma pessoa muito generosa. Ela tem mais de 20 anos de carreira na tevê, é a intérprete da personagem mais importante da novela, mas em momento algum se coloca em um patamar superior. Adriana Esteves merece todo esse sucesso. E foi maravilhoso trabalhar com ela.

OF: Na novela, você apareceu em algumas cenas dando uma de "patroa má" com a diarista da sua casa. Achou engraçado fazer? 

CM: Acho que no caso da Janaína, ela reproduz o padrão que aprendeu por achar que deu certo, que ela se tornou uma boa empregada. E essa repetição traz humor. No começo, achei esquisito porque a Janaína é uma personagem muito correta, muito digna, honesta. E reproduzir esse padrão de maus tratos da Carminha seria uma falha no caráter dela. Depois descobri o humor disso.

OF: Você tem filhos?

CM: Não.

OF: Como você vê essa relação conturbada que a Janaína tem com o filho, Lúcio?

CM: Uma mãe não desiste de seu filho. E eu me inspirei no exemplo da minha mãe para compor este lado da Janaína. Minha mãe teve cinco filhos, e um deles teve problemas com drogas durante boa parte da vida. Ela lutou muito, mas nunca desistiu do meu irmão.

OF: Avenida Brasil tem a sua trama principal baseada em um grande desejo de vingança. Você acha que este é um sentimento presente na vida das pessoas?

CM: Sim. E a novela retrata isso muito bem. A Nina acha que o que está fazendo é justiça, mas muitos pensam que é vingança. Isso é bem interessante.

OF: Rolaram boatos de que o Max morrerá e Janaína será uma das suspeitas. Você já sabe se isso realmente vai acontecer?

CM: Acho que não, Janaína não mata o Max. Mas, tudo pode acontecer. Ainda não tivemos acesso aos capítulos finais.

OF: Qual a sua expectativa para o desfecho da novela?

CM: O João Emanuel Carneiro é muito inspirado e escreveu tão bem a novela... Avenida Brasil será um sucesso até o final.

OF: E a torcida, é pela Nina ou Carminha?

CM: Eu sempre torço para a Nina. Adoro a Adriana (Esteves), mas minha torcida é para a Nina conseguir o que lutou a novela toda para conseguir.

OF: Você já tem convites para próximas produções na TV?

CM: Até agora, oficialmente, não. 

OF: E os planos para depois de Avenida Brasil?

CM: Após o fim da novela, eu volto para São Paulo para tocar meu projeto com a Banda Mirim – projeto artístico voltado para crianças. Vamos ficar de novembro a dezembro no Sesc Santo Amaro, em São Paulo.

OF: Gostaria de continuar atuando em novelas?

CM: A minha carreira começou no teatro, e a maioria dos meus trabalhos foi nos palcos. Gostei muito de fazer Avenida Brasil, aprendi muito com essa novela. E gostaria de poder ter essa oportunidade mais vezes.

Cláudia Missura se inspiaou em drama familiar para compor Janaína em Avenida Brasil

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico