Notícias

10/10/2005 | 14h00m - Publicado por: Carlos Ramos | Foto: reprodução

Clóvis Bornay será sepultado no final da tarde

Clóvis Bornay será sepultado no final da tarde - reprodução

O corpo de Clóvis Bornay será sepultado nesta segunda-feira, dia 10, às 17h, no Cemitério São João Batista, no Rio, onde está sendo velado desde as 11h. Campeoníssimo dos desfiles de fantasias e autor do enredo Lendas e Mistérios da Amazonas, com o qual a Portela conquistou seu último título e voltou a sonhar com o campeonato ao fazer uma releitura do mesmo em 2004, Bornay morreu na tarde de domingo, dia 9, no Hospital Municipal Souza Aguiar.

Ele passou mal no meio da tarde, em seu apartamento de Copacabana, zona sul carioca, e foi levado ao hospital queixando-se de dor no estômago, tonteira e dor de cabeça. Os médicos diagnosticaram que Bornay estava desidratado e com uma infecção intestinal. Após a internação, apesar de medicado, seu quadro evoluiu para uma parada cardíaca e respiratória, que provocou sua morte. 

Clóvis Bornay foi o criador do baile de Gala do Teatro Municipal do Rio, no qual fantasias de luxo eram premiadas. Era imbatível nesse quesito, apesar de alguns rivais de peso como Mauro Rosas, Evandro Castro Lima e Marlene Paiva. Tornou-se hours concours nesse tipo de competição. Em 1969, Bornay, que também era museólogo, resolveu virar carnavalesco, assinando o enredo Treze Naus, para a Portela. No ano seguinte, levou a azul-e-branco ao título, com o tema Lendas e Mistérios da Amazonas. Em 1972 e 1973, foi carnavalesco da Mocidade Independente de Padre Miguel, conquistando resultados modestos.

Apesar de ter se afastado da Portela por muitos anos, sua passagem pela escola deixou boas lembranças. Ele tornou-se amigo da Velha Guarda e de componentes como Vilma Nascimento, nora de Natal, e que muitos consideram a maior porta-bandeira do carnaval carioca.
Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico