Notícias

23/04/2006 | 10h30m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Divulgação / TV Globo

Cobras e Lagartos estréia para recuperar Ibope na Globo

Cobras e Lagartos estréia para recuperar Ibope na Globo - Divulgação / TV Globo

Nesta segunda-feira, dia 24, estréia Cobras e Lagartos, novela que substitui Bang Bang na faixa das 19h, na Globo.

Cercada de boas tramas, com histórias de amor, ira, inveja e ambição, a novela do jovem autor João Emanoel Carneiro tem como tema central o espaço para lealdade, ética, amor verdadeiro, honestidade e solidariedade, num mundo regido pelas aparências. Uma tragicomédia urbana, que é ambientada em dois mundos, um que preserva os valores da lealdade e do companheirismo e outro, onde só o que conta é o poder do dinheiro.

Dirigida por Wolf Maya, a novela reúne um elenco estelar e tem a intenção de fazer pensar, rir, comover e emocionar. Segundo o autor, Lázaro Ramos, estreante em novelas, terá em seu personagem, Foguinho, um ponto forte na história.

“Ele é quem mais vai dar à novela a característica de fábula. Não é nem o mocinho, nem o vilão. Ele é um Macunaíma que tem empatia, mas que tem também um lado do safado, do esperto, do romântico, do mentiroso e do sobrevivente. É um pouco ético e um pouco antiético, também".

"A novela conta a história de um homem, dono de uma loja de luxo, que está doente e, ao descobrir que vai morrer, não sabe para quem vai deixar a herança, já que tem uma sobrinha, a quem ama muito, e outros sobrinhos e parentes que são cobras".

"O conflito aumenta, quando ele descobre que o noivo da sobrinha adorada é um pulha. A partir daí, ele se dá conta de que, antes de morrer, deve dar uma de cupido e achar um outro noivo, alguém com um coração de ouro para a sobrinha”, explica João Emanoel Carneiro.

 

Perfil dos personagens

Omar Pasquim/ Pereira (Francisco Cuoco) – Milionário avarento, é dono da Luxus, maior e mais sofisticada loja de departamentos do país. No início da trama, descobre que está muito doente. A partir daí, sua vida passará por mudanças radicais.







Bel (Mariana Ximenes) – Órfã de pai e mãe, mora com a tia Milú, por quem foi criada desde a morte dos pais, num acidente testemunhado por ela. Teve uma infância complicada e guarda uma melancolia. Sem ambições e desapegada a bens materiais, toca violoncelo e trabalha como perfumista. Não percebe que a família só a tolera porque descobriu que Omar, seu tio, fará dela sua única herdeira. Namora Estevão, graças a uma chantagem. Vai se apaixonar por Duda.

Milú (Marília Pêra) – Víbora, dissimulada e interesseira, é viúva de Procópio Montini, ex-professor de tênis, que conheceu quando a ascensão de seu irmão Omar Pasquim lhe abriu os salões da sociedade. Do marido, herdou dívidas. Criou seus filhos Leona e Tomás à sua imagem e semelhança. Sempre viveu às custas do irmão, que lhe deu a casa onde vive, além de uma polpuda mesada. Sem o menor afeto a Bel, planeja golpes com Leona, para controlar a vida da sobrinha. É amante de Otaviano.

Leona (Carolina Dieckmann) – Gerente de vendas do departamento de moda da Luxus. Interesseira e dissimulada, quer se apossar da fortuna do tio e finge ser amiga de Bel, por saber que ela é a possível herdeira do empresário. Junto com Estevão – seu amante e namorado de Bel –, arma um plano para tirar tudo da prima. Para manter Bel sob controle, insiste que Estevão se case com a prima.


Tomás (Leonardo Miggiorin) – Amoral e fútil, é vítima da moda. Ama festas, baladas, raves, escândalos e capas de revistas. Vive de bicos e é incompetente em tudo que tenta fazer. Simula até um auto-seqüestro, para conseguir dinheiro da mãe ou do tio milionário. Milú gostaria que ele se casasse com Letícia, e faz de tudo para que isso aconteça.

Otaviano (Herson Capri) – Homem sedutor, playboy e de caráter duvidoso. Vendeu a loja para Omar. É marido de Celina e pai de Letícia, Júlia e Estevão. Passa a vida jogando golfe no clube e dormindo à tarde, enquanto sua mulher trabalha o dia inteiro. É amante de Milú e se envolve com outras mulheres. Sua relação com Estevão – filho de seu primeiro casamento - é conflituosa.

Celina (Ângela Vieira) – Bonita, bem-educada, aparentemente forte, mas emocionalmente frágil. Alta executiva da Luxus, braço direito de Omar Pasquim. Casada com Otaviano e mãe de Letícia e Júlia, sente-se culpada por ter se dedicado mais ao trabalho do que à família. Conheceu Omar quando fazia estágio na Luxus, e ele bancou seus estudos no exterior. De volta ao Brasil, conheceu Otaviano, já falido, e se encantou pelo homem charmoso que criava sozinho o filho Estevão.

Estevão (Henri Castelli) – Publicitário atraente e inteligente, mau-caráter, quer ocupar o lugar de Omar e reconquistar o que acredita ser seu por direito. Para isso, contará com o apoio de sua amante Leona. O noivado com a doce Bel, faz parte do grande golpe que os dois armam para se apossar da Luxus. Estevão encena uma doença terminal e uma paixão dependente, mantendo assim a futura herdeira de Omar presa nessa chantagem sentimental.




Letícia (Cléo Pires) – Filha de Otaviano e Celina, oculta sua beleza atrás de uma atitude revoltada e masculinizada. Adora esportes radicais e ama o motociclismo. Em casa, é a grande inimiga de Estevão, seu meio-irmão, e a única que não acredita na doença dele. Tenta abrir os olhos de Bel, de quem é amiga e confidente.



Júlia (Luiza Mariani) – Filha de Otaviano e Celina, é bonita, delicada, bom caráter, se dá bem com os pais. Cai na conversa de Estevão, acreditando que a irmã é uma perturbada. Com talento para a culinária,  é a jovem chef do bistrô principal do hall da Luxus e sofre de anorexia. Ela vai se apaixonar por Téo.

Teresa/ Henriqueta (Cássia Kiss) – Mulher com aspecto de mendiga, tem uma banca de chaves no Saara. No passado, foi internada num sanatório, de onde fugiu. Foi procurada durante anos, e dada como desaparecida pelo marido e pelo filho. Ressurge como Henriqueta, a chaveira do Saara, admirada pelo fino acabamento que faz no metal das chaves. Solitária, mora num sobrado em ruínas e, todos os dias, às seis da tarde, depois de fechar sua banca, toca uma hora de violino. No início da trama, fica sabendo do noivado de Estevão com Bel, e resolve procurar o filho.

Sushi (Matheus Costa) – Abandonado ainda bebê, numa lata de lixo numa esquina do Saara, em frente a um sushi bar, o garoto foi encontrado por Henriqueta. Apelidado de Sushi, passou a morar com ela, que cuida dele como se fosse seu filho. Entrega as chaves que Henriqueta faz, enquanto ela o ensina a tocar violino. 

Duda (Daniel de Oliveira) – Jovem bonito, bom caráter, romântico e empreendedor, perdeu os pais cedo e foi criado pela tia Silvana, com quem mora num sobrado do Saara junto com os primos Nicolas e Geléia. Desde garoto, é apaixonado por música e motocicletas. É dono da Lagarto Voadores, que realiza serviços quase impossíveis. Participa de competições de motocross e vai se apaixonar por Bel, a moça do retrato que comprou na rua, sem jamais tê-la visto.

Silvana (Totia Meireles) – Romântica, bom caráter e excelente mãe de família, criou sozinha seus filhos Nicolas e Geraldo e o sobrinho órfão Duda, trabalhando duro em sua pequena loja onde vende óleos e essências para perfumes, no Saara. Descendente de imigrantes árabes, Silvana perdeu os pais cedo e cuidou sozinha da família.

Orã (Luis Melo) – Homem refinado, delicado e de temperamento artístico. É ex-marido de Silvana e pai de Nicolas e Geraldo. Deixou a família há alguns anos e foi embora do país.

Nicolas (Kayky Brito) – Filho mais velho de Silvana e Orã, é um rapaz bonito que sempre procura briga, mas de bom coração. Excelente lutador, ele é o campeão do bairro. Divide seu tempo entre a academia de boxe e os serviços da Lagartos Voadores.

Geraldo, o Geléia (Rafael Ciani) – Filho mais novo de Silvana e Orã, está na crise da adolescência. Briga muito com a mãe, mas, na hora do aperto, recorre a ela. Está sempre tentando afirmar sua masculinidade e mente para os amigos que namora Lurdinha, sua vizinha de rua, que já percebeu que ele tem medo de mulher e se diverte brincando de seduzi-lo.

Foguinho (Lázaro Ramos) – Trapalhão e dono de um coração de ouro, é carismático, mentiroso, boxeur sem talento, ingênuo e sonhador. Filho de Ramirez, o agiota do Saara, perdeu a mãe cedo e foi criado pela madrasta Shirley. É o patinho feio da família. Nunca consegue o que quer. Sonha em namorar a linda e ambiciosa Ellen, sua paixão de infância, mas ela foge. Sem estudo, trabalha como homem-sanduíche, se exibindo pelas ruas do Saara para anunciar a loja do pai.

Ramires (Ailton Graça) – Pai de Foguinho e marido de Shirley, com quem teve dois outros filhos, Sandra e Téo. Dono de uma loja de penhores, é um agiota tosco, ignorante, avarento, grosso e mal-humorado, conhecido por sua frieza na cobrança das dívidas. Em casa, é completamente dominado pela mulher, a quem obedece como um cachorrinho. Assim como Shirley, mimou os filhos do segundo casamento e sempre desprezou seu primogênito.

Shirley (Elizângela) – Mulher de Ramires, mãe de Sandra e Téo e madrasta de Foguinho, tem a personalidade forte e dominadora. Foi uma beldade no passado, e até hoje mantém muito de sua beleza e seu charme. Mente que vem de uma família de fazendeiros de Minas, mas na verdade é filha de uma família de imigrantes nordestinos. Batizada Gelciara, Shirley passou muita fome na infância. Orgulha-se por não se misturar com a gentalha do bairro e circular entre as clientes granfinas, já que corta e tinge cabelos em domicílio. Seu sonho é sair do Saara e ir morar numa mansão, na Barra da Tijuca. Shirley contaminou os filhos com sua obsessão pela aparência e pela ascensão social.

Sandrinha (Maria Maya) – Filha mais velha de Ramires e Shirley, é bonita, mas ignorante e metida. Trabalha com o pai na loja de penhores, enquanto freqüenta um curso de moda. Mas, só cria roupas hediondas que são motivo de chacota no Saara. Assim como a mãe, considera-se superior aos seus vizinhos e, estimulada por Shirley, tem certeza que seu talento, um dia, será reconhecido.

Téo (Iran Malfitano) – Caçula de Ramires e Shirley, é o orgulho da família e o xodó da mãe. Embora o pai tenha bancado o curso de Economia numa universidade do subúrbio, ele não freqüentou as aulas e falsificou o diploma. A família pensa que trabalha numa corretora da bolsa de valores, mas ele passa as tardes na zona sul com filhinhos de papai. O único que sabe a verdade é Foguinho, mas guarda segredo.

Ellen (Taís Araújo) – Negra belíssima, de personalidade forte, ambiciosa, consumista, amoral, sedutora e dissimulada, é vendedora da Luxus. Órfã de mãe, foi criada pelo pai em condições modestas, mas dignas. Morou no Saara na infância, mudou quando o pai passou a ser mordomo de Omar Pasquim e ganhou um apartamento em Copacabana, dado pelo empresário. Namorou Foguinho na adolescência, e hoje o ignora por ele ser pobre.

Jair (Milton Gonçalves) – Homem honesto, é pai de Ellen e fiel mordomo de Omar. Conheceu o patrão, quando ele ainda trabalhava numa pequena loja no centro da cidade, e Jair servia no balcão do botequim em frente. É a única pessoa em quem Omar confia. Tem orgulho da beleza, do porte e da inteligência da filha, mas se assusta com a ambição dela.

Eva (Eliane Giardini) – Passa o dia entre a sua loja de tecidos e a igreja, onde faz tarefas como voluntária. Católica fervorosa, moralista e carola, apaixonou-se por um ladrão, seu marido, pai de seus quatro filhos: Jonas, Kika, Madalena e Lurdinha. Teme que a prole se torne marginal. Por isso, sonha que eles sejam católicos como ela.

Serafim (Otávio Augusto) – Carismático, controvertido, apaixonado pela mulher Eva e pai zeloso de seus filhos. Não acreditou em se futuro como dono de botequim, e passou a roubar. Seus filhos o adoram e a mulher o ama, apesar de maldizer o dia em que o conheceu. Seu opositor é Tufi, ex-policial que já o prendeu diversas vezes e tenta conquistar sua mulher, de todas as maneiras.

Lurdinha (Bruna Marquezine) – Filha caçula de Eva e Serafim, é a mascote da família, a mais inteligente da casa. Sempre descobre os segredos de seus pais e dos irmãos, e usa isso como trunfo para que todos façam o que ela quer.

Tufi (Walter Breda) – Ex-policial, é dono de uma oficina de motocicletas e de um galpão de boxe anexo, no Saara. É figura querida e respeitada entre a moçada do bairro. Foi Tufi quem deu o primeiro emprego a Duda e Nicolas, e passou para eles a paixão pelo motociclismo e o boxe. É apaixonado por Eva.

Nikki (Tânia Khalill) – Irmã de Murilo, ela trabalhou na Luxus como vendedora. Acabou tendo um caso com Otaviano e se apaixonando pelo filho dele, Estevão. Nikki foi atrás de Estevão nos EUA, e acabou presenciando um crime que ele cometeu. É essa a arma que ela vai usar para chantageá-lo, ameaçando vender a fita para Omar Pasquim. Ela será uma das suspeitas na misteriosa morte do milionário, e se envolverá com Martim.

Murilo (Cássio Reis) – Assessor de Celina na Luxus, é um homem correto. Logo no início da trama, se envolve com Leona.

Marilene (Mara Manzan) – Empregada de Milú Montini, mantém certa intimidade com a patroa. Como demora a receber seus salários, às vezes manda e desmanda em Milú.

Valquíria (Fafy Siqueira) – Secretária de Omar Pasquim há 20 anos, é uma eterna apaixonada pelo patrão.

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico