Notícias

08/07/2006 | 15h58m - Publicado por: Tatiana Amin | Foto: Arquivo Pessoal

Começa a produção do filme sobre a vida de Renato Russo

Começa a produção do filme sobre a vida de Renato Russo - Arquivo Pessoal

Renato Russo nos deixou há 10 anos. Mas suas músicas continuam tocando nas rádios e fazendo sucesso entre as gerações. Quem poderia imaginar que a melodia tão atual Que País É Esse? foi escrita quando Renato tinha apenas 16 anos?

Agora, a história do cantor, que encantou multidões com suas canções, vai virar filme. Intitulado Religião Urbana – por causa do culto e da grande admiração de milhões de fãs pela banda –, o longa, que deve chegar às telas no final de 2007, será produzido por Antônio Carlos Fontoura (responsável pela direção do O Gatão de Meia Idade, 2006).

Em entrevista a OFuxico, o diretor fala sobre o filme, cujo desfecho ocorre justamente quando a Legião Urbana apresenta seu primeiro show no Rio de Janeiro (1983), no Circo Voador.  

“Vamos falar sobre a pessoa Renato Russo. Muitos nem imaginam o quanto sua adolescência foi interessante, conturbada, quantas coisas ele fez. É desta época, grandes hits como: Eduardo e Mônica, Geração Coca Cola, Será e Que País É Esse?”.  

Com 16 anos (1976), Renato ficou seis meses numa cadeira de rodas, e depois mais seis usando muletas. O cantor sofria de epifiólise, uma doença que ataca os ossos. Passando por diversos tratamentos e operações, só voltou a andar com 17 anos.

“Nesta época, para arrumar uma distração, ele criou uma banda imaginária. A banda dos seus sonhos, onde cantava com Bob Dilan e Mick Jagger. Sua paixão era tanta, que ele desenhava as capas dos discos e escrevia diários sobre o conjunto”.

Antônio ainda acrescenta que este “nerdizinho”, era o melhor aluno da classe, e que antes dos 20 anos já era professor de inglês. “Inclusive, foi o escalado para saudar o Príncipe Charles quando ele desembarcou em Brasília para inaugurar uma filial da escola Cultura Inglesa”.

Já com os ideais do grupo Sex Pistols, Renato encontrou algumas pessoas que acreditavam nas mesmas utopias, formando o Aborto Elétrico, em 1978 - que reunia os músicos Fé Lemos e André Pretórios. Daí foi um passo para montar a Legião Urbana, com os amigos Dado, Bonfá e Negrete.

O projeto para o filme conta com o apoio da irmã do músico, Carmem Teresa Manfredini, que teve acesso a todo o roteiro e autorizou sua realização, juntamente com sua mãe. Assim como o amigo Luiz Fernando Borges, que foi o responsável pela idéia de homenagear o amigo.

Quem interpretará Renato Russo?

O ator, que viverá o cantor na trama ainda não foi escolhido. A busca está a cargo de Ciça Castelo, que revelou os atores mirins do sucesso Dois Filhos de Francisco.

“É um processo lento. Pesquisamos em várias regiões do Brasil, é todo um estudo. Fazemos vários testes até conseguir encontrar alguém que tenha as características físicas do artista. Isso costuma durar meses. Ainda estamos nos preparando para esta nova maratona”, conta Ciça a OFuxico.

Instagram

Instagram

  • @vittoremichel contou para #OFuxico de seu novo DVD, com as participações especiais de @munhozemariano, @mariaceciliaerodolfo, @menor e @henriqueediego, entre outros artistas. Confira!
  • Grávida de sua primeira filha, @thaeme exibe a barriguinha, com look estiloso e elegante, em evento com famosos, organizado por @andreaguima5. Veja mais em #OFuxico!
📷: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Caique Aguiar, João Zoli e Rafael Ilha estão disputando o grande prêmio de #afazenda. Quem você quer que vença o programa?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • Em parceria com @mcjhowzinhojk e @mckadinhojk, @edugueda promete fazer muito sucesso, com o hit Voltei Pra Emergência. Confira um teaser do clipe da música!
  • O recado carinhoso de @luansantana a OFuxico, após receber o #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustão 📽@flaviacirino
  • @sterblitch vencedor na categoria Comédia do #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao, agradece os votos do público manda um recado super especial a OFuxico. Vem ver! 📽 @flaviacirino
  • @alexandrenero mandou uma mensagem aos leitores de OFuxico, após receber seu #TrofeuMelhoresdoAno do #DomingaodoFaustao. Confira! 📽 @flaviacirino

OFuxico