Notícias

01/02/2015 | 10h28m - Publicado por: O Fuxico | Foto: AgNews

Comemorando 50 anos, Ailton Graça revela: 'Sou um sobrevivente'

Ator vai desfilar em quatro escolas de samba

Comemorando 50 anos, Ailton Graça revela: 'Sou um sobrevivente' - AgNews

No ultimo dia 9 de setembro, Aílton Graça completou 50 anos, mas não teve festa. Não que ele não quisesse, muito pelo contrário! O ator, no ar na novela Império, de Aguinaldo Silva, não quer que a chegada da nova idade passe em branco de jeito nenhum.

"Estou planejando uma comemoração. Acho que é uma data importantíssima. Sou negro, sobrevivente, vencedor. E chegar aos 50 consolidando uma história é motivo de orgulho", disse ele, em entrevista à Revista da TV, do jornal O Globo.

Sempre com um sorriso no rosto e sabendo lidar com os momentos de baixo astral, o ator - devoto de São Jorge e de Nossa Senhora Aparecida - é um otimista nato.

"Eu tenho excesso de otimismo, sempre fui assim, mesmo na época das vacas magras, dos perrengues. Eu sempre acho que tenho que enfrentar essa realidade toda com um sorriso no rosto", destacou ele, criado na região de Americanópolis, na periferia de São Paulo, onde teve uma infância pobre, mas cheia de referências.

Da família, baiana, herdou a paixão pela música e pelas festas populares, principalmente o carnaval, pelo qual é apaixonado. Com samba no pé e malemolência, já deu expediente como passista e mestre-sala no desfile de São Paulo. Até hoje, é amigo de carnavalescos e adora visitar barracões para ficar a par de tudo o que acontece nesse universo. Mangueirense "doente", deve a paixão à escola de samba carioca ao falecido humorista Mussum, a quem assistia quando criança.

"Ele falava das princesas e rainhas da Mangueira, eu acreditava que existia um palácio no morro, e toda a comunidade se reunia em barracões verde e rosa, e que a Mangueira era um grande quilombo, um lugar mágico para onde eu iria", contou ele, revelando ainda que a primeira vez que cruzou a Marquês de Sapucaí foi ao lado da cantora Alcione, e chorou de tanta emoção.

Este ano, além da Mangueira, ele desfila pela Salgueiro -- por conta da amizade com Viviane Araújo, a rainha de bateria da agremiação --, pela Viradouro, que fará uma homenagem aos negros, e pela Portela. Nesta última, virá caracterizado como Madame Satã.

Casado desde 1999 com a também atriz Kátia Naiane, a quem conheceu durante aulas de balé folclórico, o paulistano administra dois restaurantes na Terra da Garoa, o Estilo 711, na Avenida dos Bandeirantes, e o Zucca, em Cidade Monções. E faz questão de receber as pessoas em cada um deles.

"Quem for lá vai me encontrar na porta, recebendo as pessoas, recepcionando. É bom que forma fila. Você nunca sabe quando as vacas magras vão bater à sua porta", brincou ele, que já trabalhou como camelô, vendedor de calçados e fiscal de lotação.

Pai de Vinicius, de 24 anos, com quem mantém uma relação próxima, Ailton não abre mão de atividades triviais como ir ao supermercado e curtir um churrasquinho com os amigos, de preferência, acompanhado de uma roda de samba. Já a cerveja, essa ele dispensa.

"Sempre fui viciado em esporte, mas nunca fui de beber. Já experimentei cerveja e não gosto. Não curto o samba com copo na mão, gosto mesmo de cantar e dançar. É no samba que aprendo sobre a minha gente, meu povo. E não posso me distrair com bebida, eu tenho que estar atento".

Crô e Xana! Marcelo Serrado e Ailton Graça se encontram e encarnam personagens
Ailton Graça tieta Viviane Araújo nos bastidores de Império
Viviane Araújo arrasta Ailton Graça para ensaio do Salgueiro

Instagram

Instagram

  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico