Imprimir

Notícias

28/03/2018 | 18h00m - Publicado por: Caroline Huertas | Foto: Reprodução/Instagram/@bandafalamansa

'Comparo com o Star Wars', diz Tato, do Falamansa, sobre o forró

Em entrevista exclusiva ao OFuxico, músico falou sobre a resistência do ritmo que a banda toca frente ao ranking das mais tocadas no País

'Comparo com o Star Wars', diz Tato, do Falamansa, sobre o forró - Reprodução/Instagram/@bandafalamansa
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

A Falamansa está completando 20 anos e, em sua bagagem, soma 11 álbuns, mais de oito milhões de discos vendidos, três DVDs, diversas premiações e um Grammy latino. E é claro que Tato, Dezinho, Alemão e Valdir vão celebrar em grande estilo mais este marco na carreira.

Eles prepararam um DVD com os maiores sucessos desde 1998 e pretendem por meio dele contar a história da banda, não só na musicalidade, mas também quanto a temática e a ideologia musical, que se mantiveram intactas por esses 20 anos de atividade ininterrupta. 

Tato, vocalista da banda, músico e compositor, conversou sobre o novo projeto em entrevista exclusiva ao OFuxico.

"Eu entendo a Falamansa como uma resistência. Hoje em dia, cada vez mais. Não só musical, que mantém um ritmo que não é o top 5 do mercado, mas também ideológica, resistente na temática. Para cada música por aí que fale de 'bunda', eu tenho uma de amor, para cada uma que alguém fale de bebida alcoólica, eu tenho uma que eu fale de fé, para cada uma que fale de vingança ou traição, eu tenho uma de motivação ou superação", disse o cantor. 

Forró raiz 

Fiéis ao forró e à proposta de espalhar mensagens sobre coisas boas, a Falamansa conquistou o cenário musical brasileiro e representa muito bem a cultura do forró até os dias de hoje, sem precisar mudar o foco da banda, e mantendo o mesmo som e a mesma formação iniciais. 

"O forró de zabumba, triângulo e sanfona que a gente traz há 20 anos é uma coisa difícil de encontrar no mercado. Então a gente mantém essa linha de resistência musical muito forte, sem dobrar para outros lados e querer parecer com sertanejo, com funk, ou qualquer outra coisa", destacou Tato, que já compôs mais de 100 músicas e escreveu 90% do repertório musical do grupo.

Falamansa e o público 

Quando questionado sobre sua composição favorita, surge uma dúvida imensa e ele quase não consegue escolher entre os 'filhos', mas acredita que as preferidas sejam as famosas Xote dos Milagres, Rindo à Toa e Amigo Velho, que garantiu o Grammy Latino à banda.

Essas músicas também são as mais indispensáveis dos shows e, junto de Avisa, do primeiro disco, e Asas, que pouca gente sabe que foi escrita por Tato, são as mais pedidas da galera. 

Desde o primeiro ano de existência da banda, eles foram muito bem acolhidos e aceitos pelo público, conseguindo vender um milhão de cópias do primeiro disco.

Duas décadas de sucesso

"Eu comparo a gente com Star Wars. É a resistência de soldados que, mesmo em minoria, fazem algo porque acreditam", declarou aos risos. "A gente acredita e é por isso que estamos há 20 anos fazendo o mesmo." 

Quando perguntamos sobre os momentos mais marcantes dessas duas décadas de sucesso, Tato escolheu a primeira apresentação em um festival de músicas de faculdade, que foi onde decidiram continuar com a banda e seguir adiante; o festival de Montreux, na Suiça, que foi um marco internacional na carreira, e, mais recente, o Grammy Latino, que ganharam como melhor álbum de músicas de raízes brasileiras.

"Ser reconhecido lá fora dá a sensação de que alguém está olhando pela gente, é reconfortante e animador", comemorou. 

Preparação do DVD

Para esse novo DVD, Falamansa preparou uma estruturação especial. Eles escolheram gravar não em uma cidade grande ou uma casa de show, mas em uma vila de pescadores, no norte do Espírito Santo, em Itaúnas, por ser o berço do forró universitário e um marco por ser o primeiro lugar de contato entre os jovens e o forró novamente.

"Só um louco faria isso. Mas levamos uma produção inteira de São Paulo e Rio de Janeiro para um lugar assim, com 7 mil habitantes, onde teoricamente nem a população daria um público grande para o show, acreditando que pessoas de fora iriam para lá, levar todo um arsenal de equipamentos e ver aquilo acontecer, ter em uma praça 20 mil pessoas, esse foi o grande ápice. Nem a gente imaginava que ia dar tão certo como deu", relembrou o vocalista. 

Lançamento do DVD

A festa de lançamento do DVD 20 Anos será no próximo dia 7 de abril, em São Paulo, na casa noturna Audio Club. A cidade foi escolhida para iniciar a turnê, pois o primeiro show da banda foi lá e é o lugar onde tudo começou. 

"Queríamos privilegiar quem estava na nossa história desde o início. Então São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória serão os primeiros a receber os shows, porque foram os primeiros em que a Falamansa se apresentou", concluiu. 

O show estará imperdível e recheado de sucessos, assim como o DVD, que foi preparado com muita dedicação e carinho pela Falamansa. 







Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico