Notícias às 19:56

Conheça Kolinda, a presidente ‘torcedora’ que roubou a cena na Rússia

Divulgação

Um dos momentos mais aguardados em todo o mundo, principalmente para os amantes assíduos do futebol, é a boa e velha Copa do Mundo. O evento esportivo, que prende a atenção de milhares de pessoas em todos os cantos do mundo devido as partidas eletrizantes, personagens icônicos, grandes festas e acontecimentos incríveis, acontece de quatro em quatro anos e sempre emociona e deixa saudades quando acaba.

Nesta última edição, que aconteceu na Rússia, e chegou ao fim no último domingo (15), na partida entre França e Croácia não foi diferente. Foi um torneio que marcou por diversos momentos e situações, justamente por ter sido sediada um país repleto de leis e regras fortíssimas.

Considerada a torcedora que mais chamou atenção de todos, a presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarović, revolucionou o modo de torcer dos grandes nomes representantes dos países.  As atitudes da figura política no decorrer do Mundial chamaram muita atenção!

Pensando nisso, OFuxico te conta curiosidades sobre Kolinda!

kolinda grabar kitarovic wow GIF by FolkEstrada.hr

Quem é Kolinda?

Kolinda Grabar-Kitarovic, do partido União Democrática Croata (HDZ), foi eleita a primeira presidente mulher da Croácia em 2015, no segundo turno das eleições gerais, ao derrotar o então mandatário, Ivo Josipovic, com 50,54% dos votos. É considerada populista conservadora e parte da ala moderada do seu partido.

Antes de se tornar presidente, Kolinda foi embaixadora da Croácia em Washington entre 2008 e 2011, ministra para Integração Europeia e ministra das Relações Exteriores. Ela atualmente é casada e tem um casal de filhos adolescentes.

Kolinda é uma amante assídua do esporte

A ida para à Rússia:

Kolinda acompanhou todo o desempenho da seleção croata no Leste Europeu. Mas antes de entrar nesse assunto, vamos dos primórdios. Tudo começou na partida dela para o país russo. Se enganou quem pensou que ela iria desfrutar de um voo particular e repleto de regalias! A presidente decidiu 'partir para a vitória', como escreveu em seu Twitter Oficial, em um embarque feito ao lado de diversos torcedores croatas e as passagens foram pagas do seu próprio bolso. Sem aproveitar de seu cargo, em momento algum, para adquirir classes especiais, ela foi na classe econômica e esbanjando confiança nos craques que iriam representá-los. 

Kolinda postou a partida para à Rússia em suas redes sociais

Formalidade presidencial:

Mantendo a classe em todos os momentos, mesmo tendo acompanhado seus atletas irem para três prorrogações consecutivas, contra Dinamarca, Rússia e Inglaterra e duas delas, resolvidas nos pênaltis. Kolinda se diferenciou dos demais presidentes justamente por ter aderido um look um tanto quanto confortável. Evitando o uso de ternos, ela esteve com o manto quadriculado em todos os momentos que acompanhou os craques no decorrer do mundial. Além disso, Kolinda abriu mão de camarotes e áreas vips, para a loira o melhor lugar para acompanhar e torcer era nas arquibancadas mesmo! 

Uniforme quadriculado foi marca registrada da presidente no Mundial

Agenda de compromissos:

No decorrer do Mundial, Kolinda esteve ausente somente em um jogo, que foi a semifinal eletrizante contra a Inglaterra. A partida excedeu os 90 minutos e foi para a prorrogação. Tudo encaminhava para mais uma decisão nos pênaltis, quando o atacante Mario Mandžukić marcou a virada dos croatas e o carimbo no passaporte para a tão sonhada final. Devido ao compromisso de estar em uma reunião da OTAN em Bruxelas, a loira aproveitou não só para promover sua seleção com alguns presentes oferecidos para os presidentes que lá estavam, mas também fez um discursso oficial parabenizando os jogadores pela garra que demonstraram em campo.

Em fotos que publicou no Twitter a presidenta apareceu presenteando a camiseta de quadrados vermelhos e brancos da seleção a seu homólogo norte-americano Donald Trump e à primeira-ministra britânica Theresa May. Ela explicou à imprensa que não pode ver a partida pela televisão, mas que acompanhou o desenrolar do jogo durante o jantar oficial com os outros líderes da aliança militar.

Dias de Folga:

Essa é uma das mais surpreendentes! Acredite se quiser. Kolinda não viu o torneio como um compromisso presidencial. Ela tratou do evento como dias de folga e fez questão que fossem descontados de seu salário os valores correspondentes aos dias que estava fora de seu país. Dias de folga foram descontados do salário da presidente.

Comemorações marcantes:

Com o melhor desempenho da Seleção da Croácia em Copas do Mundo, a presidente decidiu comemorar cada conquista de forma única. Afinal, tratava-se da primeira vez que os atletas que representam a nação croata estavam tão bem e indo tão longe na competição. Vale ressaltar que todas conquistas na fase eliminatória foram repletas de emoção, cansaço e muito nervosismo. Como uma boa torcedora, ela decidiu comemorar com seus atletas no vestiário, pode parecer muito louco isso tudo, mas acredite, tem até vídeo! Ela foi para o pós jogo com os craques e cantaram grandes músicas para comemorar as vitórias e protagonizou um abraço emocionante com o técnico Zlatko Dalic.

 

A final:

Um dos momentos mais esperados pelos croatas não teve o melhor desfecho possível, porém ficou marcado na história: o meio campista Luka Modric foi eleito o melhor jogador do Mundial. Não foi só esse fato que impressionou a todos, afinal, nossa personagem principal lá estava no decorrer da partida que acabou 4×2 para os franceses, e mesmo assim ela manteve a classe durante todo o evento que aconteceu durante a final. Desde a abertura até a entrega da última medalha, que aconteceu em baixo de muita chuva, ela lá estava, contrariando expectativas e enchendo os croatas de orgulho e motivação mesmo após a derrota. Ela negou o uso de um guarda-chuva e subiu ao lado do presidente francês Emmanuel Macron no palco principal onde fez questão de entregar os prêmios e cumprimentar cada um dos jogadores.

Ela realmente caiu nas graças do povo e surpreendeu todos que acompanharam sua atuação brilhante junto de seus craques no decorrer do torneio. Nas redes sociais, milhares de menções foram feitas parabenizando as atitudes e o posicionamento dela perante a nação que estava representando junto a sua delegação e torcedores.

No retorno dos vice-campeões para casa foi preparada uma grande festança que aproximou todos os croatas dos heróis, que por pouco não trouxeram a tão sonhada taça para casa. Mas, se depender das atitudes dessa personagem icônica eles estão bem perto de conquistar grandes feitos, não só no esporte, mas também em todos os âmbitos que envolvem o país europeu.

Arrasou!

Notícias Relacionadas