Notícias

14/03/2006 | 12h04m - Publicado por: Flavia Almeida | Foto: Cinthia Sanchez

Controlando os índices: Márcio Garcia tem medidor de audiência em casa

Controlando os índices: Márcio Garcia tem medidor de audiência em casa - Cinthia Sanchez

Cada vez mais interado sobre os bastidores da tevê, o versátil Márcio Garcia entrou para o time dos obcecados pelos índices de audiência. Apresentador do programa O Melhor do Brasil, exibido aos sábados na Record, Márcio acompanha, direto de sua casa, no Rio, os índices da atração no Ibope.

“Tenho um aparelinho de medição de Ibope em casa. É uma paranóia, a gente fica ligado naquela luzinha descendo e subindo. Isso vira uma loucura, porque você se baseia em 600 aparelhos ligados e acaba pirando. Fizemos algumas mudanças no programa, trouxemos a Leonor Corrêa e eu levei um susto outro dia, quando vi em casa que estávamos com 13 pontos e a Globo com 15. Preferi parar de olhar, senão eu nem sairia de casa”, conta Márcio a OFuxico.

Como é medida a audiência

O Ibope mobiliza a população de 10 capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte (MG), Brasília, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). Mas, é só em São Paulo que os pontos são acompanhados, minuto a minuto, por um aparelho chamado Real Time, no qual o síndices das emissoras podem ser acompahados em tempo real.

Essas informações vêm de residências que possuem uma aparelho decodificar em seus televisores. Para a colocação desses aparelhos nas casas, é feito um sorteio. Daí, o instituto entra em contato com os moradores (que não recebem nada por isso, apenas agrados esporádicos sorteados, como eletrodomésticos) e instala um medidor, o peoplemeter, nos televisores.

Essas casas são sorteadas de acordo com o grau social, sendo feita uma distribuição entre as classes A,B,C e D. As pessoas assinam um compromisso de nunca divulgarem para ninguém que têm o aparelho em casa.

À medida que identifica o canal, o aparelho envia um sinal de rádio-freqüência à central. Na central, os dados são automaticamente tabulados e transmitidos aos assinantes do instituto. Via rádio-freqüência ou pela internet, as emissoras de tevê recebem os dados.

Em São Paulo, por exemplo, isso ocorre em tempo real, já que a medição é feita minuto a minuto. Na aferição, um ponto de audiência equivale a 1% do universo pesquisado ou região, que esquivale a 52,3 mil domicílios na Grande SP.  

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico