Notícias

29/05/2006 | 16h13m - Publicado por: Andréia Takano | Foto: Divulgação/TV Globo

Copa: como os canais se preparam para enfrentar a Globo

Copa: como os canais se preparam para enfrentar a Globo - Divulgação/TV Globo

Não tem pra ninguém. Nos dias de transmissão da Copa do Mundo, que terão início no dia 9 de junho, e principalmente nos dias de exibição dos jogos do Brasil, grande parte da população do nosso país estará ligada na Globo – único canal de tevê aberta que transmitirá o campeonato. A audiência, nem precisa dizer, será enorme. Onde quer que estejam, em casa ou no trabalho, 99% das pessoas estarão em frente a um aparelho de televisão.

Sendo assim, não vai sobrar muito da fatia dos números do Ibope, que em dias comuns são pulverizados entres todos os canais abertos. Mas, em todo caso, concorrentes da Globo como Record, Cultura, Bandeirantes, RedeTV! e SBT farão o que podem para tentar chamar a atenção, não dos torcedores (isso seria em vão), mas daquele telespectador avesso ao futebol e que nem na Copa veste a camisa de um time.

A Globo, que detém os direitos de transmissão da Copa da Alemanha, exibirá 56 dos 64 jogos que serão disputados. Os demais canais só podem exibir três minutos de cada partida, sendo que eles devem ter conteúdo jornalístico.

OFuxico entrou em contato com as cinco principais emissoras concorrentes da Globo para saber se elas irão alterar suas programações nos dias de transmissão dos jogos do Brasil, em especial. Todas foram unânimes afirmando que suas grades não mudarão. Apenas adaptações temáticas sobre o evento mundial, ou flashes dos bastiores dos jogos serão adotadas por algumas.

A RedeTV!, por exemplo, contará com boletins ao longo de sua programação. Além disso, alguns programas terão a Copa como tema. Os humoristas do Pânico na TV, Ceará, o Silvio Santos, Rodrigo Scarpa, o Vesgo e Vinícius Vieira, no papel de Casa Grande, viajarão para a Alemanha, onde farão suas reportagens, dentro da linha do humor. O TV Fama e o Programa Amaury Jr mostrarão os bastidores do evento.

A TV Cultura apostará suas fichas nos jornalísticos. O programa Cartão Verde, por exemplo, exibido às segundas-feiras, contará com participações de ex-craques, que comentarão o desenvolvimento dos nossos jogadores na Copa. Além disso, o Jornal da Cultura e o Hora do Esporte também contarão com reportagens especiais.

A Bandeirantes explica que sua cobertura jornalística será rigorosa. Segundo a assessoria da emissora, o canal terá duas bases principais na Alemanha: Munique e Berlim.  A partir do dia 5 de junho, o Apito Final, que atualmente vai ao ar somente às segundas, será diário (da 00h15 à 1h15). O programa, comandado por Luciano do Valle, vai ser itinerante, ou seja, vai ser apresentado sempre da cidade em que a Seleção Brasileira estiver.

Além do Apito Final, o canal ainda contará com reportagens especiais no Esporte Total 1ª edição;  no Esporte Total 2ª edição; no Jornal da Band; no Jornal da Noite, no Primeiro Jornal e ainda no Show do Esporte.

Outros programas da Band também contarão com pautas especiais. Como é o caso do Pra Valer.

“Mostraremos pratos de culinária de alguns dos principais países que disputarão a Copa”, contou Claudete Troiano, apresentadora da atração a OFuxico.

O SBT contará com boletins do mundial, ao longo de sua programação e, além disso, o esportivo Jogo Duro, de Jorge Kajuru, debaterá sobre os jogos do campeonato.

“Teremos convidados especiais, que falarão com toda liberdade que em outras emissoras não poderão ter. Contaremos com uma pluraridade de opiniões e isso deixará a atração ainda mais interessante”, conta Kajuru a OFuxico.

Já a Record afirma que não vai alterar sua grade durante os jogos exibidos pela Globo. Porém, eles alegam que estão com uma grande estrutura para mostrar os bastidores da Copa e exibirão flashes ao vivo, durante toda a programação. Cerca de 25 profissionais estarão na Alemanha para a cobertura.

A emissora diz ainda que, como os jogos não vão ocorrer no horário nobre, essas exibições da Globo não afetarão comercialmente o canal, apesar da diminuição considerável dos números nos horários dos jogos.

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico