Notícias

13/11/2013 | 01h29m - Publicado por: Ará Rocha/Gustavo Gossen | Foto: Reprodução

Corpo de Gustavo Rosa será velado na Assembleia Legislativa, em São Paulo

Artista plástico será cremado na quinta-feira (14)

Corpo de Gustavo Rosa será velado na Assembleia Legislativa, em São Paulo - Reprodução
O velório do pintor, desenhista, gravador e artista plástico Gustavo Rosa acontece a partir do meio-dia desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista.
 
Gustavo estava internado no Hospital Albert Eintein, em São Paulo, e há dias respirava com a ajuda de aparelhos. Ele morreu aos 67 anos, sendo que há 10 lutava contra um câncer no pâncreas.
 
O corpo será cremado na quinta-feira (14) no Cemitério Horto da Paz, no município de Itapecerica da Serra.
 
No perfil de Gustavo no Facebook, familiares publicaram uma mensagem emocionante de despedida em nome do artista:
 
“Meus queridos amigos. Peço-lhes licença pois vou me ausentar um pouquinho. Inquieto como sempre fui, resolvi flanar em outras plagas e parto no caminho da luz. Lá, vou alçar altos voos que serão tão leves quanto os traços que risco brancas telas, e tão vibrantes quanto as cores que transbordam da minha palheta. Também serão tão lúdicos quanto as ironias dos personagens que crio e me farão encontrar, além de bons e velhos amigos, sonhos sonhados nas infinitas pinceladas da alma. Deixo-lhes a alegria da minha obra e o agradecimento pelo convívio com cada um de vocês. E a certeza de que em algum dia, no futuro, vamos nos encontrar novamente e brindar as belezas e alegrias dessa vida. Beijos carinhosos, Gustavo Rosa”.
 
Trajetória
 
Gustavo Rosa nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946.  Foi considerado uma dos mais criativos artistas de sua geração e sua primeira relação com a arte aconteceu quando ele ainda era criança, aos 3 anos de vida quando com um carvão de lareira começou a rabiscar as paredes da casa onde morava.
 
Não era considerado bom aluno a escola, mas era bom em caricaturas dos colegas e professores de sala de aula e tinha em seus cadernos desenhos variados e incríveis.Aos 14 anos, seu pai decidiu contar o que estava acontecendo para um amigo, diretor da revista Claúdia e foi este seu primeiro contato com o mundo das editoras.
 
Gustavo não seguia nenhuma tendência ou modismo, pois sua obra tinha traços muito pessoais com personagens de grande humor caricatural. 
 
Foi vencedor da medalha de ouro de pintura durante sua viagem à Europa, em 1968, no Primeiro Festival de Artes Interclubes. Sua primeira exposição aconteceu na Galeria Alberto Bonfiglioli, em 1970. Recebeu vários prêmios, expôs e participou de eventos em cidades do Brasil e fora dele, como Nova York, Los Angeles, Massachusetts, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.
 
Em 1994 lançou sua grife em Nova York, a Gustavo Rosa na Bloominngdale’s. No ano de 2005 inaugurou seu próprio espaço de trabalho e exibições, o Estúdio Gustavo Rosa,no Jardim Paulista em São Pauloe, em 2009 expôs uma homenagem à artista brasileira Tarsila do Amaral, no Museu do Louvre, em Paris, com a obra Abaporu.
 
Também lançou livros: Pintando Um Mundo Melhor com Gustavo Rosa e Gustavo Rosa (ambos pela Editora Decor Books), Sem Raça, Com Graça (Editora Brink Book) e ilustrou A Melhor Seleção do Mundo, da Editora Brasiliense.
 
Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico