Notícias

29/12/2012 | 11h25m - Publicado por: Amanda Rolim/TV Press para O Fuxico | Foto: Divulgação

CQC e Jornal da Globo foram os destaques do jornalismo na TV, em 2012

Pesquisa aponta os melhores do ano

CQC e Jornal da Globo foram os destaques do jornalismo na TV, em  2012 - Divulgação

As manchetes do telejornalismo em 2012 ficaram marcadas por disputas esportivas e políticas, tanto no Brasil quanto no mundo. Começando pelas Olimpíadas de Londres, onde os Estados Unidos recuperaram sua hegemonia nas medalhas de ouro, perdida para a China em 2008. Já no futebol, o Corinthians foi o campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, colocando o Brasil de volta no topo dos melhores times do mundo. A partir do segundo semestre, as eleições presidenciais norte-americanas tomaram conta dos noticiários. Barack Obama e Mitt Romney mantiveram suas intenções de voto acirradas até o último momento. Por aqui, também houve eleições, mas para prefeitos e vereadores. Entre outros acontecimentos que chamaram a atenção da imprensa, está o Julgamento do Mensalão, considerado o caso mais importante da história do Supremo Tribunal Federal desde a redemocratização do país. Também magnetizaram as atenções as mortes de personalidades como o renomado arquiteto Oscar Niemeyer, a apresentadora Hebe Camargo e o humorista Chico Anysio. Nos destaques da tevê brasileira de Melhores de TV Press 2012, a Globo recuperou sua tradicional hegemonia, levando cinco das oito categorias. 

CQC e Jornal da Globo forão os grandes destaques na programação de 2012O título de Melhor Telejornal ficou com o tradicional Jornal da Globo, que desbancou seu colega de emissora, Bom Dia Brasil, o vencedor de 2011. A Globo ainda levou as categorias Melhor Programa de Entrevistas, com o Programa do Jô; Melhor Apresentação de Telejornal para Chico Pinheiro e Renata Vasconcelos, do Bom Dia Brasil; Melhor Narração de Futebol para Milton Leite, e Melhor Comentarista de Futebol para Júnior, sendo os dois últimos quesitos esportivos estreantes nos Melhores de TV Press. A Band também foi consagrada em Melhor Produção Jornalística, com o CQC, e o SporTV ganhou como Melhor Programa Esportivo, com o Redação SporTV.

Melhor Telejornal
Jornal da Globo

Com a análise aprofundada dos acontecimentos diários, o Jornal da Globo vai além do papel de noticiar fatos ocorridos. E foi essa característica que lhe rendeu a predileção na categoria Melhor Telejornal. Para isso, a produção, apresentada por William Waak e Christiane Pelajo, reúne um time de seis comentaristas, formado por Arnaldo Jabor, Carlos Sardenberg, Heraldo Pereira, Luis Roberto, Mara Luque e Nelson Motta. Eles acrescentam à informação suas opiniões em relação a aspectos econômico, político e social. A produção ainda conta com as charges do Chico Caruso, geralmente sobre algum assunto polêmico que esteja na mídia.

O Jornal da Globo está no ar ininterruptamente desde 1982, exibido no último horário jornalístico da emissora. Nomes como Sérgio Chapelin, Renato Machado e Belisa Ribeiro já passaram por sua bancada.

Melhor Produção Jornalística
CQC, da Band.

Mesmo com a perda de alguns dos seus principais integrantes, como Rafinha Bastos e Danilo Gentili, o CQC conseguiu manter a qualidade de suas matérias. Por isso, foi escolhido como Melhor Produção Jornalística de 2012. Uma mistura de informação com humor, o programa, comandado por Marcelo Tas, consegue transformar assuntos um tanto entediantes, como política, em um conteúdo interessante para todos os públicos, principalmente para os jovens.

Exibido desde 2008, o Custe O que Custar passou por algumas transformações em seu elenco ao longo desses quatro anos. Por exemplo, a entrada de novos humoristas em seu quadro de repórteres. Entre eles, Monica Iozzi, Mauricio Meirelles e Ronald Rios.



Melhor Apresentação de Telejornal
Chico Pinheiro e Renata Vasconcellos, apresentadores do Bom Dia Brasil, da Globo.

A entrada de Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil atribuiu ao telejornal mais popularidade. A produção ficou mais dinâmica. Com isso, a parceria formada entre a jovial e elegante Renata Vasconcellos e o experiente Chico Pinheiro lhes rendeu o reconhecimento na categoria Melhor Apresentação de Telejornal. Os dois vêm impressionando na bancada do Bom Dia 
Brasil, tanto que o programa recebeu o título de Melhor Telejornal em 2011.

O entrosamento não se restringe aos dois âncoras. Eles também demonstram habilidade na interação com os comentaristas do jornal, Alexandre Garcia – da área política – e Miriam Leitão – da economia. Apesar de não parecer uma 
parceria recente, Renata e Chico completaram, em setembro de 2012, um ano apresentando o Bom Dia Brasil juntos.

Melhor Programa de Entrevistas
Programa do Jô, da Globo.

Descontração na medida certa. Jô Soares recebe em seu sofá desde personalidades até pessoas pouco conhecidas do 
grande público, mas não menos interessantes. E foi a maneira descontraída do apresentador de conversar com seu entrevistado e dele tirar histórias engraçadas que rendeu ao Programa do Jô o título de Melhor Programa de Entrevistas.

O talk show está no ar desde 2000 na Globo. Mas, antes, Jô já se apresentava em um formato bem parecido no SBT. Em 2012, o humorista demonstrou estar mais solto diante das câmaras.


Melhor Programa Esportivo
Redação SporTV, do SporTV.

Diferentemente da maioria dos programas esportivos que seguem a linha regional, o Redação SporTV faz um debate sobre os maiores acontecimentos do mundo do esporte. E foi essa característica que lhe rendeu a vitória na categoria Melhor Programa de Esporte. Com a apresentação de André Rizek, a produção recebe diariamente dois comentaristas para opinar sobre os assuntos em destaque nacional.

Entre os convidados para integrar a bancada, estão os comentaristas Carlos Eduardo Éboli, Lédio Carmona, Sérgio Xavier Filho, Telmo Zanini e Tim Vickery.

Melhor Narração de Futebol
Milton Leite, narrador de jogos de futebol da Globo.

Com 34 anos de carreira no jornalismo esportivo, Milton Leite é o estreante da nova categoria Melhor Narração de Futebol. O narrador tem ganhado mais popularidade desde 2010, quando começou a integrar a equipe de transmissão de futebol da Globo. E, este ano, assumiu o lugar de Cléber Machado, durante as férias do colega, e foi o responsável pela narração do Brasileirão. Conhecido por seu bordão que beleza, usado quando uma jogada não dá certo em campo, sua marca mais expressiva durante a narração dos jogos de futebol é o bom humor.

Melhor Comentarista de Futebol
Júnior, comentarista de futebol da Globo.

Depois de uma trajetória de sucesso como jogador de futebol, Leovegildo Lins da Gama Júnior, mais conhecido como Júnior, traça uma nova carreira ligada ao esporte mais popular do Brasil: de comentarista de partidas de futebol. Seu maior diferencial é a imparcialidade de seus comentários. Mesmo sendo publicamente torcedor do Flamengo, o ex-jogador não se deixa influenciar por sua preferência. E, por isso, ganhou o título de Melhor Comentarista de Futebol.

Júnior usa sua experiência dos campos na hora de opinar sobre o desempenho dos atletas. Com uma carreira sólida de 21 anos, o jogador atuou em três times: Flamengo, Torino e Pescara, sendo os dois ltimos italianos. Antes de ser 
comentarista, ainda se arriscou como técnico. Treinou o próprio Flamengo e o Corinthians, mas não teve bons retornos dos times.

 

Instagram

Instagram

  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo
  • @simoneses e @simaria se encontraram com a imprensa em São Paulo para falarem da volta aos palcos. Ambas soltaram as vozes!

OFuxico