Notícias

16/03/2013 | 09h39m - Publicado por: Amanda Rolim/TV Press para O Fuxico

Débora Nascimento diz que não teve tempo de pegar seus diplomas

A atriz emenda um trabalho no outro na TV

Débora Nascimento diz que não teve tempo de pegar seus diplomas

Segura de si e de sua beleza, Débora Nascimento não quer ser apenas mais um rostinho bonito na tevê. No ar como a romântica Taís em Flor do Caribe, sua sexta novela, ela admite estar mais interessada em mostrar trabalho do que falar sobre sua forma física ou os tratamentos estéticos que utiliza. Temas sobre os quais ela é constantemente bombardeada com perguntas.

"É impressionante como todo mundo está interessado em saber sobre minha vida pessoal e meus rituais de beleza", destaca, entre risos, a atriz de 28 anos.

A preocupação de Débora em se firmar profissinalmente é compreensível. Afinal, apesar de ter estreado na tevê em 2007, com uma participação especial na novela Paraíso Tropical, e ter tido certo destaque como a exuberante Andréia Bijou do folhetim Duas Caras, no mesmo ano, ela passou quatro anos emendando pontas em séries e programas especiais antes de "estourar" na mídia com Avenida Brasil.

Débora Nascimento: "Todos os papéis pequenos antes de Avenida Brasil me prepararam para a Tessália. Talvez se essa personagem tivesse vindo antes, eu não conseguiria interpretá-la", revela, pensativa.

Mas a falta de experiência de Débora com personagens de destaque foi compensada com um aliado de peso na trama de João Emanuel Carneiro: o malandro Leleco, seu par romântico interpretado por Marcos Caruso. Juntos, eles demonstraram um forte entrosamento em cena. E a atriz conseguiu embarcar com veracidade no universo ultrassuburbano sustentado por Caruso.

"Avenida Brasil foi um 'boom' na minha carreira. A princípio, assusta começar a ser reconhecida nas ruas. Mas, depois, você entende que as pessoas associam você a um personagem que está todo dia dentro da casa delas", relembra.

Foi inclusive o sucesso alcançado no folhetim das nove da Globo que lhe rendeu o convite para o papel atual.

"Várias pessoas, que até então não tinham destaque, apareceram bem na novela de João Emanuel Carneiro. Por isso tanta gente de 'Avenida Brasil' já foi chamada para emendar outros trabalhos", acredita. 

Na trama de Walter Negrão, Taís é uma guia turística que busca encontrar um grande amor. Mas com o desaparecimento de seu irmão Cassiano, encarnado por Henri Castelli, terá de se dividir em diversos empregos para sustentar a família. Para isso, Débora teve de aprender algumas atividades diferentes. Entre elas, pilotar bugues em dunas e praticar tai chi chuan. Com uma certa experiência em corridas de kart, ela tirou de letra os passeios nas areias nordestinas. Já a arte marcial exigiu um pouco mais de dedicação. O clima nordestino também foi muito importante na hora de compor Taís. Durante os 20 dias de gravações na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, a atriz pôde ter mais contato com a população local e seus costumes.

"Eu incorporei a personagem quando chegamos. O clima da cidade justifica a personalidade da Taís. É compreensível ela ser extrovertida e solar, já que vive em um lugar tão paradisíaco", relembra.

Débora se profissionalizou como atriz através de diversos cursos de interpretação renomados, como os de Fátima Toledo, Wolf Maya e Ignácio Coqueiro.

"Eu ainda nem fui buscar meus diplomas", confessa.

Apesar de ser conhecida por causa de seus personagens televisivos, seu primeiro trabalho como atriz foi no cinema, ao protagonizar o curta-metragem Cérbero, em 2007. No mesmo ano, ela foi convidada para fazer uma participação na mega-produção norte-americana O Incrível Hulk.

"Os personagens da minha carreira vieram no tamanho e no tempo certo para que eu pudesse carregar", finaliza.

Primeiros passos

Débora Nascimento trabalhava como modelo internacional antes de se dedicar às Artes Cênicas. Descoberta ainda na adolescência, passou cinco anos de sua vida desfilando nas passarelas do mundo inteiro. Mas como ansiava por ser atriz desde nova, aos 20 anos começou a intercalar os períodos fora do país com cursos de interpretação no Brasil. 

"Eu trabalhava como modelo para pagar as aulas de teatro. Mas teve um momento em que decidi parar e focar na carreira de atriz", conta.

Hoje, Débora ressalta a importância de ter vivenciado outras culturas. Por ter morado em diversos países, do Chile à Tailândia, ela teve de incorporar em seu dia a dia costumes alheios aos seus com mais frequência. E usa essa experiência de vida que ganhou enquanto circulava no universo da moda até na hora de compor suas personagens.

"Viajar me trouxe uma bagagem cultural enorme e tirou meus preconceitos para a aceitação do que é diferente", garante. 

Instantâneas
# Além de ser atriz e modelo, Débora é formada em Design de Jóias.

# Em Flor do Caribe, a atriz contracena com seu atual namorado, o ator José Loreto. Os dois se conheceram durante a novela "Avenida Brasil".

# No teatro, Débora ainda tem pouca experiência. Ela só participou de uma peça infantil até hoje, A Pequena Sereia, em 2011.

#  Em Viver a Vida, a atriz foi chamada para fazer parte do elenco da novela. Mas sua personagem foi esquecida pelo autor Manoel Carlos.

Debora Nascimento posta seu amor no Instagram
Débora Nascimento passeia sozinha por shopping do Rio

Instagram

Instagram

  • @oficialmilenamelo e @montenegroprodx fizeram questão de parabenizar OFuxico, por seus 18 anos, e divulgar seu mais novo projeto no teatro, o espetáculo Jovem Mágico, que está sendo apresentado no Rio de Janeiro. Confira!
  • @ritacadillac fez questão de parabenizar OFuxico pelos seus 18 anos!!
  • O talentoso @thiagobrava mandou um recado ao #OFuxico pelos seus 18 anos❤❤❤
  • A linda @tiemusica mandou um parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • Confira a chamada da segunda temporada de A Vila, projeto do @multishow, que conta com @paulogustavo31 e grande elenco e tem previsão de estreia para o próximo dia 8 de outubro
Vídeo: Divulgação/Multishow
  • @araujovivianne, sempre gata, mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos ❤❤❤❤
  • @projota arrasou e mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos🤗🤗🤗😍

OFuxico